NOS PRIMÓRDIOS DA COZINHA...E MOLHOS DIVERSOS

sábado, maio 22, 2010

Começo por agradecer os vossos comentários que muito enriqueceram o meu texto anterior.
Isso animou-me a avançar um pouco mais com este tema, já que "o saber não ocupa lugar".

"O homem não dominou o fogo de um dia para o outro. E foi antes de o ter dominado plenamente - há bem mais de 500 000 anos - que o utilizou provàvelmente para cozinhar alimentos, como indicam as ossadas carbonizadas que acompanham os primeiros vestígios de fogueiras.
Pode-se dizer que é com a preparação das plantas tóxicas em estado bruto mas comestíveis depois de sujeitas a algumas técnicas e com o desenvolvimento dos métodos de conservação dos alimentos, que nasce a cozinha.
No que diz respeito às plantas tóxicas, esta preparação podia ser uma escaldadela, como no caso dos cogumelos como giromitras e helvelas. Pode também ser uma secagem, uma maceração, ou a lavagem prolongada que liberta certas variedades de mandioca do seu suco amargo e tóxico.
Poderíamos falar ainda dos inúmeros processos de conservação que impedem os alimentos de se tornarem tóxicos. Ao lado da secagem e fumagem das carnes - praticadas desde o Paleolítico Superior - há outros, aparentemente mais tardios: a salga e todos os tipos de fermentações controladas que permitem obter produtos de longa conservação, como a cerveja, o vinho, a cidra, o vinagre, os queijos, a chucrute, os pepinos à russa, o "gnoc-mam" vietnamita ou o antigo garum (romanos), o molho de soja dos chineses e os "morri" da antiga cozinha andaluza, etc...
A intenção inicial destas preparações não era melhorar o gosto dos alimentos, mas sim torná-los comestíveis e conservá-los por mais tempo.
A estas preparações podemos, em sentido lato, chamar de cozinha.
O cozer, temperar, marinar, triturar, fatiar, filtrar, em resumo cozinhar, tiveram como função tornar os alimentos digestos e não nocivos, mais do que melhorar o seu sabor. Este está dependente dos hábitos alimentares, baseados nas crenças de cada cultura.
Estas operações culinárias revelaram-se mais ou menos complexas conforme os povos, mas a mais simples delas já é cozinha."

Há uns dias dei-vos a receita do "meu" Molho Picante, mas a verdade é que tenho várias outras receitas de Molhos que também são muito gostosas. Assim, aproveito para homenagear uns quantos blogs que visito sempre que posso e considero de Grande Categoria. Hoje vai uma saudação especial para o  Elvira Bistrot e o Cinara`s Place.

MOLHO DE AZEITE PICANTE (Para Pizzas)
                                             Elvira Bistrot 
1,5 dl de azeite virgem
3 malaguetas verdes
3 malaguetas vermelhas
1 haste de tomilho
1 haste de orégãos
1 folha de louro em pedaços (sem a nervura do meio)

Introduzir todos os ingredientes numa garrafinha. Cobrir de azeite e fechar muito bem.
Conservar em lugar fresco e escuro (nunca no frigorífico porque o azeite coalha) durante 1 mês, no mínimo, para o azeite ganhar um sabor mais forte e picante.
Pode guardar na despensa ou num armário. Agite uma vez por dia.

MOLHO DE MOSTARDA E MEL (Outbacks Honey... para saladas)
                                          Cinara`s Place
3/4 de cháv. de maionese light
2 colheres de sopa de  mostarda de Dijon
1/4 de cháv. de mel

Bata tudo até incorporar bem, à mão ou com a varinha mágica.
Leve ao frigorífico durante 1 hora antes de servir. Rende 6 porções.

Um bom fim de semana para todos: Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima






                                 

Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. UAU amiga, tiro o chapéu, *****o seu texto e os seus molhos, aliás tudo o que tem postado.Na minha vida tenho conhecido pessoas que com a continuação do dia a dia tenho por elas imenso respeito e dedicação e admiração, não são muitas mas são boas, a amiga realmente não a conheço pessoalmente mas gostava, pois é daquelas pessoas que se dá tudo para se falar, bem haja por dividir connosco tanta sabedoria.
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  2. Querida Fátima,
    depois de ler mais um texto cativante e bem redigido fiquei a pensar que ainda hoje, a necessidade do Homem se alimentar é a grande razão da existência da Cozinha mas depois de reflectir um pouco melhor, acho que nós ao longo dos tempos, fomos encarando a comida como algo muito mais significativo de que essa necessidade: comer é agora também (para muitas sociedades) um acto de prazer, que nos conforta e nos delicia...E agora deparamo-nos com uma nova epidemia: a obesidade! Mas isso são contas de outro Rosário...E eu com prazer prepararei esses saborosos molhinhos que a querida Bombom nos sugere hoje!
    Um Grande beijinho e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  3. As receitas de hoje são de 2 blogs que, se não conhecem, devem visitar.
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  4. leva mel?? blhaaaaacc!
    não deve prestar!

    ResponderEliminar