HONRAS AO CHOCOLATE!...E CHOCOLATE Á ESPANHOLA

sexta-feira, março 05, 2010

O nome original do Chocolate, THEOBROMA, significa Alimento dos Deuses.
Teobroma Cacao é o nome científico do grão do cacau. É a combinação da palavra grega "theobroma" e uma antiga palavra azteca "cacahuatl" que se tornou cacau no idioma dos conquistadores espanhóis.
O chocolate é um alimento altamente energético: 100 gramas de chocolate contém 500 Kcal.
Para as eliminar terá de andar a pé durante 1 hora (he,he, para não serem gulosos)! Isto só para reafirmar que não devemos exagerar comendo uma tablete de cada vez!!!
Utilizado com moderação, é um alimento muito saudável. É rico em flavonóides que são substâncias anti-oxidantes que eliminam os radicais livres que provocam o envelhecimento das células e o cancro. Têm efeito benéfico sobre as doenças cárdio-vasculares através da inibição da agregação das plaquetas no sangue.
Este efeito só se verifica no consumo de chocolate negro, uma vez que a presença do leite diminui a absorção e o efeito dos flavonóides.
Há estudos que revelam que o consumo de chocolate negro melhora a resistência à insulina e diminui a pressão arterial sistólica, pensando-se que poderá ter um efeito benéfico sobre indivíduos com diabetes, desde que o consumo seja moderado (chocolate negro sem açúcar).
O chocolate possui ainda:
- Feniletilamina - a mesma substância que o organismo liberta em situações de excitação e prazer. Por este motivo, as pessoas carentes comem chocolate.
 - Teobromina - tem um efeito estimulante mas muito inferior à cafeína do café ou do chá. A cafeína do chocolate está presente em quantidades muito pequenas.
- Ácido oleico (monoinsaturado), conhecido pelos seus efeitos benéficos sobre o colesterol.
- Sais minerais como Potássio, Magnésio, Cálcio, Sódio, Ferro, Ácido Oxálico.
- Vitaminas do complexo B e E.

E agora, como o tempo continua fresco e desagradável, que tal uma bebida quentinha e reconfortante?
Era a que eu fazia quando os filhotes eram pequenos e que aprendi com o Chefe Silva, um dos meus Mestres na Cozinha: Teleculinária do Natal de 1977.

          CHOCOLATE Á ESPANHOLA

2,5 dl de leite (250ml)
2 colheres de sopa de Chocolate doce em pó
1 gema de ovo

Numa chávena desfaça o chocolate com um pouco de leite frio e leve o restante ao lume a ferver.
Logo que ferva, junte-lhe o chocolate mexendo bem. Continue a mexer e deixe ferver durante 30 segundos.
Retire do lume, desfaça a gema com um pouco de chocolate quente e misture tudo. Conserve quente até ao momento de servir.

Antes de terminar tenho de pedir desculpa por uma incorrecção na escrita de "à espanhola" no título e no nome da receita de hoje. É que, como o meu computador é suiço e "fala" francês, não me deixa pôr acentos graves nas letras  maiúsculas...e lá tive de pôr acento agudo!!!
Bom fim de semana. Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

10 comentários

  1. gostei do texto... na minha cabeça só ficou: chocolate faz bem à saúde!...
    Beijinho
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Computador chique portanto :)
    Eu já comi tabletes de chocolate inteirinhas e deixei-me estar sentada! Temos pena :) Hoje até estou capaz de comer outra... mas não tenho he he

    ResponderEliminar
  3. Olá Fátima,

    Continuação da história do chocolate. Gostei de saber mais algo sobre o dito.Só que a ler fiquei a pensar no meu pai. quando a Fátima diz que o chocolate tem Flavonóides que eliminam os radicais livres que provocam o envelhecimento das células e cancro.Bem, cada vez me convenço mais que os estudos do "cancro""tem que ser revistos, mesmo. Pois o meu pai era um consmidor de chocolate preto sem açúcar, pois desde miúda que me lembro quando o meu pai viajava (ele viajava muito profissionalmente) trazia da Suissa e de outros Países chocolates em quantidades industriais. Para nós(filhos) de leite. Mas, para ele sempre de chocolate preto sem açúcar pois o meu pai não era guloso.E foi o chocolate que sempre vi o meu pai comer toda a vida, fora a alimentação cuidada que fez sempre.(Ele não gostava de carne, adorava peixe). Pois o meu pai ter sido um desportista, nunca deixou de fazer a sua ginástica diária e caminhadas.Ok, partiu com "cancro".Cada vez que vejo uma noticia a dizer que isto e aquilo provocam cancro,já não dou atênção que anteriormente dava. Pois, se ouve alguém que fez e comeu tudo o que se "diz"que é saudável foi o meu pai.Ah!E quando se diz se calhar tinha alguém na familia. Não há conhecimento da familia do meu pai ou mãe com cancro. Ele partiu com a doênça e a minha mãe ficou com ela. Continua a fazer 3x por semana quimio. Por isso eu hoje já não deixo de comer seja o que for.Agora à carência come-se chocolate:)(maravilha)fiquei contente de saber que não sou uma pessoa carente (sorrisos).Pois, eu antigamente era uma gulosa de chocolates, hoje passa anos sem tocar num.Conheço a receita do chocolate à Espanhola pois, também fazia para os filhos,claro que eu também sou da "velha guarda"do tempo do nosso chef Silva.
    Fátima, cada vez que venho ao cantinho da Fátima ups, sai testamento. Quando nos encontrarmos, é melhor ser um dia inteiro(sorrisos) pois, acredito que uma tarde não chegue para colocarmos a conversa em dia.

    Beijinhos com muito carinho mesmo

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  4. Olá querida vóvó Bombom! Para matar a sua curiosidade, informo de que o Bage cremim se vende numa casa aqui no Porto, Casa Januário, e um pacote de 250g custa 1,5€. è o creme que encontra, por ex., nas bolas de berlim. É muito saboroso e rápido de fazer! A casa Januário envia encomendas via CTT, mas penso que os portes são muito caros.. Se desejar experimentar, terei todo o gosto em enviar-lhe o pacote! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Sim, é creme de pasteleiro, embora diferente do caseiro. É muito suave e saboroso! Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. eu ADORO chocolate!
    não resisto e não passo sem ter chocolate em casa.
    nunca experimentei a bebida de chocolate, tenho de experimentar.
    ah, e a torta também!
    este teu blog é uma perdição, balhamedeus

    só tenho uma crítica a fazer: as fotos!
    toca a publicar fotos!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adoro chocolate, e do negro amargo não consigo resistir.Agradeço as dicas sobre o chocolate.Beijokas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Olá novamente ,no meu cantinho tenho um selo para si, beijokas

    ResponderEliminar
  9. Querida Bombom
    Sou uma verdadeira chocolatra!
    Adorei todas as informações e esta deliciosa receita.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  10. Seu blog é lindo e eu amo chocolate!
    beijos

    ResponderEliminar