FRANGO NA PÚCARA

quarta-feira, janeiro 23, 2013



A receita que vos trago hoje é uma "prenda de anos" para celebrar o 1° Aniversário do blog "Tentações Sobre a Mesa", que teve lugar no dia 30 de Dezembro de 2012.
Para comemorar a data, a Lenita organizou um Passatempo, no qual nos pede uma receita confeccionada com Vinho. O passatempo estará aberto a todas as participações até ao dia 29 de Janeiro de 2013.
Vejam os pormenores aqui:
http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/2012/12/1-aniversario-e-um-passatempo.html

Consultei o Livro de Pantagruel e a Teleculinária N° 19 do meu caro Chefe Silva que tem o Frango na Púcara à Moda de Alcobaça, para ver as diferenças e qual seria a melhor.
O engraçado é que são muito semelhantes: a única diferença (e bem insignificante), é que no Pantagruel se juntam todos os ingredientes na Púcara (ou tacho de barro) com o presunto em fatias no fundo e à Moda de Alcobaça se tempera com sal, pimenta e vinho branco e se deixa marinar um bocadinho.


Frango Na Púcara

1 frango de cerca de 1 kg
sal q.b. (usei sal aromatizado com tomilho e chilly)
pimenta preta em grão q.b. (usei o moinho de 5 pimentas Margão)
0,5 dl de vinho branco (50 ml)
1 dl de vinho do Porto (100 ml)
1 cálice de aguardente velha
80 g de margarina (usei 2 colheres de sopa de azeite)
2 dentes de alho esborrachados
12 cebolinhas (usei 2 cebolas pequenas partidas em 8 partes cada uma)
150 g de presunto não muito salgado, partido em dados
1 folha de louro (não vem na receita, mas introduzi por minha lavra)

Amanhe e limpe muito bem o frango, lave-o e enxugue-o.
Em seguida tempere-o com vinho branco, sal e pimenta.
Ligue o forno na temperatura máxima.
No fundo do tacho de barro coloque o presunto. Junte o frango com a marinada e acrescente todos os ingredientes indicados. Leve ao forno sem a tampa e deixe alourar.
Depois de alourar de um lado, vire-o para alourar do outro lado.
Quando tiver alourado dos dois lados, tape o tacho com a tampa e deixe acabar de cozinhar.
Sirva assim, destapando-a na presença de todos; desta forma, o frango exalará um aroma bem agradável.
Acompanhe com batatas fritas, arroz branco ou puré de batata.


Esta é uma receita rústica, numa mesa"rústica" e sem pretensões mas deliciosa e muito apreciada pelo Provador Oficial do Meu Estaminé.
E, como a Lenita fez jus ao Vinho, a refeição foi acompanhada com um Esteva Douro de 2011, da Casa Ferreirinha.


São servidos?
Desejo-vos uma boa semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

8 comentários

  1. Também já fiz um assim parecido e adorei!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Bombom,
    Que feliz fiquei quando vi desfilar este post no painel de leitura do meu blog, claro que vim a correr!
    Obrigada minha querida pela tua participação que me deixou radiante.
    Um frango fantástico, cozinhado de forma tão tradicional, genuíno da nossa terra e que bem fica ai na pucara de barro.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. lamento imenso a sua perda de audição mas como quem têm fè Deus fecha uma porta e abre uma janela!tenho um filho aluno do 2º ano da escola de hotelaria e turismo e nao fazia idei que eles tinham cursos online!
    adorei o seu blog !

    ResponderEliminar
  4. Adoro e esse ficou com um aspecto delicioso.
    Ja´jantava novamente...
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Bombom querida que encontro aqui? Que franguito mais delicioso, bem rústico mesmo da maneira que gosto, douradinho, com um sabor e aroma inebriantes disso tenho certeza. Uma refeição deliciosa e reconfortante.
    Amiga quero aproveitar e deixar meu sincero agradecimento pelas palavras carinhosas deixadas no meu blog no dia de hoje. Muito obrigada viu? Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Dona Bombom!
    Ora se sou servida? Agorinha mesmo, se possível. hehe
    Deve ser uma delícia dos deuses este franguinho marinado com vinho.
    Gosto das coisas rústicas e de bom gosto.
    um grande abraço carioca



    ResponderEliminar
  7. Frango é minha carne preferida. Por mim, comia todos os dias. Adorei a receita. Tenho uma púcara, então, mas o barro é de cor mais escura, muito usada para fazeer peixe. Seria a mesma?
    A receita é mesmo deliciosa.
    Beijo, Bombom!

    ResponderEliminar
  8. Fátima, frango na púcara, é tudo de bom e sendo uma receita da GRANDE Bíblia que é O Livro de Pantagruel, pois o chef Silva, já veio com as alterações dele, mas para mim a receita do livro ganha aos pontos. Gostei muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar