COMO RETIRAR PONTOS NEGROS

quinta-feira, janeiro 05, 2012

As peles oleosas e as mistas têm tendência a criar pontos negros. Os poros dilatam com mais facilidade e deixam entrar impurezas que ao secar ficam grudadas e são difíceis de extrair.  
Nunca se devem espremer os pontos negros.

Este Verão formou-se um ponto negro mesmo junto ao meu lábio inferior e foi crescendo, ficando incrustado num ponto branco (formado por gordura). Estava difícil de extrair e não passava despercebido, pelo menos para mim, que sabia que ele estava ali!
Fiz uma pesquisa e encontrei vários métodos diferentes. Claro que experimentei o mais fácil, mas resultou.
Não podem é querer ver os resultados logo no primeiro dia de "tratamento".

Com tomate

Cortar um tomate ao meio e esfregar sobre o ponto negro (ou sobre o nariz quando fica com pequenas pintinhas). Deixar 15 minutos e retirar com água morna.

Nota: - O meu ponto negro era grande e fundo pelo que precisou de muito mais tempo. Só ao fim do 2° dia é que consegui extraí-lo. Fiz assim: enquanto estive ocupada na cozinha, preparei o meio tomate, envolvi a outra metade em película transparente e guardei no frigorífico. De vez em quando, passava o tomate sobre o ponto negro (e passado algum tempo retirava uma fatia ao tomate usado). Fiz isso até à noite e no dia seguinte recomecei com a outra metade que tinha guardado.
À tarde do 2° dia lavei a cara com água quente e com um pedaço de algodão fui massajando a zona do ponto negro como que para o amolecer. De seguida fiz a limpeza de pele com o Leite de Limpeza e, ao retirar com o lenço de papel, pressionei-o e ele saíu todinho! Apliquei o Tónico para fechar os poros e deixei assim. Um ou dois dias depois, caíu uma crostinha pequenina e não deixou qualquer marca.

Com sumo de limão

Misture sumo de limão com um pouco de açúcar e emulsione bem. Aplique e deixe secar. Retire com água morna.

Com mel e abacaxi (ananás)

Misture uma colher de sopa de mel com um pouco de sumo de ananás ou abacaxi. Aplique nos pontos negros e deixe actuar 10 minutos. Retire com água morna.

Com clara de ovo e papel absorvente (de cozinha)

1 - Humedeça generosamente com clara de ovo a zona dos pontos negros.
2 - Corte tiras de papel absorvente na dimensão necessária para cobrir essas zonas.
3 - Espalhe clara de ovo sobre as tiras (exagere na quantidade de claras para obter um melhor resultado) e coloque-as sobre a zona a tratar.
4 - Vá ver televisão ou ler e espere 30 minutos a 1 hora.
5 - Quando as tiras já estiverem bem rijas, remova-as. Os pontos negros vêm agarrados ao papel e a pele fica limpa. Passe-a por água morna e seque.

Se experimentarem alguma destas receitas, digam dos resultados. Como vos disse, usei só a do tomate. Como resultou, ainda não fiz mais experiências!...

Agradeço desde já a todas as leitoras e amigas que gentilmente deixaram os seus comentários sobre este tema.
Gostava que ficasse bem claro que quando aconselhei o "Creme Hidratante bom", não disse "caro"!
Há muito bons cremes no mercado que nos satisfazem e custam pouco dinheiro, como referiram algumas leitoras.

Beijinhos da 

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)




Talvez Goste de Ler

24 comentários

  1. Bombom, já me estou a imaginar com cara de tomate ha ha Mas parece-me boa ideia :)

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas, Bombom!
    Eu não tenho nenhum desses pontos, mas se aparecer, vou lembrar disso.
    Obrigada!
    bjs cariocas

    ResponderEliminar
  3. Menina...
    Adoreiiiiiiiiii...bora usar tomate....
    Muito obrigado por sempre estar presente no Gostosura..
    Vou sempre dar um jeitinho de deixar ele bonitinho...
    Feliz Ano novo..

    ResponderEliminar
  4. Querida,
    O tomate tb serve para "explodir" espinhas! rssssssss Que exagero, né? Vou deixar as amigas apavoradas falando assim. Mas a explosão a que me refiro é que a dita cuja logo amarela, se rompe e seca! Acredite, minha filha fez algumas vezes e deu certo.
    Estou meio indisciplinada (ou esquecida?) e não dou conta de fazer a tal massagem para decorar os movimentos e incorporá-los à rotina. Continuo tentando!
    Bjssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Pagamos tão caro pelos ácidos em clínicas dermatológicas, quando temos um ácido natural em nossa geladeira. Ainda não testei o tomate para este fim, pois não sabia do seu uso nessa área, como também não tenho cravinhos. Vou testar no meu filho, se ele permitir.
    Ah, já tirei uma verruga do meu dedo esfregando a parte interna da casca de bananas. A gente esfrega e deixa o quanto puder. Quando for tomar banho e a pele ficar molinha, pegue uma lixa fina de unha e passe sobre a verruga até remover a pele molinha. Repete o processo até sumir a verruga.
    Sabe que os antigos faziam peeling natural, esfregando na pele limão com açúcar cristal? Minha mãe tinha a pele linda e repetia uma vez por semana antes do banho.
    Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  6. Amei a dica! Vou fazer, pois infelizmente a minha pele não está lá essas coisas:(
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  7. com a pele do tomate? não é a polpa . tirar a pele e colocar em cima do ponto negro e deixar quanto tempo?
    kis .=)

    ResponderEliminar
  8. ah, assim sim, percebo
    hihihih
    kis :=)

    ResponderEliminar
  9. Como eu gosto e sigo sempre o seu estaminé, venho dizer-lhe que tem um miminho no meu blog...Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Oi!
    Gostem mt dessas dicas! A técnica do tomate resultou na perfeição! :)
    Obrigado, pois foi uma grande ajuda! Bjs

    ResponderEliminar
  11. Isso não resulta! Pelo menos em mim nao resultou... Exprementei a tecnica do tomate e nao resultou e agr exprementei a tecnica do limao mas tambem nao resultou e deixou-me a pele vermelha.

    ResponderEliminar
  12. Só tenho uma questão, Bombom!
    Do 1º para o 2º dia, ao ditar lava-se apenas a cara com água morna e não se aplica qualquer produto!!

    Obrigada.
    SR

    ResponderEliminar
  13. Eu fiz tal e qual como aqui expliquei. Nem todos os dias uso creme de noite (às vezes "baldo-me"). Nessa altura acho que não usei, mas pode e deve usar-se todas as noites.
    O mais importante no caso dos pontos negros, é usar algo que favoreça a abertura dos poros para que o ponto negro possa sair naturalmente: leite de limpeza, suco de tomate, abacaxi ou limão, embora este seja ácido e possa fragilizar as peles mais sensíveis, tal como testemunhou a "anónima" anterior. O importante é, também, ter paciência e repetir o tratamento em vários dias até o ponto negro sair sem ser violentamente espremido. Volte sempre. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  14. tank you ! foi-me muito util !

    ResponderEliminar
  15. Com as claras e papel absorvente funciona mesmo. os poros vê "agarrados" ao papel. Deixem actuar 30 minutos e é mágico!

    Carla

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Olá
    Vou experimentar com clara de ovo
    Agora faço uma pergunta , como faço para tapar o póro ?
    Após o dito cujo ter sido removido :)

    ResponderEliminar
  18. Vou fazer tudo isso no meu filho tem na cara e as costas cheias de pontos ele tem .15 anos depois digo alguma coisa.

    ResponderEliminar
  19. Sei que o de ovo funciona mesmo pq e o eu uso xD e da sempre certo

    ResponderEliminar
  20. Adorei a ideia do ovo. Fui exprimentar e resulta.
    Obrigada pela dica

    ResponderEliminar
  21. WOOOOOOOOOOOOOOOOWW
    ESTOU chocada até agr fiz essa dica do limão com o açucar!!

    durante 3 dias mas deixei tipo quase o dia todo, como estou de férias nao tem problema!!
    cheguei no 4ºdia e nem posso acreditar, aquele Ponto negro mesmo no meio do meu nariz ...SAIUUUUU
    ESTOU tão feliz!!!
    obg pela dica, pq sinceramente pensei que não ia sair , visto q já tinha tentado tanto creme e não havia resultado positivo!!

    por isso obrigada e aconselho todas a usarem!!!
    OBRIGADA DE CORAÇÃO
    BJS

    ResponderEliminar
  22. Cattarina, fico contente por resultado! Parabéns por ter sido tão persistente. Geralmente queremos ver logo os resultados e esquecemo-nos de que os tratamentos naturais levam um pouco mais de tempo a atingir os bons resultados. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oiiii sou eu novamente
      parece que esses pontos negros me persegueeem !!!estou com um outra vez no nariz

      mas dessa vez vou utilizar a tecnica do tomate !
      mas gracas a estas dicar esses pontos nao serao mais problema na minha vidaaa
      obrigdaa

      Eliminar
  23. Já tinha experimentado essa do tomate, e agora ando tentada a experimentar a banda caseira, para alem disso li tb outras interessantes em http://www.conselhosdebeleza.com/dicas-para-eliminar-os-pontos-negros-naturalmente/

    ResponderEliminar