BOMBONS DE CORN FLAKES

sexta-feira, janeiro 04, 2013

Ora sejamos todos bem vindos ao Novo Ano de 2013!
Muito obrigada a todos os que me visitaram e a todos os que me deixaram mensagens de Boas Festas.
Graças a Deus, o Natal aqui no Meu Estaminé foi muito bem celebrado, com toda a Família reunida em Paz e Harmonia.
O último dia do ano foi marcado por Partidas e Chegadas. Com Saudades e a nostalgia do adeus, mas com o coração cheio pois "O Adeus é o que faz do regresso, uma Festa". E o Verão vem já aí, não tarda!
Depois, foi tempo de tomar o rumo do Alentejo, para celebrar a Passagem de Ano com o filho mais novo e a minha nora, no aconchego suave e quente do seu lar. Foi das melhores passagens de Ano que já passámos. Depois de um óptimo jantar confeccionado pela D. rematado com uma deliciosa sobremesa (depois mostro-vos e dou-vos a receita), entretivémo-nos a jogar ao Scrable até às tantas. Claro que interrompemos para brindar a chegada do Ano Novo com Champanhe e Passas, entre outras gulodices.
Mas hoje trago uma receita especial a pedido da minha netinha. (Special for you, my dear S.)


Bombons Crocantes de Corn Flakes

100 g de Corn Flakes
250 g de chocolate negro (usei semi-amargo Valrhona 61/° cacau)
30 g de chocolate branco (usei 150 g Valrhona)
1 tira de papel vegetal para culinária
Termómetro para culinária

Derreta e tempere o chocolate negro. ( Só derreti, em banho maria, não deixando que o tacho do chocolate tocasse na água fervente).
Deite o chocolate a 30° C numa tigela grande e envolva os corn flakes.
Estenda na bancada da cozinha uma tira de papel vegetal de culinária.
Com a ajuda de duas  colheres de chá, tenda pequenos bombons sobre a folha de papel vegetal.
Deixe secar um pouco.
Entretanto, derreta o chocolate branco em banho-maria.
Verta-o num pequeno saco de pasteleiro com a ponta fininha e risque os bombons com a forma que quiser.
Deixe secar ao ar por 2 ou 3 horas.

                     A secar, ainda sem caixinhas de papel frisado

Notas:
- Temperar o chocolate permite um resultado final brilhante e mais atractivo, mas exige tempo e paciência.
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2010/03/temperar-chocolatee-mousse-intensa-de.html
- Por falta dos dois, não temperei, apenas derreti em banho-maria, com a água a 40/45° C.
- Ao tender os bombons, pareceu-me que o chocolate era pouco para tantos corn flakes, mas é mesmo assim. Com as colheres de chá, levantam-se os corn flakes, para fazerem pequenos montinhos.
- Como tive receio que não "grudassem" ao secar, em vez de riscar com o chocolate branco, com uma colher de chá pus pequenas porções, para dar mais consistência ao bombom.
- Depois de secarem pus em tabuleiros e deixei ficar de um dia para o outro. No dia seguinte embalei em caixinhas de papel frisado e meti em caixas fechadas.
- Guarda-se em sítio fresco e seco a temperatura  que não exceda os 21°. (Não precisa de ir ao frigorífico ou geleira).
- Para a próxima vez, risco-os apenas com o chocolate branco, pois ficam mais bonitos.
- Na receita original os bombons são de chocolate de leite, riscados com chocolate negro. Todas as combinações são possíveis dependendo dos gostos lá de casa.
- Rendeu 75 bombons, crocantes e deliciosos!
- Os melhores chocolates para bombons são Valrhona ou Callebaut. Este último só se vende em grandes quantidades. O Valrhona só encontro no "Clube Del Gourmet" do El Corte Inglês e 250 g custam cerca de 9,50 euros.
- Julgo que também se podem fazer com chocolate Lindt postres que no supermercado do El Corte Inglês custa cerca de 3.50 euros, mas eu ainda não experimentei.
- Não usei chocolate de leite por ser muito doce para o meu gosto e também porque o leite neutraliza (reduz) os benefícios do chocolate.

Se fizerem, depois digam-me se gostaram.
Estes destinam-se a uma Festa de Aniversário a que vou, ali para os lados de Coimbra.
Tenham um bom fim de semana.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

12 comentários

  1. 5*****
    Bom fim de semana!
    Bom Ano 2013
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de final de ano heim amiga?
    Eu adoraria conhecer o Alentejo, pelas imagens que já vi, parece-me o lugar mais bonito de Portugal.
    O meu também foi lindo, tantos fogos, amigos à volta e a família mais uma vez reunida aqui na serra.
    Desejo que 2013 seja repleto de bençãos e felicidades a você e sua família.
    um grande abraço, carioca


    ResponderEliminar
  3. Avó Fatima,

    Looks yummy!!!
    Going to try them!!!!!

    Beijinhos Da,
    S

    ResponderEliminar
  4. Uma sugestão gulosa... e perfeita para partilhar... Ou para simplesmente fazer alguém feliz...
    Gostei...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e bom fim de semana...
    Que 2013 seja um ano muito feliz...

    ResponderEliminar
  5. Bom ano!
    Bela receita hummmmm
    Beijos
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. eles ficaram lindos, mas acho que nem precisa dos corn flakes...diz a chocolatra!

    ResponderEliminar
  7. devem ter ficado uma delicia,beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Delícia, delícia!!! Eu já provei e são de comer e chorar por mais...

    ResponderEliminar
  9. Olá Vovó Fátima que delícia de bombons!SE chocolate já é bom imagine com cornflakes....huuuum.Feliz 2013.Muita saúde e paz!

    ResponderEliminar
  10. Esta sobremesa é deliciosa! Podem crer! Eu comi e fiquei fã !!

    ResponderEliminar
  11. Que legal esses bombons!
    Poucos ingredientes e um resultado que me fez salivar - nham, nham...
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar