"COMO POUPAR SEM PERDER A CABEçA" E IOGURTES NA PANELA DE PRESSÃO

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Lembram-se de num dos meus primeiros textos vos ter falado num livrinho muito interessante que comprei nos CTT? Pois foi esse mesmo. Intitulava-se COMO POUPAR SEM PERDER A CABEçA!
Como no livro vinha recomendado que não se podia reproduzir qualquer texto sem autorização da Autora e esta indicava o e-mail para posterior contacto, vai a Bombom e zás! Escreve à Ana Galán a pedir autorização para levantar um pouco do véu.
Vem a Tia Fátima, claro, meia rezingona, "se alguma vez se viu escrever a uma Escritora sem a conhecer de lado nenhum, até podia parecer mal", etc, etc...
Por mais que eu lhe dissesse que ela é que tinha pedido a nossa opinião àcerca do livro e sugestões e ideias novas de poupança, a Tia Fátima não se convencia.
Só quando recebeu um e-mail da Ana Galán, lindo, todo a azul, a dizer que tinha passado pelo Meu Estaminé e que tinha gostado muito, e que tanto ela como a sua Editora autorizavam que se mostrasse um pouco do livro, desde que disséssemos quem era a Autora e a Editora, é que ela acreditou que a Bombom fez um trabalho sério, he,he! Eu ainda hei-de pôr a Tia Fátima na linha e olhem que já faltou mais!!!

O que mais gostei neste livro foi o facto de ser escrito em português, ser pequeno, de leitura fácil, de transmitir boa disposição e de sintetizar em poucas palavras cerca de "100 ideias para economizar em todas as áreas da nossa vida".
Na Introdução a autora ajuda-nos a definir os Objectivos que pretendemos atingir com a Poupança.
Em seguida, menciona uma série de regras práticas para nos ajudar a poupar. Desde a Energia, a Gasolina, no Supermercado, nas Viagens, no Telefone, no Banco , no dia a dia, no Vestuário, nos Presentes, na Vida Social, nas Assinaturas e nas Mensalidades, e até em casa.
E ainda nos dá dicas para aumentarmos os rendimentos, investirmos em nós próprias, além de ideias e truques de poupança. Tudo isto salpicado de anedotas simples mas divertidas, fizeram com que eu adorasse lê-lo e recomendá-lo a quem quiser comprá-lo.
Muitas destas ideias já não são novidade pois decorrem da nossa prática do dia a dia, mas outras são muito oportunas e estão muito bem equacionadas.

E, se no final vos surgirem algumas sugestões que ainda não estejam lá, podem sempre escrever à Ana Galán que é uma Senhora muito acessível e muito simpática.
COMO POUPAR SEM PERDER A CABEçA de Ana Galán. Everest Editora (Rio de Mouro - Portugal)

E como estamos numa de poupança, vou deixar-vos uma receita para fazerem Iogurte na Panela de Pressão. Verão que se poupa muito dinheiro no fim do mês e até nem é assim tão trabalhoso. A receita é do Chefe Silva, Teleculinária N° 87 de 2/08/78.


IOGURTES na Panela de Pressão

1 l de leite
1 iogurte natural
2 colh. chá de leite em pó
10 copinhos para iogurte

Dissolva o leite em pó num pouco de leite e misture no restante. Faça ferver, retire do lume e deixe arrefecer até cerca de 50°.
Deite água na panela de pressão até meio e ponha a ferver, tapada, durante 5 minutos.
Logo que o leite esteja quase morno mas quentinho, ou seja a 50°, misture-lhe o iogurte, mexa muito bem e encha os copinhos.
Destape a panela de pressão, retire-lhe a água e coloque dentro os copos dos iogurtes.
Tape de novo, aperte e embrulhe a panela de pressão num cobertor, deixando estar assim por mais de 4 horas, a fim de manter o máximo de tempo à temperatura de 40°.
Retire depois, destape e meta os iogurtes no frigorífico. Cubra com película aderente ou com a tampinha.
Coma-os depois de frios, adicionando-lhes frutas picadas, açúcar, xarope de groselha ou de Limão, mel, chocolate em pó, etc.

Como vêem esta receita não gasta electricidade, he, he!
Beijinhos

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

11 comentários

  1. Estou sempre a aprender. Iogurtes na panela de pressão parece-me uma óptima ideia.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. A panela de pressão ainda me surpreende.. Esta é para testar concerteza! Obrigada pelas dicas. ; )
    beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Já nem sei como vim cá parar, mas gostava de fazer uma tua receita, vai daí surgiu-me uma dúvida.
    na receita de creme americano as claras ficam assim cruas?
    se puderes responder, eu agradeço.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fátima ainda bem que a escrito e editora foram simpáticas...Mas, também não tinham porque não ser.

    Agora a dica dos iogurtes, amiga já fiz ainda não tinha a minha filha, ou seja há mais de 30 anos. Pois, como sabes eu sou da "velha guarda" comecei a fazer a colecção do chef Silva em 1976 quando ele começou e eu casei. Mas logo de seguida comprei a iogurteira e nunca mais fiz com a panela. Mas que ficam deliciosos ficam. E então se forem feitos com a flor de iogurte ainda ficam melhores.

    Obrigada pelas dicas.

    Beijinhos com muito carinho

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  5. Saltapocinhas - Este doce é muito agradável e as claras são apenas batidas em castelo com um pouco de açúcar no final, só para as segurar, tipo merengue, mas não vão ao lume.
    Espero que experimentes e que gostes!

    A todas, Obrigada pela visita.
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  6. Olá Bombom,
    Eu já li o livro e adorei, a leitura é extremamente fácil e acessivel, li-o muito rápidamente e diverti-me com as anedotas da Ana Galán.
    Bigada pelas dicas sempre muito deliciosas.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  7. Fátima, espero que venhas a Guimarães em breve que a cidade bem merece a tua visita (e dos netos, claro). Mas quando vieres não te esqueças de me avisar! Mil bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá cá estou eu a espreitar o seu cantinho,gostei e acho util.Quanto aos iogurtes fiz muitos,`a 33anos agora não compensa,porque no mercado já são muito baratos,mas ainda tenho a iogurteira.
    Beijinos ternurentos

    ResponderEliminar
  9. Olá Bombon :)
    Mais uma sugestão maravilhosa! Fiquei muito curiosa acerca do livro! Um aplauso à Bombon pelo seu acto de coragem e determinação (à revelia da Tia Fátima) em escrever à autora do livro e ainda bem que o fez, pois assim ficamos conhecedoras da existência de uma obra muito interessante para todas as donas de casa que mensalmente têm de fazer uma ginástica orçamental muito criativa!
    Obrigada também pela receita dos iogurtes na panela de pressão e pela mensagem linda e excelente reflexão sobre a velhice com a qual concordo plenamente!
    Muito obrigada e grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  10. Querida Bombom
    Parabéns a Ana Galán, pela disponibilidade!

    Esta tua receita é incrível! Esta da panela de pressão me deixou de "boca aberta", você é incrível!
    Bjos no coração
    Léia

    ResponderEliminar
  11. Hola Fatima

    Soy Ana Galan. Perdón por no poder escribir en portugués.

    Muchas gracias por ponerte en contacto conmigo y por escribir en tu blog sobre mi libro.

    Tu blog es maravilloso. Cómo me gustaría saber portugués.

    Un saludo a todos tus lectores.

    Com toda a consideração

    Ana

    ResponderEliminar