EQUILÍBRIO ALIMENTAR NO INÍCIO DO ANO

terça-feira, janeiro 11, 2011

Peguei na Revista Continente Magazine n° 2 e comecei a folheá-la, revendo alguns doces e iguarias que ficaram por fazer neste Natal...
A certa altura deparei-me com esta frase, na secção de Nutrição:
"Os excessos alimentares em ocasiões especiais, não comprometem a saúde. Não devem é arrastar-se durante dias. Nem sempre se engorda entre o Natal e o Ano Novo, mas sim entre o Ano Novo e o Natal seguinte!"

E depois de um artigo da Nutricionista Dra. Carolina Soares, termina com este pequeno resumo de regras que ajudam a retomar o equilíbrio alimentar após as Festas:

"Controle o apetite - fraccionando a alimentação ao longo do dia. Não salte refeições! Faça no máximo 3 horas de intervalo entre cada uma. É importante fazer entre cinco a sete refeições ao longo do dia (pouco de cada vez).
Beba 1,5 a 2 litros de água - ao longo do dia, para que o organismo mantenha um bom nível de hidratação. A água pode ser substituída por chá, infusões ou outras bebidas sem calorias (sem gás nem açúcar).
Abuse dos legumes - crus ou cozinhados. Fornecem poucas calorias e são ricos em fibras, vitaminas e minerais.
Leguminosas (feijão, grão, lentilhas) - Para além de fibras, vitaminas e minerais, fornecem muita energia.
Consuma 2 a 3 peças de fruta por dia - Se sentir muita vontade de comer algo doce, é preferível a fruta a outros alimentos (bolos, chocolates, etc.)
Mais peixe - É desejável consumir 2 ou 3 vezes por semana peixes gordos (salmão, sardinha, arenque, atum, cavala). A gordura do peixe é mais saudável do que a da carne.
Prefira métodos de confecção simples - Cozidos, grelhados, estufados e guisados. Promova o "tudo em crú". Limpe a carne e o peixe das gorduras visíveis.
Inicie as refeições principais - com um prato de sopa, rica em legumes (couves,  nabiças, alfaces,  agriões, cenoura, nabo, alho francês, cebola, tomate, bróculos). A sopa é saciante e ajuda a regular o apetite.
Para cozinhar e temperar, prefira o azeite virgem - Modere a utilização de outros óleos ou gorduras.
Não esqueça o Pequeno-almoço! - A primeira refeição do dia é essencial para o rendimento físico e intelectual."

E para finalizar, uma receita a condizer:

Legumes Assados com Ervas e Alho

1 curgete
300g de tomate cereja
1 pimento vermelho
100g de bróculos
5 cebolinhas
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de sumo de laranja
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
manjericão, sal e pimenta preta moída na hora q.b.
Papel de alumínio

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200° C.
Tire as sementes e a parte branca do pimento e corte-o em fatias fininhas. Faça o mesmo à curgete. Corte as cebolas em quartos e os alhos em fatias fininhas.
Coloque os bróculos, a curgete, o pimento, as cebolinhas e o alho num tabuleiro (de loiça ou pirex) e regue com o sumo de laranja. Cubra com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno durante 25 minutos.
Retire do forno e coloque o tomate, o azeite, o açúcar, o sal e a pimenta preta. Deixe assar durante mais 20 minutos e vá mexendo de vez em quando. Sirva com manjericão picado.

Notas:
- Pode alterar os legumes a gosto.
- Pode acrescentar cogumelos ao assado e assim tem as proteínas necessárias se não comer carne.
- Pode acompanhar com uma fatia de carne assada sem molho ou com um bife de perú ou de frango grelhado.

Uma boa semana! beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

10 comentários

  1. Oi Fátima

    Vontade de emagrecer, até tenho, mas meu cérebro acho que não sabe. rsrs
    Adorei a receita querida.
    Sabe que como muitos legumes e verduras crus. Adoro.
    O que estraga é o acompanhamento. hehe

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  2. Sempre com dicas importantes,gostei! O provérbio já conhecia e que claro, como tantos outros, sempre verdade. Agora em relação às dicas para emagrecer, não preciso, talvez precisa-se o inverso... A receita dos legumes com as ervas que eu adoro,e uso muito pois dimínui o sal e que tão mal faz, gostei e se fizeres esta receita em papelote vais gostar mais, experimenta.

    Abraço infinito

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  3. Querida Bombom, eu estou tentando fazer uma dieta com reeducação alimentar. Essa tua receita é muito boa, vou anotar! Beijos,

    ResponderEliminar
  4. beleza de postagem. bem completa e esclarecedora. um abraço

    ResponderEliminar
  5. Adoro legumes assados mas há dias que só o chocolate salva :)

    ResponderEliminar
  6. Olá querida Fátima,
    Também estás numa de dieta?
    Isso que indicas está muito bom, eu sei muito disso, porque dietas em minha casa é o prato do dia! O meu marido depois de ter um enfarte, entramos nessa história e tem que ser bem rigoroso e eu também tenho que alianhar por causa dos triglecerídios!
    Não é fácil! Água não consigo beber tanta como dizem, sempre gostei mais de carne do que de peixe, legumes crus de Inverno arrepiam-me, para a fruta sou preguiçosa, enfim vê lá a minha cruz! Meu marido é um cumpridor, eu vou acompanhando, mas às tantas lá vou eu com as amigas fazer uma asneirita, como comer uma francezinha! Puxa também é preciso ter uns gostinhos na vida! rsssssss
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderEliminar
  7. excelentes conselhos mas eu confesso que detesto peixe e raramente como. de resto é tudo muito bom!! quanto à receita nunca experimentei.

    ResponderEliminar
  8. Querida Bombom
    Hehehe, amei a frase "Nem sempre se engorda entre o Natal e o Ano Novo, mas sim entre o Ano Novo e o Natal seguinte!"
    Adorei as dicas da nutricionista e a receita.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  9. Oi, Bombom!

    Gostei das dicas, pra se manter saudável de ano-novo a natal, rs rs.

    É de suma importância nos preocuparmos com a alimentação, e buscarmos o balanceamento saudável dos alimentos.

    Pelo menos alguma coisa eu já faço, tomar agua constantemente.

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    obrigada por teres postado o artigo e os conselhos, acho que até vou guardar no meu computador. São coisas tão importantes, e por vezes a gula, a falta de tempo ou simplesmente o desleixo fazem com que não tenhamos tempo para cuidar de nós mesmos. Obrigada também pela receita ;-) beijinho

    ResponderEliminar