IMPORTÂNCIA DA CAçA...CONGELAR ALIMENTOS EM CASA

quarta-feira, maio 26, 2010

Hoje vou "falar-vos" da importância das caçadas na socialização do Homem.

"Além do interesse nutricional da cozedura dos alimentos, a sua importância no plano social foi, sem dúvida, mais imediatamente perceptível: favorece o comensalismo, isto é, a realização das refeições em comum, introduzindo no seio do grupo uma divisão de trabalho mais aperfeiçoada, um ritmo de actividades comum a todos e, no conjunto, um nível mais complexo de organização do grupo.
A partir do fim do Paleolítico Médio, surgem os primeiros indícios de caça que já não é de "encontro", em que o animal é capturado individualmente (quando se encontra longe do seu grupo), mas praticada em massa, abrangendo manadas inteiras.
Este último modo de caça só se desenvolverá no Paleolítico Superior, o período de expansão do Homem moderno por todo o planeta, entre 40 000 e 10 000, aproximadamente.

Durante o Paleolítico superior, generalizam-se sistemas de subsistência baseados na exploração de uma espécie animal privilegiada, caçada em massa por ocasião de grandes batidas: segundo as regiões, será a rena, o cavalo, o bisonte, o auroque ou mesmo o mamute. Esta forma nova de exploração exige uma organização sócio-económica e técnica muito diferente da caça de "encontro" e corresponde a objectivos económicos igualmente diferentes.
A caça de encontro é uma caça individual ou em pequenos grupos, que não exige qualquer preparação para além da manutenção quotidiana do armamento. Tanto o armamento como os utensílios devem ser diversificados, para abater e preparar as presas, também variadas.
As batidas de manadas exigem a colaboração de numerosos indivíduos (por norma as mulheres e as crianças também participam nelas), o que implica a reunião de várias famílias e grupos de famílias que residem separados durante a maior parte do ano. Essas reuniões periódicas implicam mecanismos de informação e de integração social, ou seja, sistemas sociais alargados que integram um maior número de indivíduos, do que o grupo doméstico ou residencial. Por outro lado, a batida a manadas (muitas vezes migratórias), necessita de uma longa fase de preparação: é necessário instalar a armadilha em que a manada será capturada e abatida, preparar uma grande quantidade de armas (agora especializadas), além de todos os utensílios que permitirão tratar ràpidamente as carcaças, cortar a carne, preparar as peles...
Como contrapartida deste trabalho prévio, as quantidades acumuladas de carne, de gordura, de medula, de peles, de tendões ou de crinas serão consideráveis e constituirão reservas (alimentares e técnicas) para várias semanas ou meses.
A caça em massa implica também a conservação a longo prazo da carne acumulada. Facilitada pelo clima seco e frio que reinava no fim do Paleolítico, a conservação era realizada por secagem, por fumagem ou por congelação em cavidades escavadas na terra pois nos climas periglaciares, o solo estava permanentemente gelado. Essas cavidades, cobertas por um telhado sustentado por presas de mamute, foram descobertas na Europa central e oriental. Noutros locais, carcaças inteiras, lastradas com pedras, jaziam em antigos lagos que, ao gelar no Inverno, podiam também servir de locais de armazenagem.
As carnes e os alimentos armazenados eram consumidos secos ou re-hidratados por cozedura: ebulição prolongada em recipientes de madeira, casca ou pele, nos quais se lançavam periódicamente pedras aquecidas e cujos vestígios junto das lareiras se conservaram por vezes; ebulição directa no fogo, dentro do bucho ou da pele dos animais. Por sua vez, as peças grandes de carne eram grelhadas em espetos, de que nos chegaram alguns exemplares em osso. Os bocados mais pequenos eram grelhados directamente nas pedras que forravam as fogueiras deste período."

Se por um lado receio ter-vos maçado com todo este historial, por outro acho que é importante partilhar convosco estas maravilhas da nossa História Antiga, talvez para podermos compreender melhor quem somos e de onde viemos. Como fomos evoluindo nesse percurso dominado pelas leis da Natureza e no seu equilíbrio....

Termino aqui, pois este post já vai longo, mas ofereço-vos a seguir um conjunto de Regras Gerais para uma boa Congelação de Alimentos feita em casa.
Beijinhos da
Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. gostei de ler........aprende-se sempre alguma coisa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Se eu tivesse que caçar para comer... ia tornar-me vegetariana num instantinho :) Ia à caça de verdura he he

    ResponderEliminar
  3. Minha querida
    Menos mal que sou vegetariana - hehehe!
    Você sempre com tantas novas informações.
    Um grande abraço de quem te adora
    Léia

    ResponderEliminar
  4. Querida Fátima,
    Este post em nada é maçador: é sempre bom percebermos a evolução do Homem para assim entendermos melhor o que nos foi "moldando" ao longo da história! Achei bastante interessante os processos utilizados para consumir a carne que tinha sido armazenada e conservada através do gelo. No fundo, são os mesmos procedimentos de hoje, só que em detrimento das peles, dos buchos e das cascas, utilizamos as nossas queridas panelas e amados tachos!
    À espera do próximo post, um beijinho.

    ResponderEliminar