GENGIBRE, UM PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

quinta-feira, abril 19, 2012


Hoje na vitrine principal de O Meu Estaminé, está um poderoso anti-inflamatório e analgésico natural, que não tem contra indicações, segundo diz o Dr Al Sears. Ele até aconselha a plantá-lo num vaso da sua varanda!
Sabiam que o Gengibre é um remédio natural que actua como anti-inflamatório e analgésico (alivia as dores) nos casos de artrose e artrite, dores na coluna, etc?
Durante séculos, o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados, e até na indigestão.
O Gengibre, crú ou cozido, pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite.

"Isto porque a inflamação é a causa de todos os tipos de problemas como artrite, artrite reumatóide, artrose, dores musculares, etc. E o Gengibre contém 12 compostos diferentes que combatem a inflamação.
Um desses compostos, baixa os receptores da dor e actua nas terminações nervosas. Juntos, eles comportam-se quase da mesma maneira que as drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais.
Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos, passe a consumir Gengibre.
Seguem algumas dicas para obter uma boa dose diária de Gengibre. Isso vai estimular a circulação sanguínea e aliviar as dores nas articulações.
Beber chá de Gengibre: é barato, muito fácil, o gosto é óptimo e cura.
Aqui está uma receita usada pelo Dr. Al Sears:

Chá de Gengibre

4 copos de água
um pedaço com 5 cm de gengibre
sumo de limão ou laranja (a gosto)
mel q.b.

Descasque o gengibre e corte-o em fatias finas.
Ferva a água em lume forte (fogo alto).
Assim que levantar fervura, adicione as fatias de gengibre e reduza o lume para o mínimo.
Cubra o recipiente com a tampa para que os vapores não saiam. Conte 15 minutos e apague o lume.

O chá está pronto. Basta coar e adicionar o mel com o sumo de limão ou de laranja."

Beber este chá durante o dia, todos os dias.
Nunca podemos esquecer que num tratamento Naturista, os resultados não são visíveis logo que se começa o tratamento. É preciso ter persistência e não desistir logo ao fim de dois ou três dias de experiência. Há que continuar e ao fim de duas semanas já é possível ver algum resultado.
Eu vou começar hoje a experiência por causa das artroses (das mãos, punhos e cotovelos) e daqui por umas semanas, dar-vos-ei conta do sucedido.

Nota: O texto entre "aspas", foi tirado de um Fw sobre este assunto. Confirmei a página da net do Dr. Al Sears e pareceu-me credível.

Continuação de boa semana para todos.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

32 comentários

  1. Oi, Fátima!

    Eu acredito sim nos efeitos medicinais do gengibre. Sempre uso quando tenho dores de garganta, e o efeito é relativamente rápido.
    O gosto, é que não me apetece muito, rsrs, mas, o importante é a cura que ele proporciona.Boa sorte!

    Paz e Bem!
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  2. Bombom, eu não sabia que o gengibre tem tantos beneficios, que beleza! Tenho gengibre em casa, estou com tosse, de uma gripe mal curada e esse post caiu como uma luva. Obrigada por compartilhar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fátima como sempre com as tuas dicas, e conselhos tão sábios e maravilhosos.... vou experimentar, talvez para prevenir, se tomar uma chávena diária, concerteza a longo prazo deve dar um bom resultado. Pode ser que eu não venha a sofrer de dores de reumático...a minha saudosa mãe, tinha e como dizem que é herditário, vou prevenir.

    beijinhos e muito obrigada pelas tuas dicas/informações sempre tão pertinentes...

    ResponderEliminar
  4. Fátima,
    Há cerca de 2 anos consumo gengibre diariamente, e desde então praticamente não tenho tido irritações na garganta e resfriados, o que ocorria com frequência. A maneira como o consumo: compro cerca de 1 kg de gengibre orgânico e o preparo em fatias na calda de açúcar como uma compota. Pela manhã preparo um suco com uma fatia grande de abacaxi, manga ou outra fruta e cerca de 1 colher de sopa da compota de gengibre, folhas de hortelã e água, batidos com um mixer. Tomo 1 copo em jejum... Os benefícios realmente são sentidos a longo prazo..
    boa sorte!!
    marlene

    ResponderEliminar
  5. Bombom querida!
    Tô voltando, devagarzinho e buscando inspirações daqui e dali.
    Esta sua postagem veio numa boa hora, pois meu marido anda se queixando de dores num dos braços por causa de artrite ou artrose. Vou fazer pra ele também.
    Espero que dê bons resultados em ti e que voltes a nos contar depois.
    um mega abraço carinhoso e carioca

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Bombom por partilhares esta dica,beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Bombom,
    Sou uma assidua visita sua. Por gostar dos seus conselhos, volto sempre à procura de mais.
    Achei este chá de gingibre muito interessnte, mas ficou-me uma dúvida e por isso peço o seu esclarecimento.
    A laranja ou limão que se adiciona é em sumo?
    Agradeço desde já toda a sua atenção
    Mando-lhe um abraço de agradecimento pelo seu "estaminé" e um beijinho para continuar a nos ajudar com os seus cuidados.

    Helena

    ResponderEliminar
  8. Oi Bombom,

    Obrigada pelo carinho e pela lembrança.
    Eu ja sabia dos efeitos positivos do gengibre, mas sabe gente sem vergonha que fala que vai fazer e nao faz nunca...ou faz uma vez ou outra? Essa sou eu.
    Vou comprometer-me a fazer este chá, agora que estou na minha casa, consigo ter mais controle das minhas coisas (morava na casa da minha sogra até sexta feira passada.
    Só nao tomo a noite, pq ja comprovei que me reduz o sono.

    Muito obrigada e tenha uma semana cheia de amor e luz!

    ResponderEliminar
  9. Para todas as minhas queridas visitas e para as comentadoras em especial, um muito obrigada pelo vosso carinho.

    Helena
    Seja muito bem vinda como comentadora, também.
    Vou rectificar a "receita" por causa das dúvidas, obrigada pela chamada de atenção.
    Depois de fazer o chá de Gengibre junta-se o sumo de limão ou de laranja e adoça-se com mel.

    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  10. Bombom, já li muito sobre as maravilhas do gengibre mas também nunca experimentei. Atualmente se usa tanto agrotóxico nas hortas, nem sei de os que comprados são saudáveis. Mas vou buscar um bom fornecedor para usá-lo. Até hoje nã usei a argila, para as dores no joelho, todos os dias tenho o prpósito de sair para comprar e não o faço. Sou indisciplinada mesmo!
    Agora vou me empenhar em fazer tudo direitinho pois as dores não estão me dando trégua.
    Gosto de gengibre, então acho que não vai ser difícil incorporá-lo aos meus hábitos.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  11. Excelente post!
    Adoro gengibre, uso muito quando faço brócolis e também em chás!
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  12. Adoro gengibre mas só o uso no chá, não sei como o juntar aos pratos.

    ResponderEliminar
  13. Eu sempre como gengibre com o sushi, mas não sabia que atuava como o propatilnitrato, mas de forma natural.
    Vou experimentá-lo porque agora estou um pouco doente.

    ResponderEliminar
  14. Estou a alguns dias fazendo uso do Chá de Gengibre para auxiliar na minha dieta. Faço o chá de manhã e encho uma garrafa térmica e vou tomando durante o dia. E com isto tenho notado também que desapareceu completamente minhas dores na coluna e nas pernas.

    ResponderEliminar
  15. este cha de gengibre pode ser tomado por quem e diabetico presizo desta informaçao pois sou portador de artrite e tomo varius remedios me respondam por favor

    ResponderEliminar
  16. Caro "Anónimo" (Diabético)
    Se não adoçar o Chá de Gengibre, pode beber à vontade. Já experimentou incluir diáriamente na sua dieta uns quantos tremoços? São óptimos para reduzir o açúcar no sangue.
    Para a próxima, assine, que não paga nada! Se precisar de alguma informação detalhada, contacte o e-mail do blog. Ao seu dispor, Bombom.

    ResponderEliminar
  17. Mara Gomes

    Boa tarde Bombom! Já tinha conhecimento de que o gengibre era benéfico para a saúde, no entanto, devido ás ditas dores no corpo tenho uma pergunta a fazer:
    Sou doente crónica de fibromialgia e tenho receita médica de lyrica (medicamento específico para este tipo de tratamento).Na verdade, se me perguntarem se o medicamento me está a fazer bem, apenas posso responder uma única coisa...tem dias, uns melhores outros piores.Até acho que as mudanças no tempo me influenciam nas dores, ao que o médico reumatologista coloca de parte.
    A minha pergunta acrescida de dúvida é, se por acaso posso tomar este chá ao mesmo tempo que tomo o medicamento.Já fiz algumas pesquisas e informa que este chá não pode interferir com medicamentos não esteróides ou aspirinas...do qual não faço a mínima ideia se o lyrica pertence ou não, no folheto informativo não menciona.Poderei, sem problemas experimentar este chá?
    Obrigada <3

    ResponderEliminar
  18. Olá Mara, seja bem vinda ao Meu Estaminé. Não sei responder à sua pergunta, pois não sou médica e não conheço o medicamento que refere. Pergunte ao seu Médico ou a um médico Naturista. Só eles podem dizer se há contra-indicações no uso do Gengibre juntamente com o seu medicamento. Se tiver algum amigo Farmacêutico, também pode perguntar, pois eles têem formação científica para poderem elucidá-la.
    Bjs da Bombom

    ResponderEliminar
  19. Ola bombom.tenho a barriga muito enchada, se o chå de gengibre ajuda a emegrecer.me sinto alfita se ajua durante quanto tempo devo tomar, se faz enfeito bigada bjs M.soares

    ResponderEliminar
  20. E na gravidez? Usei para aliviar os enjoos e vou usar agora para uma dor de dentes q apareceu!

    ResponderEliminar
  21. Andava por aqui a ver hortinhas e precisava de saber mais sobre gengibre, porque num bocadinho que comprei no sitio onde já cortei apareceu um rebento, que eu quero pôr em vaso. Ao escrever "gengibre" selecionei este blog e estou muito satisfeita. Vou já hoje fazer o chá que a Bombom recomenda. Fui operada em Janeiro a uma fractura no menisco interno, e estas ultimas semanas têm sido horriveis. Tenho uma artrose "muito jeitosa" neste mesmo joelho e está muito inchado e tenho dores. Vou começar a beber o chá e esperar por dias melhores. Obrigada

    ResponderEliminar
  22. Olá Isabel
    Obrigada pela visita e ainda mais pelo comentário. Por coincidência, hoje também "envasei" 2 pedaços de gengibre que grelaram, como se faz com as batatas. Agora vou esperar para ver.
    Quanto ao seu joelho, podia fazer cataplasmas de argila verde para tratamentos exteriores (misturada com água pura engarrafada)durante 2 horas por dia sobre a parte inchada.
    Além de aliviar também cura!
    As melhoras e, se precisar de algum esclarecimento, contacte o e-mail do blog. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  23. Olá, este blog é giríssimo! a começar pela decoração q lembra as gavetas ou os arranjos florais das nossas avós nas casas de quinta e Bombom é um nome a condizer - nos dias de hoje são muito precisas abordagens "Bombom". Gengibre parece ser bom p tudo. Já agora, entre gengibre e vinagre de maçã qual o mais útil/eficaz no tratamento de artrite nos dedos de alguém q é hiper desportista?

    ResponderEliminar
  24. Seja bem vinda, Maria Hidráulica, ao Meu Estaminé e obrigada pelo seu comentário. Na verdade, já li qualquer coisa sobre as virtudes do vinagre de maçã, mas quando o provei achei-o tão ácido, que logo o pus de parte e não voltei a usar. Para a artrite, acho muito úteis os tratamentos com argila, de que falei no comentário anterior ou "as plantinhas amarelas" de que falei no post àcerca dos males das unhas. Se precisar de algum esclarecimento, escreva para o e-mail do blog. Um abraço da Bombom

    ResponderEliminar
  25. Cara Bombom

    Por gentileza, tenho algumas dúvidas.


    Esses quatro copos de chá devem ser tomados ao longo do dia? Esta seria a dose diária?
    Em caso negativo, o chá pode ser tomado nos dias subsequentes?
    E neste caso, deve ser guardado onde, geladeira?

    Ótimo blog, que ele continue a fazer muito sucesso !!

    Abraços

    ResponderEliminar
  26. Caro Anónimo
    Obrigada pela visita e pelo seu comentário.O chá de Gengibre, como qualquer chá Medicinal, deve ser feito diàriamente e tomado durante o dia, para preservar toda a sua qualidade. No caso do chá de Gengibre, deve tomar-se 4 vezes ao dia (de manhã, ao almoço, à tarde e ao jantar). Se não for diabético também pode fazer a Calda de Gengibre, para adoçar os sumos (sucos), chás, etc.
    Se precisar de algum esclarecimento, tem sempre ao dispor o e-mail do blog.
    Bombom

    ResponderEliminar
  27. Obrigada acabo de tomar uma chávena de chá/geng.m/bom. Constipo e faço otites com m/frequência e o médico me diz p/ter M/cuidado pois os anti-inf. e antibióticos me elevam o gama-gt . Bombom conhece algum produto natural que faça baixar o gama-gt? Bj.obrigada pelas suas dicas tão natutarais.

    ResponderEliminar
  28. Marinha
    Não sei o que é o Gama/gt.
    Vou procurar saber. Se conseguir, dir-lhe-ei alguma coisa em breve. Bjs.Bombom

    ResponderEliminar
  29. Prezada Bombom

    O chá é ótimo, depois de duas semanas já começo a sentir alívio nas dores das mãos. Como o gengibre é um caule ou raiz com muitas propriedades medicinais, o que você aconselha a fazer com os pedacinhos dele que sobram do chá ?? Dá para aproveitá-los em algo útil?

    Pelos comentários, o tratamento com o chá é de longo prazo. E os resultados idem. A interrupção do chá fariam as dores e a inflamação voltarem?

    Agradeço qualquer comentário.

    Continue a fazer muito sucesso.

    ResponderEliminar
  30. Caro Anónimo
    Na verdade, todos os tratamentos naturais demoram mais tempo a apresentar efeitos, pelo que é necessária muita persistência e, sobretudo, nunca desistir.
    Geralmente, os médicos naturistas aconselham a tomar os chás medicinais durante 20 dias seguidos e descansar 10.
    Com o Chá de Gengibre pode fazer o mesmo. Se vir que se dá bem e que as dores diminuem, continue a tomá-lo com este ritmo.
    O gengibre que uso para fazer o chá, costumo deitar fora pois as suas propriedades ficam no líquido que se toma. Já os pedaços que sobram quando se parte, aguentam muito tempo dentro de um saco ou de uma caixa de plástico no frigorífico. Boas melhoras. Bombom

    ResponderEliminar
  31. Olá
    Sou Félix. Sofro de artrite encontrei esse blogue é gostei bastante como posso aliviar dores que tenho usando a milagrosa gengibre?

    ResponderEliminar
  32. Olá
    Sou Félix. Sofro de artrite encontrei esse blogue é gostei bastante como posso aliviar dores que tenho usando a milagrosa gengibre?

    ResponderEliminar