PREVENIR RESFRIADOS, CONSTIPAçÕES E GRIPES

sábado, novembro 23, 2013


Hoje trago-vos mais algumas receitas de Chás Medicinais e xaropes caseiros que substituem com vantagem, os remédios da farmácia. São inócuos e muito mais baratos.
Como nem toda a gente aprecia o gengibre, podem usar outras plantas que têm valor medicinal idêntico.
A primeira que refiro hoje, previne as gripes. Não esqueçam que o princípio activo com que é feita a vacina da gripe (H1N1) é retirado das estrelas de anis. Este chá é óptimo para aliviar a tosse



Chá de Anis Estrelado - indicado para gripes, bronquites, alivia a tosse e a expectoração; alivia cólicas, gastrites, facilita a digestão e alivia a flatulência (os gases); aumenta a secreção de leite nas mães que amamentam.

Preparação: Numa cafeteira com 500ml de água coloque 3 estrelas de anis e ponha ao lume. Logo que ferva, apague o lume e deixe repousar em infusão durante 10 minutos. Findo esse tempo, coe e beba 3 chávenas por dia.


Chá de Manjericão - Tem as mesmas propriedades.

Preparação: Ponha a ferver 1 litro de água e adicione 1 colher de sopa de manjericão (se for fresco, um punhado de folhas). Logo que ferva desligue o lume e deixe de infusão por 15 minutos. Coe e beba 2 a 3 chávenas por dia, frio ou quente.

Chá de Eucalipto - indicado para aliviar gripe, sinusite, vias respiratórias e bronquite.

Preparação: Ponha a ferver 500 ml de água (meio litro). Logo que ferva deite 2 colheres de sopa de folhas de eucalipto (1 ou 2 folhas em pedaços) e deixe em infusão por 15 minutos. Ao fim desse tempo, coe e beba 2 a 3 chávenas por dia.


Chá de Alho - Para tosse persistente.

Preparação: Ponha ao lume 1 copo de água (200ml) e 25 g de alho. Logo que ferva desligue o lume e deixe de infusão por 25 minutos. Coe, adicione 1 colher de mel e beba quentinho ao deitar. Repita no dia seguinte se a tosse persistir, até que desapareça por completo.


Chá de Funcho (Erva Doce) - Para a tosse.

Preparação: Deite 2 colheres de chá de sementes de erva doce numa chávena (200ml) e cubra com água a ferver. Deixe repousar 10 minutos e beba em seguida a maior quantidade de chá quente que conseguir. Repita diàriamente até que a tosse desapareça.

Tenham um óptimo fim de semana.


 Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. Que post magnífico Bombom!
    Virei sempre aqui consultar os chásinhos adequados às diferentes especificidades!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler! Recorro muito a estes chás caseiros, não há como não o fazer: os ingredientes são acessíveis e tantas vezes evitam a tomada de medicamentos. Aliás, mais do que combater sintomas todos estes ingredientes consumidos regularmente em proporções sensatas, ajudam-nos a manter a saúde equilibrada.
    Um beijinho e um bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. Querida, Bombom!
    Pois saibas que estas tuas postagens sobre chás para prevenção de gripes e outras coisas, são muito bem vindas, já que nosso clima aqui é temperamental, uma hora esquenta demais e logo depois esfria muito.
    Por isso, tantos ficam doentes.
    Vou lembrar-me desses posts no caso de uma gripe na família. Obrigada!
    um beijinho carioca



    ResponderEliminar
  4. Excelentes receitinhas daquelas que toda a gente sabe!! Adorei a tua postagem!! Beijinhos fofinhos!!

    ResponderEliminar