HÁ GUERRA NA CAPOEIRA...E ...ARROZ DE PASSAS E PINHÕES

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Não vos digo nem vos conto! Hoje ia havendo "guerra na capoeira"! (Quem se lembra deste poema do Livro da Segunda Classe)?
É que a Tia Fátima deu um "chá" à Bombom. Porque tanto "He,he" nos textos desfeia o bom aspecto que estes devem ter; porque pode parecer tolinha, sempre a rir a toda a hora...Bem, o que foste dizer! A Bombom não gostou mesmo nada, e disse-lhe que para tristonha e macambúzia, bastava ela, que às vezes até parecia "bota de elástico"! Disse-lhe também que não se importava nada com essas críticas, porque já há muitos anos que não se ria assim. Portanto, podia fazer-lhe muitas outras vontades, mas esta não!

_ E digam lá se não tenho razão. Sempre gostei de escrever e há 40 e tal anos que o não fazia, assim, para me divertir. Agora que redescobri de novo o gosto pela escrita e o prazer de comunicar, não me posso rir quando quiser? A outra chamada de atenção foi por causa de eu pôr tantas aspas a cada passo! Aí tive de lhe dar razão pela crítica, mas tem uma justificação que eu ainda não tinha revelado e tem a ver com o facto de se dizer que "a Língua Portuguesa é muito traiçoeira".
Mas isso fica para outro dia.

Então as duas, assim como meninas da Escola e já mais bem comportadas, fizeram as pazes e foram arrumar o Estaminé...


Já devem ter reparado que este Estaminé, não é como os outros. Foi pensado como um espaço de partilha da minha experiência, na expectativa de ser útil a alguém, sobretudo à Juventude ( à malta jovem): aos meus Sobrinhos e Nètinhos cá de casa, e a todos os outros que quiserem por aqui passar.
E porque sempre fui, tal como todas vós, Mulher, Esposa, Mãe, Profissional, Trabalhadora fora e dentro de casa, Gestora sem ordenado e sem Horário de Trabalho nem Gratificações...sei o que custa gerir todas estas atribuições.
E se a minha experiência servir para vos "aliviar a carga", ficarei muito satisfeita e não darei o tempo como perdido!
Quanto às Receitas de Culinária, já deu para ver que aqui não se faz concorrência a ninguém. Procuro que sejam rápidas e simples. Se quiserem alguma em especial, digam, mas encontram tudo do bom e do melhor nas Cozinhas das minhas Amigas Blogueiras!
E vamos lá para a cozinha que vai sair um prato salgado para desenjoar. Estava pedido desde o dia em que foi inaugurado o Meu Estaminé. Trata-se de uma receita muito simples mas requintada, tirada da revista Tele-culinária e elaborada pelo Chefe Silva para o Natal de 1976. Cá em casa "sai" sempre nas Festas e às vezes até parece que já lhe mudaram o nome para "arroz da Tia Fátima".


ARROZ DE PASSAS E PINHÕES

Ingredientes:
60g de margarina
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande
250g de arroz
1/2 litro de caldo de carne a ferver
100g de uvas passas sultanas brancas, (escolhidas e lavadas)
50g de miolo de pinhões
raminhos de salsa fresca para decorar
sal q.b.

Junte num tacho, a margarina e o óleo. Acrescente a cebola cortada em meias luas fininhas. Leve ao lume a refogar até alourar e ficar transparente. Mexa de vez em quando.
Junte o arroz e vá mexendo bem, com a colher de pau, até ficar bem aquecido. Adicione então o caldo ou água a ferver. Rectifique de sal e deixe levantar fervura. Leve ao forno durante 15 minutos. Passado esse tempo, tire do forno, mexa-o com um garfo e misture nele as passas e os pinhões.
Tape e deixe repousar mais uns minutos. Sirva decorado com raminhos de salsa.

Notas:
- Para esta receita, uso arroz agulha.
- Para o caldo, uso água a ferver e 1 cubo de caldo de carne.
- Fica um arroz solto e muito gostoso.
- Como sou "muito criativa", ( está melhor assim, Isabel? He,he) vou dar-vos a versão da Tia Fátima (Avó Fátima): Não vai ao forno! Quando levanta fervura, tapo e deixo ferver em lume brando por 12 minutos. Passado esse tempo...faço tudo igual.
- Se o tacho tem fundo duplo (grosso) e não for para servir logo, (às vezes é para levar para outra casa),só ferve 9 minutos, junto as passas e os pinhões, embrulho em bastantes folhas de jornal para conservar a temperatura e ir acabando de cozer.

Ressalvo a palavra "aldrabona" ! Lembram-se? (He,he).
E agora deixo-vos aqui um segredo da Tia Fátima: ela não está a ouvir porque anda a preparar uma Emissão Infantil para sexta-feira, na Biblioteca Infantil do Estaminé!
Não digam a ninguém!

Beijinhos e portem-se bem!

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

8 comentários

  1. Olá Fátima!

    Eu infelizmente, não me lembro do livro da segunda classe (será porque nunca gostei da minha professora da primária?)Mas gostei e muito do pequeno texto, e com verdade...Rir faz bem à alma e não só. Tens toda a razão,gostaste sempre de escrever, o contrário de mim, que tenho uma leve impressão que desde os meus 14 anos quando, quiz deixar de estudar nunca mais escrevi. A não ser a papelada burocrática. Com o inicio do meu blog, comecei a escrever e até estou a gostar.E pode rir quando quiser sim senhora. É muito agrdável rirmos por pequenas e grandes coisas, porque para tristeza já basta a vida. Eu reparei com muito gosto que este cantinho não era mais "um" blog de cozinha, e sim, um blog "diferente" com muita "qualidade"(eh, tantas aspas)(sorrisos)mas, tu compreendes,ok?Podes crer que o teu cantinho não vai servir só à junventude. Pois a mim da "velha guarda" eu já aprendi algo, e, espero aprender muito mais...Pois, eu acho que se pensarmos que já sabemos tudo. Ui, ui, somos mesmo pequeninos, e entenda-se que não me refiro ao tamanho.Fátima esse arroz faço muito na minha casa apesar de nunca ter postado,e retirei na mesma tele-culinária que tu. Pois o chef Silva começou com as revistas em Outubro ou Novembro de 1976 o ano que me casei. Ainda fiz a colecção durante 30 anos. Depois desisti. Mandei encardenar e não fiz mais. Pois achei que ele começou a repetir. E ao fim de quase 34 continua.Hoje quando agarro numa revista dele reparo que é repetida. Mas, claro que que ao fim de tantos anos a publicar é "dose" ter imaginação para inovar...Bem, o arroz é cinco estrelas mesmo, simples e requintado ao mesmo tempo.Ok, cada vem que te visito é um testamento (sorrisos)...Mas dá gosto comentar os teus textos.

    Beijinhos

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  2. Fátima,

    Desculpa foi um lapso (fiz a colecção durante 3 anos e não 30)

    ResponderEliminar
  3. Ora eu gosto muito da Bombom!!!
    Senhora DªFatima deixe lá a Bombom rir muito,escrever tudo o que lhe vier á alma eheheh
    Quanto a este cantinho devo dizer-te que já aprendi aqui muita coisa interessante...continua este excelente trabalhinho!
    Fiz os queijos...JÁ TE VOU CONTAR :)
    Andava á espera do teu arrozinho eheh
    Beijoquinhas
    Tina

    ResponderEliminar
  4. O Estaminé é um cantinho especial onde sabe muito bem ficar. Muito interessante, muito hospitaleiro...é um cantinho para saborear nunca à pressa, degustar devagar e tornar a repetir, num deliciar sem fim. Gosto imenso do que aqui se escreve e do que aqui se partilha e a forma como se partilha! Este estaminé é um bombom de puro deleite! Adoro! Parabéns de uma fã deste cantinho original.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Fátima,

    Ao contrário do que dizias na última vez que nos encontrámos, eu sempre gostei muito deste "teu" arroz.
    Tanto que agora o faço regularmente. Só que alterei a receita: Quando coloco o arroz aproveito para colocar as passas. Ao fritarem também, sempre com cuidado para não queimarem, dão um sabor adocicado que realça o contraste doce-salgado.
    Um grande beijinho,
    telmo

    ResponderEliminar
  6. Que bem que sabe ler-te e saber-te risonha :) . E dêem-me tempo que hei-de aventurar-me neste mundo que nunca me foi simpático (o de cozinhar claro). Beijinhos Tia Fátima. Sim Sarita a tua avó Fátima é a minha tia Fátima!!

    ResponderEliminar
  7. Querida Bombom
    Divirta e ria sempre, pois a vida é maravilhosa!
    Nunca comi pinhões, amei esse arroz!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  8. Bombom, nunca imaginei que pinhões é o mesmo que pinoli! Muito obrigada pelo esclarecimento!

    Michele se redimiu sim, ontem esperamos dar meia noite para darmos o Feliz dia dos namorados - ele me surpreendeu.

    Espero que vocês tenham um maravilhoso dia dos namorados.

    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar