REGRAS GERAIS PARA UMA BOA CONGELAçÃO

quinta-feira, maio 27, 2010

E pensávamos nós que a Congelação dos Alimentos ou o Bife na Pedra, eram privilégio das sociedades modernas, he,he! Como vimos anteriormente, já eram privilégio dos nossos antepassados das Cavernas!
Mas nos tempos actuais, e graças aos conhecimentos que o Homem foi adquirindo, muitas dessas técnicas foram evoluindo e hoje temos um conjunto de regras que nos guiam e orientam.
De uma pequena brochura (livrinho) editada há muitos anos pelo Instituto Nacional do Frio (Rua Filipe Folque, 46-1000 Lisboa), retirei estes apontamentos que partilho convosco.

Regras Gerais Para Uma Boa Congelação

Selecção de Produtos
* Os produtos destinados à congelação devem estar sãos, frescos e limpos, ser de origem recente e estar no ponto óptimo de maturação.
* Devem-se escolher sempre os produtos de melhor qualidade.

Preparação
* Os produtos para congelar devem ser preparados com um cuidado rigoroso para serem conservados em óptimas condições higio-sanitárias.
* Evitar as manipulações susceptíveis de os alterar.
* Trabalhar nas melhores condições de higiene e limpeza.
* A mesa de trabalho e os utensílios (inox) devem estar limpos, tal como o avental.
* Antes de qualquer manipulação deve-se lavar as mãos com água e sabão e escovar as unhas (em caso de ferida, mesmo ligeira, use luvas de borracha). Contràriamente ao calor, o frio não esteriliza, apenas paraliza o desenvolvimento e actividade dos microorganismos a partir de -10°C a -12°C, os quais são retomados logo que se processe a descongelação.

Acondicionamento
* Acondicionar porções que correspondam a uma refeição normal para evitar os restos; nunca se deve recongelar, mesmo que parcialmente, um produto que já foi descongelado. Para mais de seis pessoas é preferível prever duas embalagens para uma única refeição de modo a que a espessura das embalagens a congelar não seja demasiado grande, para que a congelação se faça mais ràpidamente.
* Limitar a espessura da embalagem a 5 ou 6 centímetros (de altura), salvo para os produtos de forma determinada (por exemplo frangos).

Embalagem
* Utilizar embalagens estanques, impermeáveis, de qualidade própria para alimentos "especial congelação", a fim de evitar a desidratação e todos os riscos de contaminação microbiana.
* Eliminar o ar para suprimir os riscos de oxidação que se traduzem na rancificação das matérias gordas, modificações de cor, sabor e teor vitamínico.

Etiquetagem
* Etiquetar cada embalagem com a descrição de: natureza do produto, número de porções, data de congelação, época limite do consumo.
* Fazer um inventário dos produtos conservados e  consumir sempre em primeiro lugar os mais antigos.

Congelação
* Preparar, embalar e etiquetar ràpidamente os produtos, logo após a sua aquisição.
* Regular o congelador para a posição de congelação, algumas horas antes de se introduzirem os produtos para congelar. (Ver instruções do aparelho).
* Colocar as embalagens no aparelho em contacto com as superfícies frias do compartimento de congelação. (Consulte as instruções do seu aparelho).
* Para congelar em condições aceitáveis, respeitar a quantidade de produtos a congelar numa só operação, indicada pelo "poder de congelação" mencionado na placa sinalética do aparelho.
* Nunca introduzir produtos quentes no congelador (arrefecê-los até à temperatura ambiente ou mesmo inferior).
* Nunca pôr os produtos a congelar, em contacto com os que já estão armazenados, a fim de evitar qualquer subida de temperatura destes últimos.

Conservação
*Terminada a congelação, retirar as embalagens dos compartimentos de congelação e arrumá-las umas contra as outras, por categorias, nos cestos ou prateleiras do aparelho.
* Conservar, nas mesmas condições, os produtos congelados industrialmente ou em casa.
* Manter constante a temperatura dos produtos a -18C ou inferior. (As alterações térmicas são prejudiciais à boa conservação dos produtos).
* Não ultrapassar os períodos de conservação recomendados . É preferível renovar frequentemente o stock do que ultrapassar a duração de conservação indicada.

Descongelação
* A descongelação é uma operação tão importante como a congelação.
* Observar uma higiene rigorosa.
* Sempre que possível, cozinhar os alimentos ainda congelados ou só parcialmente descongelados. Assim, conserva-se o seu sabor, textura, cor, economiza-se tempo e não se perdem substâncias nutritivas (que muitas vezes se perdem com os líquidos que ficam nas embalagens).
* Para os produtos que exijam descongelação prévia, esta deve realizar-se a uma temperatura controlada (2° C a 4°C) e apenas com a antecedência necessária para a sua utilização.
* O local ideal para proceder a esta operação é a prateleira superior do frigorífico.

Muitas destas recomendações, não são novidade para nenhuma de nós. Mas com o tempo e a prática, às vezes esquecemo-nos de alguns pormenores importantes. Para mim, foi útil relembrá-los. Espero que para os que me lêem também seja.
Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima


.

Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. Exactamente........é sempre bom relembrar algumas boas práticas...e estas foram interessantes
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito bom mesmo!Obrigadp pela partilha e beijinhos muitos doces:)
    Tina

    ResponderEliminar
  3. Querida Bombom,
    embora algumas dessas regras já sejam do nosso conhecimento, outras nem tanto assim! Eu por exemplo, sempre pensei que cozinhar alimentos ainda congelados era errado! Deixava-os sempre descongelar lentamente no frigorífico antes de os utilizar!! Hoje aprendi que não é o mais correcto! Parabéns pelo post de grande utilidade, principalmente hoje em dia, em que os alimentos congelados, vão conquistando cada vez mais a nossa preferência, por uma questão de praticidade e rapidez!!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá Bombom,
    Faço muitas das dicas que escreve, mas outras nem por isso e é sempre bom relembrar.
    A propósito da etiquetagem... eu uso um truque barato e rápido de remover quando tiramos do congelador: quando coloco os alimentos em Tupperwares colo duas tiras de fita cola na tampa, na 1ª indico o produto e na 2ª indico a data de congelação, quando dá até escrevo tudo numa única tira. Escrevo com caneta de acetato ou daquelas para escrever em cd's.
    A fita cola é da mais baratinha (normalmente há sempre em casa) e assim escuso de estar a comprar etiquetas que sai sempre mais caro.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar