REQUEIJÃO...E A PRIMEIRA RECLAMAçÃO

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

REQUEIJÃO

1 litro de soro (que escorreu dos queijinhos frescos)
2 dl de leite do dia (1 xícara = cháv. almoçadeira = 200ml)
1/2 colh. de café de coalho
1/2 copo de água (1 dl)

Utensílios:
Passador de rede (coador)
1 cestinho para requeijão sobre um pires ou tacinha funda
1 dl de água
1 rapador de borracha (mais conhecido entre nós, da Velha Guarda, por salazar = substantivo comum/ referido a um objecto).

Coloque num tacho o soro, o leite e o coalho e leve ao lume até ferver.
Junte imediatamente meio copo de água para os "farrapinhos" começarem a vir ao de cima e logo em seguida, comece a retirá-los com uma escumadeira (eu uso o passador de rede).
Vá deitando nos cestinhos; por fim, escorra o soro e deite fora e rape os bordos e o fundo do tacho. ("Migalhas também é pão" e " No poupar é que está o ganho").
Deixe arrefecer no frigorífico (geladeira) por exemplo, e estão prontos a comer.
Dá para 2 requeijões.

Notas:
- Receita adaptada da Tele-culinária n°220 (1981)
- Medidas exactas do Chefe Silva: - Soro resultante do queijinho feito com 2,5 litros de leite do dia; meio litro de leite do dia; 1/2 colh. de café de coalho em pó; meio copo de água.
- Como viram, a "minha receita" é para meia dose ou seja, 1 requeijão.
- Basta ir guardando no frigorífico, em tacho tapado, o soro de 2 doses de Queijinho.


Como viram, hoje a receita vai primeiro. Estava com receio que acontecesse o mesmo que com os queijinhos, que ficou muito longa...

( Work-shopping de Gramática: Reparem na palavra "acontecesse". Todas as palavras terminadas em "-esse" são escritas sem hífen (tracinho ao meio).
Esta secção está reservada apenas àquela geração que não teve culpa nenhuma que os Iluminados da Educação que (des)fazem os Programas da Nossa Escola, tivessem retirado tudo o que era mais importante para sabermos falar bem e dignificar a Língua Portuguesa).
O mais dramático ainda, é que acusam os Professores, de serem eles os causadores!
Quem não precisar ou não gostar desta secção, é só passar à frente, he,he:)

Ontem fui almoçar à Tasca da Elvira o "elvirabistrot". Digo-vos que é um "restaurante" de 5*****. O almoço foi Tachinho de Legumes Aromáticos, um prato vegetariano muito gostoso e perfumado. Claro que, como sou muito aldrabona quando estou na cozinha, e tinha um resto de carne assada, fiz um acrescentozito, mas nada de importante, 2 fatias de carne no fim da cozedura. O melhor foi que o Provador Oficial do Meu Estaminé me fez tais elogios e me pôs no Quadro de Honra; e eu senti-me no dever de partilhar convosco esta notícia. PARABÉNS ELVIRA!

Também recebi do "cozinharcomosanjos" a primeira participação para o desafio que lancei com os TABEFES. Podem confirmar como está catita no blog da Isabel. Obrigada Amiga! E fico à espera de mais participações (fotos) até sexta-feira.

Tenho posto as referências aos blogs de modo a que, se puserem atrás www. e à frente .blogspot.com entram lá mais depressa.

Recebi a primeira reclamação que entrou no Meu Estaminé, he,he!!!
Ontem, à meia-noite via SKIPE, devido à diferença horária entre Portugal e o sul da Califórnia. E veio da minha Nètinha. (Qualquer dia vem outra de alguma Professora por eu ainda usar acentos tónicos, e me recusar a aderir ao Novo Acordo Ortográfico, he, he).
Está a fazer-lhe confusão o "Receitas da Tia Fátima", porque ela não tem nem conhece nenhuma Tia Fátima. Só a Avó Fátima! Para ela, o meu recado: isto é quase Matemática Moderna, minha querida!
Tia Fátima = Bombom = Avó Fátima
É tudo a mesma coisa, num Jogo de Faz de Conta!

Cerejinha - Em resposta à tua pergunta, o Xarope de Limão pode usar-se, sim, noutras aplicações. Só que, como é muito doce (concentrado), é preciso cautela ao dosear. Mas podes besuntar as Panquecas, enxaropar Bolos, derramar sobre os Gelados e o mais que a tua experiência e imaginação ditar. Afinal a Chefe, és tu! (He,he).

Cinara - receitasdatiafatima é só a entrada para o Meu Estaminé. Aqui na blogosfera eu serei sempre a Bombom!

Obrigada a todos os que passaram por aqui.
Se precisarem de alguma coisa, têm o meu e-mail.
Beijinhos
Tia Fátima, Bombom, (Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

3 comentários

  1. Querida amiga, que reclamaçao mais boa! Meu pobre portugues, ficou ainda pior depois do novo acordo - hehehe!
    Otima receita e deliciosos passeios!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  2. Olá Fátima,

    É um prazer entrar no "ESTAMINÉ"é uma lufada de boa disposição, dicas, e muita sabedoria que realmente só a experiência dá. Já me ri com "nós da velha guarda" como eu gosto dessa frase. O objecto Salazar eu continuo a chamar essa nome, pois, se foi com esse nome que o conheci...Detesto as alterações que fazem ao dar outros nomes às coisas, ruas, pontes, etc,etc.Fátima já não faço queijinhos frescos há mais de 25 anos (ainda não tinha o meu filho)mas,aqui não consigo encontrar o leite do dia em pacotes de plástico, já encomendei aos senhores que andam na distribuição da Vigor, e ficaram de me arranjar,ok,mas, tem-se esquecido.Bem, este Work-Shopping de gramática é para mim mesmo, pois eu dou cada pontapé na gramática (como diziamos na velha guarda). Fátima um muito obrigada por uma ideia "GENIAL" que acho muito preciosa. Agora em relação à receita eu acho que a palavra "aldrabona" não está correcta, acho que nós gostamos é de dar o nosso toque, não acha? Agora em relação ao "nosso" provador oficial nos colocam no Quadro de Honra, é uma maravilha...E como eu a compreendo, pois, o meu provador está-me sempre a colocar lá.Gostei da explicação à neta "isto é quase Matemática moderna"...

    Beijinhos

    Isabel de Miranda

    P.S. Continue a ser a pessoa linda que é.Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Olá Fátima,
    Muito Obrigada pela receita do requijão.
    Vou experimentar assim que comprar o coalho, para o queijo fresco.
    Por favor, continue com estas simples receitas, ainda agora abriu o seu blog, mas já me tornei sua leitora. ;-)
    Obrigada.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar