FLORES MAIS USADAS (1)

sexta-feira, março 23, 2012


FLORES MAIS USADAS

Abóbora e Courgette - São muito boas mexidas com ovos, panadas com ovo e farinha, recheadas e em sopa.

Alho - As flores do alho sabem a alho. Usam-se para salpicar saladas, sopas e empadões.

Amores perfeitos - De sabor adocicado, são diuréticos. Usam-se na guarnição de pratos e saladas, a flutuar em sopas e para aromatizar vinagres. As flores cristalizadas servem para decorar bolos, cremes, chocolates e sobremesas.

Borragem ou Burago Officinalis - As suas flores sabem a pepino, por isso são usadas em saladas.

Calêndula ou Camomila - De sabor ligeiramente amargo, picante e apimentado, lembra o açafrão. Cruas só se comem as pétalas. O pólen pode causar alergias. Usa-se em saladas e para decoração de canapés. Também se utiliza em pratos de arroz, peixes e sopas em substituição do açafrão.

Chaga, Capuchinha ou Flor de Nastúrcio - Tem um gosto levemente apimentado que faz lembrar o agrião. Ficam bem em saladas, recheadas, cristalizadas ou como guarnição. São ricas em vitamina C.

Cebola - As flores da cebola sabem a cebola. Usam-se para salpicar as saladas, sopas e empadões.

Cravina - Pétalas de sabor apimentado, tipo cravinho da índia. Deve retirar-se a parte branca porque é amarga. Aromatiza vinagres, geléias, açúcares e vinhos. Cristalizadas servem para enfeitar bolos. As suas pétalas servem de base ao célebre licor francês Chartreuse.

Cravo Túnico Dobrado - As suas pétalas amarelas ou cor de laranja, de sabor doce parecido com a noz moscada, dão um belo colorido dourado às saladas e guarnições.

Bom fim de semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

3 comentários

  1. É bom mesmo saber que flores usar na culinária, para não se intoxicar. Já pensou?
    Beijinho e muita paz!

    ResponderEliminar
  2. Estou a gostar e muito! Só mesmo tu, para explicares tão bem!Já imprimi, para guardar, pois tens umas dicas excelentes, para quem, como eu não percebe patavina das flores que se podiam comer! Ok, quem fala a verdade não merece castigo,certo senhora professora?(Sorrisos) e vou continuar para o poste seguinte.

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Querida Bombom
    Adoro flores de abóbora, são muito ricas em vitaminas!
    Faço recheadas e ficam deliciosas.
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar