COMPOTA DE MORANGO EM VINTE MINUTOS, DA NIGELLA

quarta-feira, abril 25, 2012


Tenho ideia de já vos ter falado nesta receita mas, ao procurá-la aqui no Meu Estaminé, não a consegui encontrar. Ou me esqueci de lhe pôr a devida etiqueta, ou não a publiquei mesmo.
Então, resolvi falar dela novamente, pois estamos em plena época da abundância dos morangos.
Já tinha experimentado fazer Doce de Morangos pelo método tradicional, mas achei que perde muito do seu aroma e sabor e não voltei a repetir.
Um dia ao ver um programa da Nigella na televisão, chamou-me a atenção para o que ela chamou "Compota de Morango em 20 minutos"! Tomei nota e experimentei. Dos Deuses! Aromático e saboroso!
O único senão, é que tem de ser conservado no frigorífico, devido ao ponto de açúcar ficar mais leve.


Compota de Morangos da Nigella

1 tigela de morangos (350 g)
1 tigela de açúcar branco



Ligue o forno para ir aquecendo (170 ou 180°).
Tome 2 taças de pirex ou cerâmica refractária e ponha numa o açúcar, noutra os morangos.
Leve-as ao forno durante 20 minutos exactos.

Entretanto prepare uma base de madeira ou uma toalha forte para pôr por baixo, quando tirar as taças do forno.
Use luvas próprias.

Passado esse tempo e com muito cuidado, retire a taça dos morangos e coloque-a sobre a base anteriormente preparada. Retire de seguida a taça do açúcar e verta sobre os morangos, mexendo com uma colher de pau até que este se dissolva por completo.
Encha os frascos prèviamente lavados e secos. Cubra com uma rodela de papel vegetal embebida em álcool e tape hermèticamente. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico.

Notas importantes:
- As quantidades são aleatórias. A Nigella usou a mesma medida de morangos e de açúcar (foto 3).
- Eu uso uma taça de pirex grande para os morangos e uma mais pequena para o açúcar, para me caberem no forno ao mesmo tempo, mas mantenho a proporção das quantidades. Deste modo, é mais fácil misturar o açúcar.
- Costumo fazer a receita a dobrar, de cada vez: 700 g de morangos e cerca de 600g de açúcar.
- A Nigella usou morangos pequenos inteiros. Se forem grandes, costumo partir em 4 partes.
- No meu forno que é forte, só posso deixar 18 minutos porque o açúcar começa a caramelizar nas bordas.
- Estas quantidades dão para encher cerca de 3 frascos médios.


Esta compota faz lembrar um "coullis". O pedacinho que falta no frasco das fotos, foi servido ao pequeno almoço sobre fatias de brioche com queijo fresco (ambos caseiros). Parecia Cheese-cake!
Na foto acima, serviu para guarnecer a sobremesa de Pêssegos em Calda com Compota de Morango, que comemos ao almoço de hoje.

Se experimentarem, depois digam o que acharam da receita. Pode ser?
Tenham um bom feriado! 25 de Abril, sempre!...
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

10 comentários

  1. Que bom doce de morango, boa ideia,beijinhos

    ResponderEliminar
  2. uauuuuuu olá Bombom!!!!!!
    estou fascinada com esta receita :D
    adoro a Nigella mas ainda não tinha ouvido falar de tal magia, aqui em casa costumo utilizar o açúcar gelificante para fazer os doces de fruta mais rapidamente.
    obrigada pela partilha! bjinhos*

    ResponderEliminar
  3. Qualquer coisa que se faça com morangos é bom demais, acho.
    Não tenho o hábito de comer doces, evito ao máximo,pois minha família é de vários casos de diabetes e também ando bem cheinha de corpo. rsrs
    Mas esta geleia deu-me vontade. Anteontem, para não perdê-las, fiz uma de bananas e comi-a de um dia para o outro, eram umas 8 bananas!
    Minha filha comeu umas 2 colheradas e eu comi o resto todo, em apenas 2 dias. Daí vês porque evito fazer...rsrsr
    Beijo! (feriado de quê foi ontem aí?)

    ResponderEliminar
  4. Que maneira pouco ortodoxa de fazer compota! Mesmo à Nigella! Mas como é habitual o resultado parece maravilhoso! Ando com vontade de fazer marmelada de morango mas esta compota também me encheu o olho!
    Bjinhos e bom feriado!

    ResponderEliminar
  5. Olá Bombom,
    Essa receita da Nigella é ótima mesmo, já fiz aqui e aprovei, fica pronta rápido sem muito trabalho, né?!

    Olha, a massa que usei nos enroladinhos de banana são compradas prontas, e são das normais não são folhadas, mas acredito que se for massa folhada, vão ficar melhor ainda, não acha, vale testar?!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Bombom!
    De dar água na boca esta receita e olhar os vidrinhos.
    Eu amo morangos, ainda mais em doce assim. Vou tentar quando entrar a nossa safra por aqui.
    beijos cariocas

    ResponderEliminar
  7. Querida Bombom
    Achei essa receita incrível, adorei!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  8. mas que bela receita, e ainda por cima é do mais fácil que pode haver.
    já tinha saudades de passar no teu estaminé.
    desculpa se não tenho passado por cá muitas vezes, mas nem sempre tenho tempo, mas nunca me esqueço de ti.
    beijocas risonhas!

    ResponderEliminar
  9. Adoro, é a minha compota preferida :) De morangos :)

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, querida Fátima!
    Tão fácil que vou fazer amanhã... gostei muito!
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar