PREVENIR RESFRIADOS, CONSTIPAçÕES E GRIPES

sábado, novembro 23, 2013


Hoje trago-vos mais algumas receitas de Chás Medicinais e xaropes caseiros que substituem com vantagem, os remédios da farmácia. São inócuos e muito mais baratos.
Como nem toda a gente aprecia o gengibre, podem usar outras plantas que têm valor medicinal idêntico.
A primeira que refiro hoje, previne as gripes. Não esqueçam que o princípio activo com que é feita a vacina da gripe (H1N1) é retirado das estrelas de anis. Este chá é óptimo para aliviar a tosse



Chá de Anis Estrelado - indicado para gripes, bronquites, alivia a tosse e a expectoração; alivia cólicas, gastrites, facilita a digestão e alivia a flatulência (os gases); aumenta a secreção de leite nas mães que amamentam.

Preparação: Numa cafeteira com 500ml de água coloque 3 estrelas de anis e ponha ao lume. Logo que ferva, apague o lume e deixe repousar em infusão durante 10 minutos. Findo esse tempo, coe e beba 3 chávenas por dia.


Chá de Manjericão - Tem as mesmas propriedades.

Preparação: Ponha a ferver 1 litro de água e adicione 1 colher de sopa de manjericão (se for fresco, um punhado de folhas). Logo que ferva desligue o lume e deixe de infusão por 15 minutos. Coe e beba 2 a 3 chávenas por dia, frio ou quente.

Chá de Eucalipto - indicado para aliviar gripe, sinusite, vias respiratórias e bronquite.

Preparação: Ponha a ferver 500 ml de água (meio litro). Logo que ferva deite 2 colheres de sopa de folhas de eucalipto (1 ou 2 folhas em pedaços) e deixe em infusão por 15 minutos. Ao fim desse tempo, coe e beba 2 a 3 chávenas por dia.


Chá de Alho - Para tosse persistente.

Preparação: Ponha ao lume 1 copo de água (200ml) e 25 g de alho. Logo que ferva desligue o lume e deixe de infusão por 25 minutos. Coe, adicione 1 colher de mel e beba quentinho ao deitar. Repita no dia seguinte se a tosse persistir, até que desapareça por completo.


Chá de Funcho (Erva Doce) - Para a tosse.

Preparação: Deite 2 colheres de chá de sementes de erva doce numa chávena (200ml) e cubra com água a ferver. Deixe repousar 10 minutos e beba em seguida a maior quantidade de chá quente que conseguir. Repita diàriamente até que a tosse desapareça.

Tenham um óptimo fim de semana.


 Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

3 comentários

  1. Que post magnífico Bombom!
    Virei sempre aqui consultar os chásinhos adequados às diferentes especificidades!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Querida, Bombom!
    Pois saibas que estas tuas postagens sobre chás para prevenção de gripes e outras coisas, são muito bem vindas, já que nosso clima aqui é temperamental, uma hora esquenta demais e logo depois esfria muito.
    Por isso, tantos ficam doentes.
    Vou lembrar-me desses posts no caso de uma gripe na família. Obrigada!
    um beijinho carioca



    ResponderEliminar
  3. Excelentes receitinhas daquelas que toda a gente sabe!! Adorei a tua postagem!! Beijinhos fofinhos!!

    ResponderEliminar