PÃO RÁPIDO DE SEMENTES E IOGURTE

sábado, abril 28, 2012

Quem me conhece sabe que gosto muito de cozinhar, mas se puder despachar-me em "três tempos", escolho sempre o que for mais rápido e dê menos trabalho.
Foi isso que me chamou à atenção quando ao visitar a anasbageri.wordpress.com/2012/04/24/receitas-com-missao-pao-rapido-de-sementes-e-iogurte  vi esta receita.
Não descansei enquanto não experimentei e digo-vos que vale bem a pena pela facilidade de confecção e pelo resultado final. É simplesmente delicioso!
A Ana ( uma portuguesa a viver na Suécia) aconselha a usar uma forma de bolo inglês. Como eu não tenho, usei um pirex que é mais largo mas não tão alto. Talvez não fique tão bonito, mas ficou com mais côdea e muito crocante.
Se gostam de fazer pão e de diversificar as receitas, não deixem de visitar esta Padaria luso-sueca!

Pão Rápido de Sementes e Iogurte

2 dl de leite
2 dl de iogurte natural (usei do grego, sem açúcar)
2 colheres de sopa de óleo (usei azeite virgem)
2 colheres de sopa de mel
4 dl de farinha de trigo
2 dl de farinha de centeio integral
1 colher de chá de sal
1colher de chá de fermento em pó (usei Royal)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 dl de mistura de sementes e passas a gosto (usei nozes picadas e passas)

Aquecer o forno a 180°.
Barrar uma forma de bolo inglês com manteiga ou forrar com papel vegetal Glad.
Prepare duas tigelas grandes. Numa coloque as farinhas, o sal, o fermento em pó e o bicarbonato.
Na outra deite o leite, o iogurte, o óleo e o mel e mexa com a colher de pau. Acrescente a mistura das farinhas, envolva tudo rapidamente e deite na forma.


Salpique por cima com mais sementes e leve ao forno durante cerca de 50 minutos.
Faça o teste do palito. (O meu levou só 35 minutos)!
Desenforme e deixe arrefecer.


Pode congelar, inteiro ou às fatias.
Faz óptimas torradas.
Pode servir com requeijão, queijo fresco, mel ou compota.
É mesmo rápido e fácil de fazer!
O Provador oficial do Meu Estaminé disse logo:
- Se é mais rápido do que o que costumas fazer, podes passar a fazer sempre deste!

Obrigada Ana! Um abraço quentinho aí para "o Polo Norte"!
Desejo a todos um óptimo fim de semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

17 comentários

  1. Que delicia Bombom, fizou um belíssimo pão, gosto de pães que vai iogurte ficam bem leves e se dá pra congelar melhor ainda. Excelente receita. Bjos ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  2. Receita mais que anotada! DEve ser uma maravilha. Bjnhos

    ResponderEliminar
  3. Que delicia bombom,já à muito tempo que não faço pão,tenho surpresa no meu cantinho se quiseres ouvir a Joana vai lá,beijocas

    ResponderEliminar
  4. Hum, senti o aroma daqui, pão de iogurte e mel deve ficar uma delícia.Vou anotar para depois me aventurar, Bombom.

    Bjkas e ótimo final de semana.
    Calu

    ResponderEliminar
  5. Receita guardada
    Bjocas

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  6. Oi, querida,
    penso que este dá para testar!
    Quando fizer, dou o retorno! ele cortado em fatias parece bem macio.
    Bjsssssssssss, quérida!

    ResponderEliminar
  7. QUANDO VI ESSE PÃO NO BLOG DA ANA TAMBÉM FIQUEI DE OLHO NELE É MESMO O TIPO DE PÃO QUE EU GOSTO.
    O TEU FICOU PERFEITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  8. hummmm vou gostar muito de fazer :D
    bjinhos*

    ResponderEliminar
  9. Fátima, gostei da receita, pois...já sabes, eu e a maquininha não me entendo, gosto é deste tipo de pão! Receita a fazer...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Bombom,
    este pão tem um aspecto delicioso.
    Nunca tive nem quero máquina do pão, faço a massa depois ponho no forno e 30mn depois tenho o pão pronto; só costumo fazer o seguinte, quando coloco o pão no tabuleiro do forno, ponho também um púcaro com água, para desta maneira o pão não ficar tão seco.
    Já costumo juntar o soro do queijo fresco quer ao pão quer à sopa e ficam muito bons, agora iogurte ao pão... deve ficar muito bom!
    Obrigada pela partilha!
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  11. Querida Bombom
    Que pão maravilhoso, adorei!
    Minha amiga, vim te dar os parabéns adiantado (são 23:13 hs), pois quero ser a primeira e te desejar feliz aniversário - hehehe!
    Gostaria de dizer que a tua integridade, simplicidade e pureza de coração me conquistou!
    So' tenho que te agradecer pela amizade verdadeira e pelo carinho.
    Que Deus te cubra de muitas bençãos.
    Você mora em meu coração.
    Um grande abraço dessa amiga que te ama.
    Léia

    ResponderEliminar
  12. Que coisa boa!! Deve ficar muito bom!! Vim te conhecer, lá da Léia, pra te desejar um lindo e feliz aniversário! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  13. Fátima, Dsculpa só agora te ter vindo visitar...
    Ficou lindo o teu pão, e gostei mt da ideia do pyrex, o pão deve cozer mt mais rapidamente e tudo!

    bjs

    ResponderEliminar
  14. Bombom, fiquei sabendo pela querida Léia que é sue aniversario, vim desejar-lhe muitas felicidades, muita paz, harmonia e que Deus lhe cubra de saúde e alegrias. Parabéns.
    Beijinhos.
    Josy

    ResponderEliminar
  15. eu a modos que já ficava aqui a come rum belo dum paozinho fofo
    kis .=)

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de pão. Descobri o ESTAMINÉ através do blog COZINHAR COM OS ANGOS.
    Este pãozinho deve ser uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar