PRIMAVERA, CASA FINA, E ...SNICKERDOODLES

terça-feira, março 23, 2010

Chegou a Primavera! Um pouco receosa no primeiro dia, ainda vestida de cinzento escuro e muito molhada, para logo a seguir nos mostrar uns raios de Sol a despontar por entre núvens que, a pouco e pouco, parecem querer dissipar-se.
É o tempo de aclamar o Sol e dar uns bons passeios sempre que isso for possível...
E de lanchar fora de vez em quando, por que não?
Sabem? É que eu fiz uma descoberta e quero partilhá-la convosco.
Descobri que aqui na minha zona de Sintra (no Mucifal) há uma Fábrica de Biscoitos, Bolos e Compotas Gourmet! A CASA FINA.
Não vos conto a história, para poderem saboreá-la em
www.casafina.net
"Um jovem casal, pegou nos segredos das Avós e reinventou uma fábrica de bolachas artesanais. Hoje, os frascos da Casa Fina vendem-se em Lojas Gourmet em todo o país. A última criação são as Bolachas de Cerveja...."
Mas não são só bolachas, são também Compotas e Geleias artesanais. E vendem-se em mais de 80 Lojas, de norte a sul. Só em Castelo Branco é que não há, mas...quem sabe, quando eu  for de Férias Grandes (he,he, férias de férias!!!), talvez possa "puxar para lá a brasa à minha sardinha"!

E, já que estamos a falar de Bolachas, vou dar-vos uma receita de umas bolachas americanas deliciosas e que os meus nètinhos adoram. A receita foi-me dada e traduzida pela minha Nora A.

      SNICKERDOODLES

115 g de manteiga
200 g de açúcar
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de cremor tártaro
1 ovo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
190 g de farinha
2 colheres de sopa de açúcar branco (granulado)
1 colher de chá de canela

1 - Numa tigela média, bata a manteiga com uma batedeira eléctrica, em velocidade média ou alta, durante 30 segundos. Adicione o açúcar, o bicarbonato de sódio e o cremor tártaro. Bata até todos os ingredientes se encontrarem combinados, raspando os lados da tigela, ocasionalmente. Acrescente o ovo e a baunilha. Incorpore a farinha que conseguir com a batedeira eléctrica. Usando uma colher de pau, adicione a restante farinha. Cubra com um pedaço de "film" e leve ao frigorífico durante 1 hora.
2 - Numa tigela pequena, misturar as duas colheres de sopa de açúcar com a canela. Forme bolinhas de massa com 2,5 cm de diâmetro. Role-as na mistura de açúcar e canela até se encontrarem completamente revestidas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando entre elas um intervalo de 5 cm.
3 - Coza em forno pré-aquecido a 190° C, por 10 a 11 minutos, ou até que as bordas fiquem douradas.
Transferir para uma grade para arrefecerem.

Notas: Rende cerca de 24 bolachas.
           Cá em casa usamos apenas 150g de açúcar.
           Pode substituir o bicarbonato e o cremor tártaro por 1 colher de chá de fermento em pó.
           Depois de frias podem guardar-se num frasco ou caixa hermética.

Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. Olá Fátima,

    Ai, a Primavera anda muito envergonhada...Eu que não gosto de todo do inverno, este ano então, já nem posso com ele. Estou ansiosa de SOL e CALOR. Quando o sol vier sem vergonha vamos combinar o nosso lanche antes de tu ires de (férias de férias) ai, como me ri...Amiga, trabalhamos muito mais, do que se tivessemos empregadas, eu por mim falo:)

    Agora as bolachinhas com esses ingredientes só podem ser um sucesso. Eu sou das que nunca altero o bicabornato e cremor pelo fermento. Gosto destas bolachinhas que se guarda um tempinho no frigorífico antes de irem ao forno.


    beijinhos com muito carinho mesmo

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  2. Eu dou-me muito mal com o calor, espero que a Primavera não venha muito depressa :) Já fiz snickerdoodles e adorei. Não fosse eu super fã de canela :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho que descobrir onde se compra o Cremor Tártaro! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  4. Eu mando-te, fica descansada.
    o meu eu compro numa farmácia na Amadora. Já há anos que compro lá, mas, não encontro em mais farmácias nenhumas.

    ResponderEliminar