MARMELADA FIGOS SECOS

domingo, junho 30, 2013

No passado fim de semana, rumei à capital onde passei 3 dias.
Gostamos de voltar a casa de vez em quando para ver o correio, tratar de assuntos pendentes, ver como estão as coisas...
Uma  das minhas prioridades, era pôr O Meu Estaminé em ordem: acrescentar as fotos que vos prometi, nos "posts" anteriores e acrescentar outros, para os quais trazia as fotos de reserva. Então não é que o (meu) Firefox resolveu "pifar" dois dias seguidos? Até me mandaram um e-mail a pedir desculpa do "crash", mas a verdade é que fiquei desconsolada, pois o meu tempo estava contado e já não consegui actualizar nada. Ficará para a próxima, se tiver mais sorte.

Entretanto, aqui na aldeia a vida não pára. Tinham-me sobrado bastantes Figos Secos, da safra do ano passado que, com o passar do tempo estavam um pouco mais ressequidos, mas ainda muito bons. Foi então que me lembrei de os aproveitar para fazer Marmelada de Figo que tanto dá para barrar o pão como para juntar aos iogurtes naturais ou rechear tortas. Além de saboroso, é muito saudável para evitar a obstipação (uma palavra pomposa que significa prisão de ventre).

Marmelada de Figos Secos

800 g de figos secos
2 dl de água a ferver
1 dl de licor de ginja (ou vinho do Porto)
1 pau de canela

2 dl de água
100 g de açúcar

Lavar os figos um a um em água morna (para retirar a farinha em que se envolvem para conservar).
Retirar os pés. Colocá-los num recipiente (tipo pirex) e cobri-los com a água a ferver e o licor. Tapar e deixar macerar por algumas horas (3 ou 4), para hidratarem.
Partir os figos ao meio ou em quartos, juntar a marinada, o pau de canela, e levar ao lume. Quando ferver, reduza para o mínimo e deixe cozinhar por 30 minutos, vigiando para não deixar secar o líquido (se necessário, acrescente um pouco mais de água).
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Passe no passe-vite com o ralo médio e reserve o puré obtido.
Num tachinho, leve ao lume o açúcar e a restante água; logo que levante fervura, reduza para o mínimo e deixe ferver 5 minutos exactos.
Junte a esta calda o puré de figos e mexa bem. Leve ao lume a ferver até obter o ponto de marmelada .

Tenham um bom fim de semana!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

11 comentários

  1. Parece ser deliciosa,...
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    Beijinhos da Mary Soliani

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente ideia e deve ficar um delicia.
    Por acaso tenho alguns que me deram.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá minha linda Fátima!
    Amei de coração a tua marmelada deve ser muito boa como tudo o que fazes...um beijinho e resto de um bom domingo:))

    ResponderEliminar
  4. Olá Fátima,

    Devez em quando acontece esses precalces. Mas, tudo se resolve. Eu tive um problema também, mas, foi com os emalis.

    Gostei da marmelada, para aproveitar os ficos secos, acredito, que tenha ficado muito boa. Amiga, congela os frutos secos, pois assim nunca se estragam nem sacam o caso dos figos, e quando precisas, é só descongelares a porção que necessitas, e basta 10 minutos para estar pronto a consumir.

    Continuação de excelente estadia na Aldeia.

    Abraço com carinho

    I.M.

    ResponderEliminar
  5. Ah, esses imprevistos embaralham nossas programações.Depois você conseguirá arrumar tudinho, Bombom.
    Hum, adoro figos de todo jeito.Irei anotar.
    Boa semana.Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
  6. Uia como gosto de doce de figos!
    Pena que não temos figos fresquinhos no supermercado, sempre encontro-os numa embalagem aquosa e não gosto do sabor, sem contar que são meio duros.
    E porque não experimenta o Google Chromme, acho melhor que o Firefox.
    beijos cariocas


    ResponderEliminar
  7. gostei muito e eu adoro compotas é o acompanhamento perfeito para um queijo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Gostei imenso desta receita, querida amiga. Estou cheia de saudades tuas apesar de saber que estás na tua querida aldeia a passar uma temporada maravilhosa.
    Obrigada pelo carinho imenso que me deixas la´no meu blog com os teus comentários.
    Beijinhos grandes
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga
    Não fique triste por não ter conseguido fazer tuas atualizações como tinha planejado! Infelizmente esse mundo online nos prega peças!
    Adoro marmelada com figos secos e como com queijo de ovelha, já mais curado, e não consigo comer apenas um pedaço - nham, nham...
    Excelente receita, parabéns!
    Um grande e forte abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  10. Adoro figos mas nunca experimentei marmelada de figos.
    Fiquei curiosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Oi Tia Fátima!!!
    Adorei seu blog e essa receita quase me matou de vontade de comer!
    Amo figos!!!
    Um bjooo 🇧🇷

    ResponderEliminar