CACAU - COLHEITAS E LOTES...TARTE DE CHOCOLATE E CASTANHAS

quinta-feira, março 11, 2010

Ainda a propósito do CHOCOLATE.
O Cacaueiro é uma planta frágil que exige climas tropicais específicos. Exige chuva regularmente, temperaturas quentes e estáveis, humidade elevada e constante. Tem de ser cultivado em conjunto com outras plantas de folhas grandes, para ficar protegido da luz directa do sol, prejudicial ao seu desenvolvimento. As regiões onde ele se dá bem são as da linha do equador, sempre em altitudes elevadas. Quando o clima ajuda, o cacaueiro dá frutos todo o ano, uma vez que nas regiões equatoriais não há Inverno.
Há três tipos de planta:
- A planta original que os Aztecas plantavam chama-se Criollo. É a variante mais frágil e sensível, mais rara e a que menores colheitas produz. No entanto é a que dá grãos mais aromáticos e requintados e que vai dar origem aos melhores chocolates.
Note-se que o chocolate é, normalmente, resultado da mistura de vários lotes de várias colheitas, sendo mais raro ainda um chocolate feito só de grãos da variedade Criollo.
- Mais produtiva, a variedade Forastero é a mais cultivada, principalmente em África, e é a base da maioria do chocolate comercializado. Original do norte da Amazónia,  Forastero é o mais resistente dos cacaueiros, mas também o que produz cacau mais vulgar e menos interessante em termos de aroma. No entanto as plantações africanas produzem colheitas bastante apreciadas. Nos lotes para o fabrico do chocolate é o mais presente, em quantidade, misturado com as outras variedades.
- Finalmente a espécie Trinitário, é um cruzamento das anteriores, e combina as suas características, associando o requinte e aroma da primeira, à produtividade da segunda. O nome vem-lhe do local onde surgiu, Trinidad.
A maior parte do chocolate comercializado resulta da mistura de colheitas destas três variedades e de cruzamentos entre elas. São muitas as semelhanças entre o cultivo do cacau, o cultivo do café e o cultivo das vinhas, na forma como o clima, o terreno e a planta influem no produto final, além da mistura de colheitas em lotes. Também no chocolate há boas e más colheitas, bons e maus anos.

Como o saber não ocupa lugar, pareceu-me que seria interessante partilhar convosco estes conhecimentos.
Retirei-os de uma pequena brochura intitulada CHOCOLATE, que foi edição especial da Revista Inter:magazine no ano 2003/04, uma revista para Profissionais do ramo de Hotelaria. Foi-me oferecida na Feira do Chocolate de Óbidos que já vos referi.
E, como não poderia deixar de ser, trago-vos uma receita a condizer. Foi-me dada num workshop que fiz através da Cozinhomania, com a Chef Apolónia, e a receita é da sua autoria.

                     TARTE DE CHOCOLATE E CASTANHAS

Base:
65 gr de avelãs picadas na 123
120 gr de farinha
60 gr de manteiga derretida
3 gemas de ovos

Recheio:
220 gr de chocolate negro semi-amargo, 70% cacau, de boa qualidade
3 colheres de sopa de água
375 gr de natas + 3 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 latas de puré de castanhas (400 / 500g)
Chocolate em pó q b (para polvilhar)

Misturam-se as avelãs com a farinha, junta-se a manteiga derretida e as gemas e amassa-se bem. Estende-se com a ponta dos dedos no fundo da tarteira e leva-se a cozer em forno médio durante 10 minutos. Deixa-se arrefecer.

Parte-se o chocolate em pedaços pequenos, mistura-se com 3 colheres de sopa de água, e leva-se a derreter no microondas (ou em banho maria). Reserva-se.
Batem-se as natas com o açúcar até obter chantilly e junta-se ao chocolate.
No fundo da tarteira espalha-se o creme de castanhas. Por cima põe-se a mistura de chocolate e natas. Leva-se ao frigorífico de um dia para o outro.
Na hora de servir, polvilha-se com chocolate em pó.

Notas: Esta Tarte como sobremesa é muito agradável e desenjoativa pois não é muito doce.
O chocolate utilizado era Callebaut, mas pode usar-se Valrhona, Lindt postres 70% cacau, Nestlé ou qualquer outro de boa qualidade.
Se o chocolate utilizado for amargo, terá de se acrescentar um pouco mais de açúcar ao chantilly (5 colheres de sopa).
O puré de castanhas vende-se em supermercados, na zona das frutas. Vem em latas  com cerca de 350 g e há diversas marcas.
Eu usei só uma lata e ficou bem . Só se a tarteira for muito grande é que é preciso 1 lata e meia.
Beijinhos da
Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

11 comentários

  1. Querida Fátima!
    Só hoje soube que tinhas um Estaminé parabéns ficou muito lindo as receitas são exlentes. Um beijinho do tamanho do mundo...

    ResponderEliminar
  2. Oi fatima fiquei feliz em me responder adoro histórias tbm trabalho com crianças e já contei a história da rabiga para eles foi muito interessante!!!
    beijo!

    ResponderEliminar
  3. Como diz e muito bem a Bombom, o saber não ocupa lugar e como o saber é para a alma o que a saúde é para o corpo, saio sempre deste estaminé com a minha alma e o meu corpo deliciosamente alimentados!
    Beijinho e obrigada por esta receita tentadora!

    ResponderEliminar
  4. Essa tarte deve ser qualquer coisa de divinal. Faltam as fotos mas quase que dá para imaginar o aspecto :)

    ResponderEliminar
  5. O chocolate anda a reinar por aqui!! É cada sugestão melhor que a anterior.. Assim fica difícil resistir. : )
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ah Bombom, cade a foto dessa maravilha? Sou chocólatra, preciso do chocolate como preciso de água!! Uau!!, rsrsrs. Muito bom. Beijão

    ResponderEliminar
  7. Olá Fátima,

    Continuação da deliciosa história de chocolate.Gosto.

    Agora a tarte já me estou a ver na produção fotográfica:)...Pois claro que vou fazer. Como sabes tartes é comigo, aliás, nem sei o que de cozinha não é comigo:)ainda vou descobrir...

    Beijinhos com muito carinho mesmo

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  8. Oi minha querida
    Que receita fantástica! Nunca vi puré de castanhas para comprar.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  9. Aqui estamos sempre a aprender!!!
    Amiga que bela receita :)
    Beijinho doce
    Tina

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito da chef Apolónia. Já ando há algum tempo (muito...) para publicar no meu blogue um bolo de chocolate e pêra que aprendi com ela, também numa aula da Cozinhomania.

    Adorei a receita. Tenho que estar mais atenta a esse tal puré de castanhas já preparado... Confesso que nunca deparei com ele.

    bjs

    ResponderEliminar