PASTELINHOS DE PREGUIçOSA !...

sábado, janeiro 22, 2011

Estava eu a visitar a http://cozinha-da-risonha.blogspot.com  , da Zèzinha, e fiquei com água na boca com a sua receita de Trouxas de Pizza. Nós gostamos muito de Pizza cá em casa e quando havia sobras de alguma refeição, brincávamos dizendo, "não faz mal, vai para a Pizza"!
Então lembrei-me de vos dar a minha receita mais rápida e económica. Ela aqui vai, despretenciosamente, pois pela sua simplicidade, quase não tem história. Mas talvez vos dê outras ideias...

Pastelinhos de Preguiçosa

1 caixa de massa folhada (uso marca branca Continente por serem as menos gordurosas que conheço)
sobras de carne cozinhada, picadas na 1.2.3. q.b.
queijo ralado (mistura de 3 queijos, marca branca Continente) q.b.

Papel Vegetal Glad

Aquecer o forno a 180° C. Forrar um tabuleiro com o papel vegetal.
Com a ajuda do rolo da massa, esticar cada placa de massa folhada, primeiro um pouco no sentido da largura, e depois mais,  no sentido do comprimento. Cortar ao meio a fim de obter 2 quadrados grandes.


 Colocar no meio de cada quadrado uma boa porção de carne picada e outra de queijo ralado. Molhar as pontas dos dedos em água fria e passar pelas beiras, em toda a volta, (como se fosse cola).
Fechar os vértices opostos para os pastéis ficarem com a forma de triângulo, e apertar bem os lados.


Pincelar por cima com leite.
Levar ao forno por 15 a 20 minutos, até alourarem (sem queimar).

                 Vê-se as marcas do leite que pingou o papel vegetal...

Retire do forno, descarte o papel vegetal e arrume o tabuleiro no armário.
Sirva os pastéis acompanhados de uma boa salada mista ou legumes cozidos.
E não se esqueça de abrir a refeição com uma Sopa de Legumes e terminar com uma peça de fruta.
Este é um bom menú para quem quer preservar a Saúde e não aumentar o peso.

Notas:
- Quem for Vegetariano ou não gostar de carne, pode sempre substituí-la por cogumelos picados, espinafres, couve-flor ou bróculos (bróculi).
- Podem usar outros tipos de queijo como o Flamengo ou o Emental, ralados no ralador grosso, ou queijos moles e cremosos , tipo Philadélfia.
- Podem usar nozes, amêndoas ou pinhões (pinholi) ralados.
- Outra variante para quem tem pouco tempo, é usar uma caixa pequena de Molho Béchamel e juntar o recheio pretendido. Acrescentar um pouco de salsa picada e um dente de alho pequeno finamente picado.

- Cada caixa de massa folhada tem 5 placas, portanto dá para 10 pastéis.
- 2 pastéis por pessoa são suficientes para uma refeição. (Nada de exagerar, he, he)!
- Não se esqueçam da regra de ouro: Acabar a refeição 80% saciado! Para ter longa vida!

Um óptimo fim de semana e preservem-se do frio! Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

10 comentários

  1. Oi querida
    Adorei a ideia, principalmente por poder usar o que tiver de sobras!
    Bjo grande e um maravilhoso domingo pra você.
    Léia

    ResponderEliminar
  2. Huuummmmmmmmmm
    E eu ainda tenho coragem de vir aqui a esta hora da madrugada, com muito calor que está por aqui.
    Que delícia Fátima.
    As suas receitas são maravilhosas e muito simples. Filha tem que ver quando voltar de viagem. Já parte a fazer esse pastel delicioso.
    Bom domingo querida amiga.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  3. Fátima,
    que ricos pastelinhos e quem disse que são de preguiçosa? Preguiça é ir oomprá-los feitos ehehehehe.
    Muito prácticos, fáceis e acima de tudo económicos. Eu também não estrago nada e todas as sobras são um incentivo à inovação na cozinha ;)
    Beijinhos e um bom domingo :*

    ResponderEliminar
  4. Madre mia tiene una pintaza ingreible,me ha encantado

    ResponderEliminar
  5. Amiga gostei do nome, mas, gostei ainda mais dos pastelhinhos, devem ter ficado uma verdadeira delícia.Eu também só uso as massas de marca branca do Continente. Não gosto das do Jumbo.
    "Retire do forno, descarte o papel vegetal e arrume o tabuleiro no armário." amiga adorei esta tua dica...brutalíssima (sorrisos)

    abraço imenso

    IM

    ResponderEliminar
  6. espetaculares, apetitosos demais da conta. boa semana

    ResponderEliminar
  7. Oi, amiga!

    Fiquei com água na boca, só de olhar... huuuuuuuuum

    Passei pra te deixar um grande abraço.
    Tá muito frio por aí, é?

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  8. ora ora, minha querida... ainda bem que visitaste o meu blog para te lembrares de postar esta delícia.
    eu adoro estas refeições assim feitas em 3 tempos, pois há dias em que não me apetece muito estar na cozinha.
    vou guardar esta tua dica... como gosto muito de vegetais, já estou a imaginar uns pastéis só com legumes e queijo.. hummm!!!

    ResponderEliminar