BOLO DE ABÓBORA E NOZES...DA COZINHA DA MINHA VIZINHA!

sexta-feira, janeiro 25, 2013



A minha foto não faz jus à qualidade do Bolo, pois o dia estava cinzentão e ficou com pouca luz. Mas podem ter a certeza que fica uma delícia.
Este Bolo de Abóbora e Nozes Pecã, foi uma agradável surpresa que a minha amiga Léia do Cucchiaio Pieno publicou para me oferecer no dia dos meus anos e que eu adorei.
Desta vez, fui eu que o fiz para festejar os 97 anos de minha Mãe. Ele ficou mais escurinho porque eu ralei a amêndoa com a pele. Teria ficado mais claro se eu a tivesse pelado primeiro e depois moído, mas eu gosto de ralar com a pele porque o sabor da amêndoa é mais acentuado deste modo.
Outra das razões por que ele ficou negrito, foi que eu, não tendo em casa passas sultanas, usei ameixas secas picadas. (Estas são um óptimo laxante natural).
A receita original podem encontrá-la aqui:
http://cucchiaiopieno.com/2012/05/bolo-de-abobora-e-nozes.html

Bolo de Abóbora e Nozes Pecã

100 g de farinha de trigo (usei Branca de Neve)
100 g de amêndoas moídas (não use de compra)
3 ovos
170 g de açúcar
100 ml de óleo de girassol (usei metade azeite e outro tanto de margarina líquida)
100 g de abóbora
1 maçã
1 punhado de passas e outro de nozes
1/4 de colher de chá de cravinho em pó
8 g de fermento em pó (1/2 colher de sopa)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Pré aqueça o forno a 180° C.
Rale a abóbora e a maçã.
Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês.
Numa tigela bata os ovos levemente com o açúcar e o óleo.
Adicione a maçã ralada e a abóbora, as passas, o cravinho, as nozes picadas, as amêndoas em pó, a farinha e o sal. Misture tudo ràpidamente. Incorpore delicadamente o fermento em pó e o bicarbonato peneirados.
Verta na forma e leve ao forno imediatamente.
Asse durante 40 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer durante 15 minutos.
Desenforme depois, sobre uma grade.

Notas:
- Junto sempre o fermento e o bicarbonato à farinha. Com a ajuda de um passador de rede, vou juntando a pouco e pouco à massa do bolo.

Servi acompanhado com Geléia de Vinho do Porto e achei que ficou óptimo e com um toque de requinte!
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2012/03/geleia-de-vinho-do-porto.html

Acho esta uma boa sugestão para fazerem e provarem neste fim de semana cinzento e chuvoso que nos espera. Depois digam se gostaram!
Léia, minha doce Amiga, muito obrigada mais uma vez por este Bolo tão gostoso e aromático que adorei! Bem Hajas!
Tenham um óptimo fim de semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

6 comentários

  1. Que bolo maravilhoso e que delicia deve estar :)
    Susy

    ResponderEliminar
  2. Bombom do céu, que delícia de receita é essa?
    Estou em fase de dieta, mas abriria uma exceção se aparecesse um pedacinho desse na minha frente agora, hehehe.
    Hummmm e adoro bolos moreninhos.

    Ahh...não tive coragem de fechar o blog nao. Obrigada por seu carinho
    E volta e meia estarei por aqui sim.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Bombonzinha querida
    Que alegria ver a minha receitinha aqui! Melhor ainda saber que foi do teu agrado e que fez para o aniversário da tua mãezinha!
    Hummm, fiquei salivando ao imaginar a tua versão com ameixas secas e ainda por cima sendo servido com a tua geleia de vinho do Porto - nham, nham, nham...
    Minha amiga, muito obrigada você pelo carinho.
    Um grande e forte abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo e com amêndoa tem que estar uma delicia.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Fátima, faço uma pequena ideia o cheirinho que emanou nessa casa, no dia que fizeste o bolo. As especiarias dão um sabor brutal, mas o cheiro enquanto a cozedura do bolo, é simplesmente divino. Gostei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Fátima,

    O bolo ficou espectacular e grande (eh eh eh), sendo a receita da querida Léia, não falha !
    Ela tem delicias divinas no espaço dela !

    Tu reproduziste o bolo de uma forma fantástica e o aspecto é para lá de delicioso, adorei e certamente que a tua Mãezinha também adorou ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar