AINDA ÀCERCA DO GENGIBRE...

segunda-feira, abril 23, 2012

Depois de ter partilhado convosco o documento do Dr. Al Sears e de ter recebido diversos testemunhos de algumas "clientes" de O Meu Estaminé, senti necessidade de aprofundar um pouco mais este tema e fui estudá-lo melhor.
O que a gente aprende!
Como o Gengibre tem propriedades analgésicas (reduz a dor), é muito eficaz para as cólicas menstruais.
Também é muito usado para combater os enjoos, sobretudo das pessoas que se sentem mal a andar nos transportes, pois é mais eficaz do que os medicamentos que se vendem na farmácia para esse fim, e é muito mais barato.
Os orientais costumam aplicar compressas ou cataplasmas de gengibre sobre as zonas dolorosas, para aliviar as dores articulares e musculares (artrose, artrite, reumático).

A primeira vez que provei Gengibre, foi em casa de uma irmã que tinha chegado de Macau, onde trabalhou vários anos. À sobremesa, serviu fatias de melão com Calda de Gengibre. A junção daqueles dois sabores, ficou maravilhosa e tornou uma fruta simples, numa sobremesa de requinte. Nunca mais me esqueci!

Quando, ao ler os comentários das minhas seguidoras deparei com o da Marlene, a quem agradeço muito o testemunho, lembrei-me dessa longínqua sobremesa. É que é possível transformar um "remédio", num complemento de refeição muito agradável!

CALDA DE GENGIBRE (receita da Marlene)

1 kg de gengibre
700g de açúcar mascavado
2 dl de água

Descasque e parta o gengibre em rodelas finas. Junte a água e o açúcar e leve ao lume a ferver. Logo que levante fervura, reduza o lume (fogo) para o mínimo e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos, até obter uma calda. Encha frascos de vidro esterilizados e feche com tampa hermética. Quando frios, guarde no frigorífico.

Use esta calda diàriamente
- para adoçar os iogurtes, os sumos de fruta fresca, o chá;
- para barrar as tostas ou as panquecas;
- para cobrir as frutas à sobremesa.

CHÁ DE GENGIBRE (outra versão, para gripes e resfriados)

1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de mel
1/2 limão espremido (sumo)
250 ml de água a ferver 

Deite a água a ferver sobre o gengibre ralado.
Misture o sumo de limão e o mel e mexa bem.
Passe no coador de rede. Beba bem quente.

Dose diária: em infusão (chá) 0,6 a 2 g de gengibre por chávena. Beber 3 chávenas por dia,

O uso diário, (com a continuação), cura as inflamações da garganta, evita as infecções, ajuda nas dores reumáticas e de artroses, melhora a circulação sanguínea, baixa os níveis de colesterol, etc.

E termino desejando que passem uma óptima semana.
Beijinhos da

Bombom  (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. A cura está mesmo na natureza, não?
    A medicina encobriu isso e hoje usamos mais remédios do que deveríamos.
    Continue com suas pesquisas e informações sobre o quanto temos a nosso favor na natureza. E com ingredientes simples, que compramos em qualquer mercado.
    Boa semana, Bombom!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Fátima por partilhares tanto conhecimento, obrigada por partilhares esta calda de Gengibre da Marlene. Quando for ao Jumbo já compro 1kg de Geginbre para fazer esta calda, tenho cá em casa mas não é essa quantidade. Ao ler as tuas dicas de produtos naturais, lembro-me que com 5 anos tive a tosse convulsa, e só curei com xarope de cato de piteira. Ia com a minha mãe a uma quinta perto de minha casa, e a minha mãe cortava folhas de piteira, depois quando chegava a casa, passava por água as mesmas. Sei que abria ao meio as folhas, enchia com açúcar mascavado e colocava uma tigela por baixo. Ia-se formando um xarope que ia pingando para a tigela. e era esse mesmo que a minha mãe me dava. Escusado será dizer:que a minha mãe ficava cheia de picos nas mãos, o meu pai quando chegava a casa tirava-lhe.

    P.S.Continua com as tuas dicas tão preciosas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

  3. Tenho lido alguns comentários sobre gengibre, mas como sou hipertensa, preciso saber se há alguma contra indicação, para o hipertenso, no uso do gengibre

    ResponderEliminar
  4. Olá Gecy
    Tanto quanto tenho lido, o gengibre não é contra indicado para a hipertensão, antes pelo contrário. Aquele ardor picante do gengibre actua como regulador da temperatura do corpo e da pressão arterial.
    Deve ser usado em crú para fazer chás (com água fervida) ou mastigado em rodelas cruas, se aguentar o picante pois faz baixar a pressão arterial.
    Não deve usar gengibre processado nem cristalizado pois tem excesso de sal e açúcar.
    Se tiver alguma dúvida escreva para o e-mail do blog.
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar