CONSERVAS E COMPOTAS

quinta-feira, janeiro 27, 2011

                 Conserva de Coentros

Depois de uma semana de preguiça (he,he), cá estou eu de novo com algumas sugestões.
Tinha-se-me acabado a Conserva de Coentros (ver Conservas)  há uns dias e já estava a fazer-me falta. É fácil de preparar e mantém o aroma intenso. Por isso, basta acrescentar uma pequena quantidade a um molho ou refogado, para lhe dar um sabor muito especial.
Se preciso de fazer um arroz (para 2), basta colocar 1 colher de sobremesa num tachinho, acrescentar 1 dente de alho espremido ou picadinho, aquecer e juntar 1 dl (1 chávena de café) de arroz, deixar aquecer bem, mexendo com a colher de pau e acrescentar 2 dl de água a ferver. Rectificar de sal, tapar e deixar cozinhar por 12 minutos.

                         Doce de Abóbora com Especiarias

Tinha no frigorífico um pedaço de abóbora menina e uma receita da Colher de Pau que queria muito provar.
A Colher de Pau é a dona do http://paracozinhar.blogspot.com 
Como sabem ela é uma exímia Cozinheira e não só: tem também um cantinho muito simpático com imensas sugestões para nos facilitar a vida e para pouparmos as nossas economias em  http://economiacadecasa.blogspot.com
Tinha lá visto o Doce de Abóbora com Laranja e Especiarias e no passado fim de semana fiz a experiência. 
E ficou um espectáculo de cor e de sabor! Um requinte que venho partilhar convosco numa pequena homenagem à Colher de Pau pelo seu excelente trabalho.

Doce de Abóbora com Laranja e Especiarias
 
1 kg de abóbora
800g de açúcar
1 pau de canela
2 cravinhos da Índia
1 estrela de anis
1/2 limão 
1 laranja

De véspera, cortar a abóbora aos cubinhos para uma taça. juntar o açúcar, o pau de canela, os cravinhos e a estrela de anis. Mexer bem, tapar ou cobrir com película aderente (film)  e deixar repousar de um dia para o outro.
Colocar tudo num tacho de inox, juntar a raspa e o sumo do meio  limão e da laranja. Mexer e levar a lume brando até fazer ponto de estrada (cerca de 2 horas).
Colocar o doce nos frascos ainda quente, fechar e virar de boca para baixo. 


Notas:
- Fica um doce muito suave e nada enjoativo.
- É óptimo para servir com requeijão, com panquecas ou para rechear tortas e bolos.

Tenham um bom fim de semana. Beijinhos da


Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)





Talvez Goste de Ler

13 comentários

  1. Fátima, uma dúvida: quanto tempo dura a conserva de coentros? Todas as semanas dão salsa ao meu pai lá no mercado e acaba por se estragar! Era uma boa ideia de aproveitamento...
    Se calhar, tb se podia congelar o preparado nas couvetes do gelo, não sei...

    Bjs grandes!

    ResponderEliminar
  2. A conserva de Coentros dura muito tempo no frigorífico. O azeite coalha mas não perde qualidade. Por isso se retira às colheradas. A primeira que fiz durou mais de 3 meses. A salsa eu costumo lavar, secar bem e picar. Depois guardo em caixinhas herméticas no congelador. Quando preciso está sempre soltinha e fresca. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  3. Ai, Bombom, que delícias você sempre nos trazendo!
    Eu adoro comer, mas com este calorão que anda a fazer por aqui, não tenho ânimo de inventar muitas coisas na cozinha, pois lá não há ar condicionado e eu odeio ventiladores.
    Mas, estou a espreitar, pois quem sabe no outono me animo a fazer estas gostosuras.
    beijos cariocas


    Olha, preciso de sua força lá pelo meu blog. Te espero lá, ok.

    ResponderEliminar
  4. Ui Fátima, quantas delícias.
    Adoro doce de abóbora. Como com pão, mais doce do que pão, hehe, com torradas, com leite, puro de colherada, de qualquer jeito. huuummmmmmm
    Sabia que aqui em casa quem faz é o marido? Verdade, e fica delicioso. hehe

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  5. acreditas que tenho 2 abóboras grandes na garagem, ando há montes de tempo para fazer doce... mas tenho andado com uma preguiça danada?
    eh eh eh.... preguiçosa (deves estar tu a pensar)... eu sei...
    agora deixa-me ir espreitar a receita da tua conserva de coentros, que já estou a ver o que fazer com os coentros que tenho na horta... eu e o meu marido adoramos o sabor dos coentros.

    ResponderEliminar
  6. Amiga, doce de abóbora é um dos meus preferidos! Cheguei a salivar ao ver a tua receita!
    Um grande abraço e tenha um fim de semana abençoado
    Léia

    ResponderEliminar
  7. Oi, Fátima!

    Dica muito interessante, essa de conserva. essa, eu encaro, kkk

    Abração e bom final de semana
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  8. Olá Fátima!

    Gostei da conserva de coentros, nunca fiz mas é desta que vou experimentar. O teu doce de abóbora também parece excelente, eu no meu também coloco sempre cravinho, pau de canela e a casca de 1 laranja, mas, o teu com a estrela de anis, a dita deve dar um toque especial.

    Abraço imenso

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  9. A de Coentros nunca fiz, por aqui é erva que não se usa muito. Mas abóbora adoro :)

    ResponderEliminar
  10. Querida Bombom,

    desconhecia a conserva de coentros! E quanto ao doce de abóbora, é impossível ficar-lhe indiferente, depois de observar tão bela cor! A estrela de anis deve dar-lhe um toque bem gourmet! Mais uma receita a reter!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Minha querida, ando meio sumida...sem vontade de nada, sabe como é? Eu adoro coentro....essa conserva deve ser uma delícia para ter à mão quando fazemos algum tipo de peixe...eu amo coentro, até em saladas. Vou anotar! beijinhos da amiga que te adora!

    ResponderEliminar
  12. Olá, Fuz o meu primeiro blog, ainda tenho dúvidas mas, se me permitem coloco um link para o seu blog já que é um dos sítios que mais gosto de visitar na Net.

    Se quiser faxer-me uma visitinha, de blogueirapara blgueira novata, o endereço é bedhumbas.blogs.sapo.pt

    Coninue com este sítio tão aconchegante que aqui tem!
    Clara

    ResponderEliminar
  13. Olá. Este blog é um luxo e uma gulodice e foi um dos impulsos para nestes anos em que a reforma está já aó à esquina, ir aprender coisas novas, como fazer um blog, por exemplo...

    Comecei agora, sou ainda novata (em blogs, não em idade...) e conto com as suas sugestões se mas quiser dar....

    Espero que não se importe de que tenha colocado um link para o seu blog no meu.

    Vou voltar muitas vezes, até lá!!

    Clara

    ResponderEliminar