RICOTTA CASEIRA

segunda-feira, março 19, 2012






Já devem ter percebido que sou grande fã de queijos e, se for dos artesanais, tanto melhor.
Cá em casa faço com frequência o Queijo Fresco e o Requeijão que não falta à nossa mesa ao pequeno-almoço. E andava muito curiosa para provar um queijo italiano, o Ricotta, que nunca consegui encontrar aqui em Portugal. Por aquilo que li parecia-me que devia ser muito parecido com o nosso requeijão, mas não tinha a certeza.
Aqui há tempos, encontrei na Net duas receitas que me pareceram fiáveis.
Hoje testei a primeira. Foi publicada em 2009 pela Patrícia Scarpim, no seu Technicolor Kitchen, um blog que vos recomendo vivamente e baseia-se numa receita de Donna Hay Magazine. Podem confirmar aqui:
http://technicolorkitchen.blogspot.com/2009/03/ricota-caseira.html

Ricotta Caseira

1 xícara medidora - 240 ml

6 xícaras de leite do dia (1,440 l)
2 colheres de sopa de vinagre branco

Coloque o leite numa panela e leve a fogo (lume) médio.
Insira um termómetro culinário no líquido e deixe-o atingir 80° de temperatura.
Retire do lume, junte o vinagre (envolva ràpidamente com a colher de pau) e deixe repousar por 5 minutos, ou até que se formem os coalhos.
Forre um passador de rede fina com uma gaze ou tecido fino e coloque-o sobre uma tigela funda.
Com a ajuda de uma escumadeira, remova os coalhos* da superfície do leite e vá deitando com cuidado dentro do passador anteriormente preparado. Deixe escorrer durante 5 minutos.
Transfira a ricotta às colheradas, para uma taça de vidro ou cerâmica e cubra levemente com "film".
Guarde no frigorífico até uma semana.

* Remover os coalhos com cuidado, em vez de despejar o leite no passador, evita que o queijo resseque e fique granuloso.

Do leite que sobrar (soro leitoso) pode voltar a aquecer a 80°, juntar mais um pouco de vinagre, porque assim obterá mais coalhos (cerca de 1/3 do inicial).



Notas:
- Em vez das taças de vidro, usei os cestinhos do requeijão.
- O primeiro, rendeu apenas meio cestinho de ricotta.
- Com o soro leitoso que sobrou, juntei uma xícara de leite e retomei o processo.
- Rendeu mais 2 cestinhos.
- Apreciação: Tem um aspecto muito semelhante ao do meu requeijão, mas não gostei do travo levemente azedo provocado pelo vinagre.
Acho o meu Requeijão muito mais gostoso do que este Ricotta!
Numa próxima vez ainda vou testar a receita com o coalho em pó que uso, para ver se resulta. Depois conto-vos!

Tenham uma óptima semana! Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

11 comentários

  1. Hum... vou voltar com mais tempo para levar esta também!
    Bjinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  2. Fátima, vem dar uma voltinha para os meus lados, vês o "meu" mar, e entretanto na ida, passas pelo Forum Almada, vais ao Jumbo e compras o queijo Ricota, que têm sempre, eu costumo comprar para colocar nas saladas do filho, pois ele gosta desse queijo. Não sei se no Jumbo de Alfragide têm, mas por vezes nem todos têm tudo igual, o (Jumbo do Forum) para mim é um dos mais completos, conhecendo eu muito bem ambos! Penso, que seria bom primeiro comeres, e veres o sabor que para mim estou como tu, nada, mas mesmo nada comparado ao nosso requeijão! Amiga, não te esqueças que os nossos queijos são considerados dos melhores... em relação, à receita é muito interessante. Tenho que comprar coalho para fazer os queijos frescos pois aqui no Jumbo já têm o leite do dia daqueles sacos de plástico! beijinhos e continua com as tuas receitas e dicas que são sempre muito bem vindas!

    ResponderEliminar
  3. Fico encantada com o seu empenho nessas receitas, minha querida!
    De fato, creio que a presença do vinagre deve dar um cerdo azedume ao sabor. Mas parece ser fácil de fazer.
    Bjssssssssssss, quérida, saudades!

    ResponderEliminar
  4. Bombom também adoro queijos, sou uma verdadeira ratinha, em especial a ricota que gosto muitissimo. Vou tentar fazer sua receita qualquer dia. Achei fácil e ficou um resultado excelente. Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Em casa, só faço requeijão e iogurte, ambos eu compro um iogurte natural industrializado para fazer a função do coalho, pois acho que fica mais leve e aerado. A ricota, tenho a ligeira impressão que farei uma bagunça imensa na cozinha e que não vai render tanto!
    Certa vez comi uma macarronada na casa de uma mama italiana, servida com ricota por cima que nunca mais esqueci.
    Em casa pouco usamos ricota, damos preferência ao "Queijo Minas". A última ricota que comprei, foi para fazer um doce italiano que a Gina postou. Ela está rolando na minha geladeira, porque não acho a tal farinha de semolina em canto algum. Já procurei no Rio e necas! Acho que vou bater a ricota com oregano e tomate seco, fazer uma bela pasta para comer com pão :) Boa restinho de semana!! Beijus,

    ResponderEliminar
  6. Olá Fátima!

    Parabéns pelo blog recheado de receitas, dicas e conselhos, que só agora descobri...
    Voltarei aqui sempre!

    bjs

    (Leonor)

    ResponderEliminar
  7. Olá Fátima!

    Parabéns pelo blog recheado de receitas, dicas e conselhos, que só agora descobri...
    Voltarei aqui sempre!

    bjs

    (Leonor)

    ResponderEliminar
  8. Oi, Bombom!

    Também gosto de queijos, qualquer deles, rsrs
    Fiquei curiosa e dispensei bastante atenção a essa receita, e não me pareceu difícil. Quem sabe um dia tento fazer,rsrs.

    Beijos, amiga
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  9. Pois é bombom é tempo de flores e tempo de alergias, beijocas

    ResponderEliminar
  10. oi querida...
    eu sou doida por queijos.
    adoro
    em Minas Gerais dizemos que mineiro sem queijo não é mineiro, rs

    quem sabe me arrisco fazendo esta receita.... ando preguiçosa.rs

    deixo um abraço pra vc.

    ResponderEliminar
  11. Também já fiz essa receita e é realmente ótima!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar