AMÊNDOAS DE SOBREMESA

terça-feira, abril 03, 2012


Há muitos anos que faço as Amêndoas de Sobremesa cá de casa.
Aprendi com o Chefe Silva, na sua Teleculinária Especial da Páscoa de 1978.

                                  Clique na foto para ampliar 

Segundo ele diz na introdução, "a Leitora pode preparar em sua casa as deliciosas amêndoas de sobremesa, embora não sejam fáceis de preparar. O seu êxito depende de dois factores muito importantes: primeiro, ter uma panela de cobre ou latão; depois ler cuidadosamente toda a receita antes de a pôr em prática e respeitar escrupulosamente todas as indicações."
Ora não se assustem. Dá um pouco de trabalho e deve ser feito com as luvas da cozinha para não se queimarem. E a panela pode ser uma de alumínio grosso ou a de pressão (é esta que eu uso).
O que mais gosto, é que com 180 g de amêndoas, faço 600g de amêndoas de sobremesa e demoro 1 hora.

Amêndoas de Sobremesa

1 - Ingredientes:

1/2 kg de açúcar
2 dl de água (200 ml)
180 g de miolo de amêndoa com pele
1 colher de chá de cacau (ou chocolate em pó)
1 pitada de canela
2 colheres de sopa de açúcar

2 - Se a panela a usar for de cobre ou latão, lave-a muito bem com limão, vinagre e sal e depois com água fria. Depois de bem enxuta, deite nela o açúcar, a água e as amêndoas, mexa tudo e leve a lume forte para ferver e modere depois a chama. Mexa de vez em quando com a colher de pau, empurrando para baixo as "areias" de açúcar que se formam nas paredes da panela.

3 - Quando o açúcar começar a ganhar cor levemente alourada, retire do lume e mexa de vagar com a colher de pau (não confunda com a cor também alourada que a amêndoa dá ao açúcar: é só quando começar a fazer muita espuma).

4 - Fora do lume, continuando a mexer o açúcar, vão-se formando bolas ou "areias" Juntamente com as amêndoas. A esta operação dá-se o nome de "empanizar". Desfaça as bolas com a colher de pau de modo que os pedaços de açúcar fiquem separados das amêndoas. Não se alarme ao ver agarrada ao fundo da panela, uma camada de açúcar. E assim mesmo; até aqui o trabalho consistiu em empanizar o açúcar e torrar a amêndoa.

5 - Fase seguinte: Leve a panela a lume brando encostando-lhe apenas um dos lados ao lume. O açúcar começa a derreter nesse lado e a Leitora deve então começar a embrulhar as amêndoas para o açúcar ficar agarrado a elas, envolvendo-as de modo igual, por todos os lados. Tenha muito cuidado para não deixar queimar o açúcar, caso contrário, nada obtém de jeito. (Com a ajuda da colher de pau, eu ponho as amêndoas para um lado e puxo parte do açúcar para o lado da chama para derreter. Depois, é só puxar as amêndoas, aos poucos e embrulhá-las no açúcar derretido. Para não queimar, vou rodando a panela.Aqui, as luvas da cozinha dão muito jeito).

6 - Quando o açúcar estiver agarrado às amêndoas ou separado em grânulos, retire o tacho do lume, polvilhe com as 2 colheres de açúcar e vá mexendo com a colher de pau para o açúcar se ir agarrando a todas. Não se esqueça de mexer sempre com cuidado enquanto polvilha.

7 - Despeje de seguida tudo em cima da bancada (prèviamente bem limpa e seca).


8 - Logo que possa tocar-lhes com as mãos, comece a separar as amêndoas assim como os "torrões" ou grânulos grandes. Separe os grânulos pequenos e deite-os de novo na panela.

                                              Amêndoas e torrões grandes

                                     Grânulos de açúcar mais pequenos
 9 - Junte a estes pedacinhos de açúcar um pouco de água (50 a 75 ml) e leve ao lume a ferver. Vá mexendo com a colher de pau até o açúcar ficar com a consistência de caramelo não muito escuro. Não se preocupe se no meio do caramelo aparecerem alguns grânulos sem se desfazerem.

10 - Atingido o ponto, retire imediatamente do lume , junte as amêndoas já recobertas e envolva-as no caramelo e, mexendo sempre, polvilhe com o cacau e a canela.

11 - Quando as amêndoas estiverem todas bem envolvidas, despeje tudo na bancada e espere que arrefeçam.


Se se sair bem, pode com justificado orgulho, apresentar à família as mais belas amêndoas."


São servidas das minhas?

Se o meu caro Chefe Silva pudesse ler o que escrevo, gostaria  muito de lhe agradecer pelo muito que me ensinou. A mim e a tantas donas de casa anónimas que com ele foram aprendendo a cozinhar e a poupar.
Estou certa de que foi graças ao seu trabalho e divulgação que a Gastronomia  Portuguesa tanto se desenvolveu. Bem Haja, Chefe!

PÁSCOA FELIZ!

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

12 comentários

  1. Admirável! Não sei se conseguiria fazer essas amêndoas, mas que era capaz de as comer era, que são as minhas preferidas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ora muito bem! Era isto que eu procurava e assim será muito mais fácil, pois a receita já foi devidamente testada, não é?
    Vou levar a receita e imprimir para ser mais fácil estudar bem o processo!
    Obrigada por mais esta partilha tão boa!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida nenhuma devem ficar extremamente deliciosas Bombom, mas não sei se seria capaz de fazê-las, mas que as comeria com prazer isso sim, com certeza. Valeu a receita, bem explicadinha. Bjos

    ResponderEliminar
  4. Oi Bombom,
    o visual é de derreter, mas o preparo é coisa de entendidos.Quantas etapas!
    Claro que ao final o sabor compensa, mas é preciso estar-se bem animada pra enfrentar a maratona.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderEliminar
  5. Queridas amigas, não se assustem com a extensão da receita! É mesmo para que tudo dê certo. Os passos são bàsicamente dois: a fervura dos ingredientes para empanizar o açúcar e torrar a amêndoa; e depois, (este um pouco mais moroso mas não assim tão difícil)a caramelização da amêndoa a pouco e pouco. E está pronto em 1 hora!
    Boa Páscoa para todos os visitantes. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  6. Olá Bombom:)
    Hoje foi o dia de fazer a experiência e não é que correu bem!!
    Obrigada Bombom, porque as amêndoas estão provadas e aprovadas por todos:))

    Páscoa Feliz

    Beijinhos
    MªJoão

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Maria João! Fico muito feliz com o seu sucesso! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  8. Bombom querida
    Essas amêndoas lembram a minha infância, pois minha mãe fazia muito!
    Me deu uma saudade muito grande da minha infância, da vidinha do interior do país, cheguei a emocionar-me!
    Bjo grande dessa amiga que te ama.
    Léia

    ResponderEliminar
  9. Querida Bombom,
    O que eu adoro essas amêndoas!!! Aqui não as há à venda, fiquei muito tentada a fazê-las. Obrigada pela partilha e desejo-lhe uma boa Páscoa!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  10. Desculpe a invasao no seu blog, mas soube pelo blog cantinho she, que a Glorinha de Lion faleceu. Fiquei arrasada e vim dividir com voce por que vi no blog dela suas palavras de carinho e amizade.

    ResponderEliminar
  11. Do chefe Silva comecei a fazer a colecção dos fasciculos com 17 anos no ano de 1976, quando começou a sair, fiz durante muitos anos, ainda mandei encardenar 3 livros do mesmo mas depois desisti, não completei o quarto! Gostei das tuas amêndoas!

    Beijinhos

    I.M.

    ResponderEliminar
  12. Ainda ontem estavamos a falar destas amendoas pois o meu marido adora. A Minha mãe também tem a colecção de tele culinárias do chefe Silva e lembro-me de ver esta receita. Talvez um dia a experimente!!
    Mts bjinhos!

    ResponderEliminar