A MINHA PROFESSORA DE INSTRUçAO PRIMÁRIA....E REBUçADOS CASEIROS

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Começo por pedir desculpa por causa de os ç irem escritos com letra minúscula, mas ou o defeito é meu, ou o meu computador que é estrangeiro, se recusa a deixar-me escrever em português. Como eu sou muito teimosa, segundo diz o Provador Oficial do Estaminé (mas não há um teimoso sozinho, he,he), um reles computador "não me levará a melhor"!

A minha Professora de Instrução Primária ainda é viva e devo-lhe quase tudo o que sei! Fez 94 anos em Janeiro e estive com ela.
Trabalhava na Escola Feminina do Bairro da Boa Vista que já não existe, onde era Directora.
Era um bairro social da Câmara Municipal de Lisboa, construído provisoriamente (mas que ficou definitivo por muitos anos) com casas de lusalite e o edifício da Escola não fugia à regra. Hoje sabemos que este material é altamente cancerígeno, mas nessa altura não se sabia.Ou, se o sabiam, calaram-se bem calados.
Era o tempo do lápis azul e da Censura. Lembram-se?
Os moradores do Bairro eram varredores da CML e as mulheres eram, ou varinas ou vendedoras ambulantes. Como calculam, o ambiente na minha Escola não era muito fácil, além de que havia muitas crianças desprotegidas e em risco. Lembro-me de haver para aí umas doze ou treze Professoras.
Com Ela aprendi a ler, escrever, contar, fazer problemas, cantar, costurar (sim, nessa altura fazia parte do Programa!), eu sei lá, de tudo um pouco!
O bairro onde eu vivia ficava a cerca de 2 Km e eu e mais garotos íamos todas as manhãs com ela para a Escola.
Depois das aulas ela ia almoçar a casa, e à tarde ainda dava explicações. Muitas vezes era chamada para Presidente do Júri, nos exames.
Tinha uma vida difícil porque na altura (se fosse só nessa altura!) os Professores ganhavam pouco. Ainda por cima, como tinha muitos filhos, volta e meia lá tinha de ir a correr ao Hospital com algum de cabeça partida ou a deitar sangue sem parar, pelo nariz.
Mas era Professora e Mãe para todos os alunos e exigia a todos por igual!

OBRIGADA, MÃE, porque tudo o que sei da Vida a TI o devo!

Um beijinho no teu coração! Ia dizer um bombom, porque sei que gostas, mas aprendi esta expressão com as Amigas Brasileiras e acho-a tão doce, que ta ofereço. Quando aí for visitar-te levo-te uma caixa inteira!



Agora vamos para a Cozinha! A Tia Fátima, não queria que eu pusesse aqui esta receita, por ser tão simplória, mas eu adorava estes rebuçados que a minha Mãe fazia "à pressão" para mimar os filhotes que eram 9 e não havia dinheiro de sobra para mimos! Sim, que na altura - anos 50 - não havia financiadoras, nem cartões armadilhados a acenar com dinheiro que não temos e que depois ...pagamos" com língua de palmo".
As medidas são aleatórias, ou seja, cada um toma as que quer. Para começar, unte com um pouco de óleo a pedra do balcão da cozinha.

Rebuçados Caseiros

1 tigela média com água fria
1 chávena (xícara) de açúcar amarelo (pode ser branco mas é mais caro e menos saudável)
0,5 dl de água (50 ml)
1 tachinho

Reserve por perto a tigela de água fria.
Deite no tachinho o açúcar e a água, mexa e leve ao lume até ferver.
Quando começa a ficar loirinho e em caramelo apaga-se o lume.
Deitam-se colheradas de caramelo dentro da tigela com água que se reservou.
Ao arrefecer vai borbulhar e pode ficar com feitios. Retiram-se logo com a ajuda de um garfo ou espátula, e vão-se colocando em cima da pedra untada.


Notas:
- Talvez possam ser embrulhadas em papel celofane, mas lá em casa nem dava tempo, que as "marabuntas" não deixavam!
- Acho que esta receita não se deve guardar. Para isso devia secar primeiro e eu nunca experimentei.
- Se quiserem aprender mais e muito melhor, vão ao "flagrantedelicia" que é um Espectáculo! Não se vão arrepender. Ah! E vão juntando as economias (dos cafés, dos cigarros, dos autocarros), porque faz muito bem andar a pé. Dentro de pouco tempo vai sair um Livro de Receitas da Leonor e eu já tenho "água na boca"!

Beijinhos caramelizados da

Bombom = Avó Fátima = Tia Fátima

P.S. (post-scriptum...nada de confusões, he,he)! Já perceberam por que é que só deixei a Tia Fátima, por castigo, assinar no fim? (He,he)! Porque ela não queria deixar-me dar-vos esta receita, por ser tão comezinha! Eu acho que "em tempo de guerra não se limpam armas" ou será que já não estamos em crise?
Bjs.

Talvez Goste de Ler

3 comentários

  1. Hummmmmmmm
    Amei
    Muito bom aspecto...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  2. Olá Fátima,

    O que me ri com o "reles" computador...Fátima que bom ter essas recordações bonitas da escola primária,(com a "mãe) pois, as minhas não são de todo boas recordações da minha professora, nem sei se é viva. Pois foi senhora que eu nunca mais quiz ver quando acabei a dita primária. Já os filhos continuaram a visitar as suas professoras.

    A receita dos rebuçados, simplesmente deliciosa, e que pena eu tenho de não ter crianças para os fazer, pois, de sabor deve deixar muito a desejar aos de compra cheios de corantes.

    Ah Fátima então eu não posso juntar!Pois, não fumo, nem bebo café e nem ando de autocarro...Mas andar a pé adoro, e, costumo dar as minhas caminhadas ao fim do dia com a minha amiga Manuela.

    Agora em relação à crise! Fátima mas, o País alguma vez esteve em crise??? Basta ver o centros comerciais, agencias de viagens, que sinceramente não vejo nada da dita que tanto o governo fala, ok, também se sabe que essa dos empréstimos e cartões é verdade. Pois, mas a maioria do pessoal não pensa...
    Bem, mais uma vez um testamento da Isabel. Mas Fátima dá muito gozo comentar o teu cantinho mesmo. Obrigada.

    Beijinhos com muito carinho

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  3. Querida Bombom, também tenho o mesmo problema no meu computador, estou sempre colando letrinhas!
    Que legal aprender costura na escola!
    Adorei os rebuçados.
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar