CONGELAR FRUTOS

segunda-feira, maio 31, 2010

Antes de mais, queria deixar aqui um agradecimento sincero a todos(as) os(as) meus (minhas) leitores(as).
A todas as Amigas que me brindam com os seus comentários, quero que saibam que os aprecio muito e que, com o seu "feed-back", me ajudam a orientar aqui dentro do Meu Estaminé. Não é minha intenção ensinar nada a ninguém, mas apenas partilhar os conhecimentos "culinários" que a experiência dos meus sessenta e muitos anos de vida, me foi dando.
Porque me parece importante e não é muito divulgado, vou continuar a falar-vos de Congelação de Alimentos.
Hoje trago-vos o capítulo dos Frutos.

CONGELAR FRUTOS

Selecção
Devem escolher-se frutos maduros e muito frescos.

Preparação
* Os frutos devem ser protegidos contra efeitos da oxidação e da acção das enzimas. Para tal, são envolvidos em açúcar em pó ou numa calda, adicionando sumo de limão, para reforçar a acidez.
* Aos morangos, framboesas e amoras, por exemplo, retiram-se os pés e escolhem-se cuidadosamente, para eliminar os muito maduros ou "tocados".
* As cerejas, ameixas, pêssegos e alperces, devem ser escolhidos e lavados (quanto aos pêssegos, é preferível pelados) e descascados. Os pêssegos e os alperces devem ser cortados em 2 ou 4 pedaços.
* As maçãs e as pêras não podem ser congeladas inteiras; estes frutos devem ser pelados e cortados aos pedaços, antes de serem branqueados durante 3 minutos num xarope de açúcar a ferver. Em seguida, serão tratadas como as outras espécies.

Métodos utilizados no adoçamento dos frutos

Açúcar
Utilizar cerca de 200g (12 colheres de sopa) de açúcar em pó por cada Kg de fruta.
Misturar ligeiramente a fruta com o açúcar até que esteja uniformemente coberta.
Embalar em recipientes de plástico ou de cartão (encerado) deixando livre cerca de 1 cm entre o produto e a tampa.
Este método aplica-se à fruta para cozer, para usar em pastelaria e para consumo ao natural (cru).

Calda de Açúcar 
Preparar a calda utilizando 450g de açúcar (27 colheres de sopa), para cada litro de água.
Depois de ferver, apague o lume e deixe arrefecer bem.
Assegure-se de que a calda de açúcar cobre a fruta, deixando um espaço de 1 ou 2 cm entre a fruta e a tampa.

Descongelação
* Quando se destinam a ser consumidos em cru (saladas de frutas, por exemplo) devem descongelar-se parcialmente no frigorífico (refrigerador), dentro da embalagem.
* Quando se destinam a preparações de doçaria ou compotas, devem cozinhar-se directamente sem descongelação prèvia.

SUMOS DE FRUTA

* Também se podem congelar os frutos sob a forma de sumos. Neste caso, isso implica uma certa rapidez nas operações de lavagem, escolha e eliminação das partes do fruto tocadas ou estragadas.
* Os frutos serão reduzidos a sumo, de preferência num centrifugador (ou com a varinha mágica). Pode-se acrescentar açúcar ou sumo de limão, conforme o gosto.
* A adição de sumo de limão impede ainda o escurecimento dos sumos de pêra e de maçã.
* Para congelar, coloca-se o sumo em caixas de plástico hermèticamente fechadas, deixando um espaço vazio entre o líquido e a tampa.
* Pode-se ainda congelar os sumos dentro das formas do gelo retirando depois os cubos para sacos ou caixas de plástico, onde serão conservados no congelador. É uma solução prática, de utilização cómoda e mais económica pois permite dosear melhor.

 FRUTAS MAIS INDICADAS PARA CONGELAR:

Ameixas - seleccionar, lavar, cortar em metades e descaroçar. Embalar sem açúcar ou preparar uma compota açucarada antes de congelar.

Cerejas - Seleccionar, lavar, retirar o pé e descaroçar. Açucarar ligeiramente.

Damascos - Seleccionar, lavar, cortar em metades, retirar o caroço. Mergulhar em água a ferver e retirar de seguida. Colocar na embalagem e cobrir de xarope a 25% ou 30%, adicionando sumo de limão.

Maçãs - Congelar unicamente em compota cozida e bem açucarada. (Eu costumo partir aos quartos, ferver em água com um pouco de sumo de limão, escorrer e deixar arrefecer. Depois embalo em caixinhas em pequenas doses que descongelo para acompanhar com carne assada. Faço o mesmo aos marmelos. Quando quero fazer compota retiro só a quantidade necessária.).

Melão - Retirar a casca e as pevides. Cortar em dados. Embalar com um pouco de açúcar em pó.

Morangos, Framboesas, Groselhas, Amoras - Seleccionar, lavar. Colocar em pequenos pratos (de cartão) uma só camada de frutos, com 25g de açúcar por 100g de frutos. Congelar e embalar.

Pêras - Descascar, cortar aos quartos, retirar as pevides e qualquer defeito. Mergulhar 2 minutos em água a ferver. Embalar e cobrir de um xarope de açúcar a 25% ou a 30%.

Pêssegos (variedade de polpa amarela e caroço não aderente) - Seleccionar, descascar, cortar em metades. Proceder ràpidamente e por pequenas quantidades de cada vez. Mergulhar em água a ferver e retirar em seguida. Embalar e cobrir de xarope de açúcar a 25% adicionando sumo de limão.

Conclusões: Como viram, as frutas mais rijas precisam de ser branqueadas em água a ferver por alguns minutos (1 ou 2 apenas).
O xarope de açúcar a 25% significa que para cada litro de água, se acrescenta 250g de açúcar.
O xarope a 30% ( 1 litro de água para 350g de açúcar) parece-me doce de mais.
Nesta altura do ano, começam a aparecer as frutas da época. É pois, a altura ideal para comprar mais em conta, congelar e utilizar durante o ano. Se fizerem as contas aos mesmos produtos congelados mas de compra, verão que vale a pena o trabalho pelo dinheiro que se poupa. 
E já que falamos em poupar, "não deixem para amanhã o que podem fazer hoje". A verdadeira crise ainda não chegou. Portugal ainda "não bateu no fundo", mas isso pode estar na iminência de acontecer. Tudo o que pudermos fazer para Poupar Sem Perder a Cabeça, será pouco. Unidas, talvez consigamos (com acento no â) passar pela onda com a cabeça de fora...
Desejo-vos uma boa semana, com Sol no Coração!
Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima
















































.

Talvez Goste de Ler

3 comentários

  1. Olá bombom, não conhecia o seu blog. Além de coisinhas deliciosas, tem dicas bastante uteis... Vou voltar :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Bombom
    Nunca congelei frutas, pois nao sabia como fazer!
    Amei teu post, bem completo e sanou todas as minhas duvidas.
    Um abraço beeeeem apertado.
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Querida Bombom,
    A única fruta que congelei até hoje foram as framboesas do meu quintal, pois desconhecia a forma de o fazer para as outras frutas! Fiquei completamente esclarecida e pronta para a acção, pois irei seguir o seu sábio conselho: não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje!! Em caso de dúvidas, este post está arquivado para posterior consulta assim como o anterior!!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar