FRANGO ACEREJADO, COM MARMELO CARAMELIZADO EM VINHO DO PORTO

domingo, janeiro 02, 2011

                      Hall de entrada

...Foi apenas um saltinho e já cá estamos dentro de 2011!
Espero que para trás tenha ficado a crise, afogada em champanhe!
Nós podemos virar esse ponteiro torcido do relógio da vida! Precisamos de encará-la (à crise) de frente e desmistificá-la.
Se calhar vamos ter de repensar alguns supostos valores que acompanharam a geração mais nova. Muitos pais da minha geração (anos 40 e 50) viveram um clima de austeridade imposto pelas consequências da Segunda Guerra Mundial. Não querendo que eles passassem pelas mesmas privações, tudo fizeram para que eles não as sentissem. E quando assim é, os filhos tornam-se exigentes, ingratos e mal agradecidos. Tudo lhes foi dado de mão beijada e nada lhes foi pedido. Eles não se sentem responsáveis, nem reconhecem o valor do Esforço e do Trabalho...
E a Sociedade, com as suas solicitações para o facilitismo do Ter, ajudou à "festa".
Os meninos querem a mota XPTO? Os pais pagam e quantas vezes pagam também com lágrimas o seu enterro!
Os meninos querem o telemóvel da última geração? Os pais pedem dinheiro ao Banco, endividam-se, mas ao menino "nada faltará".
Os meninos querem ir de férias sozinhos? A Consola? O Computador?...
Os papás aumentam a dívida ao Banco. E assim por diante...
Os pais, assoberbados pelo trabalho e pelas preocupações de gestão do magro salário, mais as dívidas contraídas com a casa e com o carro, mal podem cumprir as obrigações bancárias das dívidas contraídas para satisfazer os filhos. E já nem têm tempo para estar com eles, para lhes transmitirem os valores  absolutos que elevam o coração dos Homens: Amor, Interajuda, Fraternidade, Lealdade, Trabalho, Honestidade...
Há dias ouvi um responsável da DECO (Defesa do Consumidor), dizer que talvez a "crise" tenha um lado positivo. O de repensarmos como se deve gerir e gastar o nosso dinheiro!
Eu estou plenamente de acordo!
Por isso, neste Ano que agora começou, gostava de continuar a trazer-vos sugestões e receitas simples, fáceis, económicas, mas bonitas e agradáveis à vista!
E a primeira do Ano vai ser a ementa do nosso Almoço (romântico) do Dia de Ano Novo.


Frango Assado no Forno

Marinada (de véspera)

1 frango (fiz 1/2 só para 2 pessoas)
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho espremidos
1 folha de louro (sem nervura no meio), partida em pedacinhos
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de molho de soja
1 colher de chá de Flor de Sal aromatizado com tomilho e chilly (ver receita)
2 colheres de sopa de Molho de Azeite Picante (ver receita)
1 colher de café de tomilho em pó

2,5 dl de caldo de carne (usei Knorr)
1/2 pau de canela
1 cálice de Vinho do Porto

Na véspera, juntar todos os ingredientes (até ao tomilho) numa tigelinha e barrar o frango com a marinada, por dentro e por fora.
No dia, colocar o frango e a marinada num tabuleiro. Regar com o caldo de carne fervido com 1/2 pau de canela.  Borrifar com o Vinho do Porto e levar ao forno para corar, durante cerca de 1 hora. Regue de vez em quando com o próprio molho.
Entretanto, vá preparando os marmelos.


Marmelo Caramelizado em redução de Vinho do Porto

3 marmelos
1 colher de sobremesa de açúcar mascavado (ou amarelo)
2 cálices de Vinho do Porto (1,5 dl)

Descasque os marmelos e corte-os em gomos. Dê-lhes uma rápida fervura, de 5 minutos, retire-os e escorra-os. Reserve.
Ponha numa frigideira ou num tacho largo o Vinho do Porto com o açúcar e leve ao lume para ferver. Baixe o lume para o mínimo e deixe ferver uns 10 minutos para reduzir o molho e caramelizar um pouco. Junte o marmelo com cuidado e deixe-o caramelizar no molho. Vire com cuidado para ficar igualmente corado de ambos os lados. Apague o lume.


Faça uns golpes no Frango e introduza o Marmelo Caramelizado. Regue-o com o Molho Acerejado de Vinho do Porto e sirva com uma Salada Mista.

 Notas:
Pode usar  peito de perú ou carne de porco para assar.
Pode usar alecrim ou salva (salvia) em vez do tomilho.

Não imaginam o sabor agradável do conjunto destes elementos! E os elogios que recebi!
Experimentem e depois digam a vossa opinião.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

9 comentários

  1. Bem, amiga até me arrepiou as motas, pois o meu filho sempre teve uma paixão por motas (Harley Davidson) e eu sempre disse que com dinheiro meu nunca teria motas. Ok, quando o filho fez os 18 anos dei-lhe a carta e carro. Foi para a faculdade tirou o seu curso e mestrado e começou logo a estagiar a a ganhar. Acabou o estágio e começou logo a trabalhar e a ganhar. ok, quando o ano passado saiu a lei de que se pudia conduzir as 125 o filho chegou a casa e disse: mãe vou comprar uma mota,ok, amiga faltou-me o chão. Mas, o que ia eu fazer! Não ia colocar o filho na rua, só tinha era que apoiar e dizer-lhe para ter juízo. E como não comprou a moto com dinheiro meu, fiquei mais descansada, pois cumpri o que sempre disse. Mas, não acaba aqui a minha estória (sorrisos) ao fim de cinco meses tira a carta de mota e troca a Suzuki intruder 125 por uma Yamaha Dragstar 650, ok e ainda não satisfeito comprou há mais ou menos um mês uma Harley-Davison 883 XL 53 C. Para quem dizia que filho meu nunca iria ter mota, agora levo com duas na garagem, pois ele tem as últimas duas. O que eu pensei e tive que me mentalizar é que sendo um filho tão responsável só tenho que pedir a DEUS sempre por ele, pois, se pensar em acidentes tanto pode ser de carro como de mota como a pé até a dormir. Mas, estou informada que os maiores dadores de orgãos são os motards. Agora em relação ao que dizes sobre os pais darem tudo é uma grande verdade, pois dão tudo o que o dinheiro pode comprar, mas, ups, esquecem-se do principal amor, responsablidade, etc,etc, eu dei sempre tudo aos meus filhos dentro das possiblidades, mas, também lhes dei muito amor, e nunca me arrependi de ter sido a mãe que fui ((sou) pois tenho a recompensa. Bem amiga, é o que faz não vir aqui há um tempinho a matraca (dedos) não se calam (sorrisos) agora vamos à receita adorei o frango com o molho acerejado. Registei obrigada amiga.

    Abraço imenso

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  2. Querida Fátima, palavras sábias neste início de um novo ano que não se prevê fácil. Saibamos todos enfrentá-lo com perseverança e ânimo. Desejo-te um excelente 2011, carregado de luz, saúde e muito amor.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. O problema é que todos falam da crise económica mas a verdadeira crise é a de valores e de moral! Belo frango, aqui em casa é a carne que mais consumimos por ser mais barata :)

    ResponderEliminar
  4. Olá querida Fátima, tens toda a razão, eu já passei por tempos muito contidos, nunca me faltou nada de essencial, mas de facto as exigências de hoje são muito grandes, as pessoas querem, querem, querem...o que precisam e não precisam!..
    Pode ser que 2011 nos traga agradáveis surpresas, já agora para quê ser pessimista por antecipação?
    Quanto ao menu é óptimo!!
    Beijos,
    Manú

    ResponderEliminar
  5. Querida Bombom!
    Parece-me que este conceito de ter é geral pelo mundo afora!
    Aqui então, país novo, rico, cheio de possibilidades e um governo que incentiva justamente isto 'ter' ao invés da educação, vemos um monte de irregularidades. O importante acho eu, é fazermos a nossa parte, dar bons exemplos e ir vivendo a vida que nos foi concedida.
    Quanto ao franguinho embebido do néctar que é o vinho do porto, nunca comi, mas veio-me à boca o doce paladar deste vinho tão gostoso. Um dia, quem sabe, faço-o por aqui.
    bjs cariocas

    ResponderEliminar
  6. Querida Bombom,
    Subscrevo o que diz! E preciso saber ouvir uns naos de vez em quando, aprender desde novo a lidar com a frustacao de nao se poder ter tudo o que se quer, aprender a lutar e conquistar o que realmente merece o esforco!
    Adorei o texto e a receita!
    Bom 2011
    Sofia

    ResponderEliminar
  7. adorei suas receitas. dicas ótimas. desejo um ano cheio de luz, paz, alegria e muita saúde. um abração.

    ResponderEliminar
  8. Bombom, frango é um dos meus pratos preferidos. Anotei e vou fazer este!
    Só me faltam os marmelos, pois aqui não se acha ao natural muito facilmente. Vem mais já em forma do doce. As marmeladas mineiras são famosas no Brasil todo.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Querida Bombom
    O ano passou "voando" mesmo!
    Recordo-me que na minha infância, quando meus pais passavam por dificuldades e nao podiam comprar presentes de natal ou de aniversário, nao ficávamos tristes e nem reclamávamos! Hoje parece um outro mundo, acabou a simplicidade.
    És uma grande cozinheira! Parabéns pelos pratos.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar