DICAS PARA UMA COZINHA FÁCIL

terça-feira, janeiro 22, 2013

Aqui há tempos, apontei uma frase do Jamie Oliver, por estar em sintonia com a ideia que deu origem ao Meu Estaminé. Dizia ele: "Se vai comer três vezes por dia durante o resto da sua vida, deve aprender a cozinhar convenientemente e apreciar fazê-lo. Por isso, arregace as mangas e deixe-me ajudá-lo." - Jamie Oliver

Quando não apreciamos cozinhar ou quando temos pouco tempo para essa tarefa, podemos sempre organizar-nos e tirar partido de alguns preparados que devem estar sempre a postos, guardados no frigorífico. É o caso da Conserva de Coentros e do Molho de Tomate em Conserva.

Quer um arroz saboroso e rápido para 2 pessoas?
Ponha 2 dl (200 ml) de água a ferver. Num tachinho  deite 1 colher de sopa de Conserva de Coentros ou de Molho de Tomate, um dente de alho picado ou espremido, uma folha de louro sem a nervura do meio e leve ao lume a aquecer.  Acrescente 1 dl (100 ml) de arroz lavado, envolva na gordura e deixe aquecer bem, mexendo sempre. Junte a água a ferver, mexa de novo até levantar fervura. Baixe então o lume para o mínimo e conte 12 minutos exactos. Desligue o lume e deixe repousar por mais 2 ou 3 minutos.
Se gostar de um arroz mais "malandrinho" (mais caldoso), use 3 dl de água em vez de 2 dl.

Se gostou destas sugestões, confira algumas receitas aqui:
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2010/07/o-meu-estamine-vai-fechar-para-ferias.html

http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2011/11/molho-de-tomate-em-conserva.html


http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2012/03/conserva-de-champignons.html

http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2010/01/sexta-feira-fui-as-compras.html

Desejo a todos um resto de boa semana. Que os estragos das intempéries já estejam resolvidos e que todos tenham já electricidade, televisão, telefone e internet a funcionar!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

2 comentários

  1. Fátima, mais uma vez estamos em sintonia. Jamie Oliver é um jovem muito sábio, adoro mesmo o "miúdo". Como já vem sendo normal as tuas dicas tão importantes, para termos sempre à mão!

    Beijinhos

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  2. Adoro o Jamie Oliver, tenho vários livros dele e gostei muito da frase!
    Organizar é de fato o maior segredo na cozinha:)
    Adorei esse arroz!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar