GELÉIA DE (CASCAS) DE ANANÁS

quinta-feira, março 15, 2012


Há alguns dias atrás, andava eu metendo o nariz em outras cozinhas, uma receita me chamou à atenção: Geléia de Cascas de Ananás.
Tinha acabado de deitar as de um no caixote do lixo, que pena! Senão tinha experimentado logo, mas não demorou muito para fazer a experiência. No início da semana comprei um abacaxi, lavei-o bem, como sempre faço, e fui guardando as cascas e os pedacinhos mais duros do centro, assim como os "olhinhos que se retiram quando se servem fatiados, num Tupperware dentro do frigorífico.
E hoje foi o dia de deitar mãos à obra.
Vou dar-vos a receita, tal e qual a tirei e queria deixar aqui o link para a sua autora, MAS!... ao passá-la, esqueci-me de registar o nome do respectivo blog, que por norma escrevo sempre, mas desta vez, falhou-me.
Já andei a ver se o localizava e não encontrei. Se por acaso a sua autora passar por aqui, por favor "acuse-se" (ou acuse-me) porque assim, será mais fácil reencontrar o seu link!

Geléia de Cascas de Ananás

Cascas de 1 ananás
1,3 l de água (1300 ml)
600g de açúcar (usei 500g de açúcar e 100g de açúcar gelificado)

Deite as cascas do ananás num tacho e junte a água. Leve ao lume no tacho destapado até ferver. Reduza o lume para médio e deixe cozinhar durante 15 minutos. (De vez em quando, com a ajuda de uma concha, ia amassando os pedaços de ananás para largarem bem o sumo).
No fim desse tempo apague o lume e coe o líquido através de um passador de rede fina coberto por um pano fino.
Deve obter 1 litro de líquido. Junte-lhe o açúcar, mexa bem para dissolver e leve de novo ao lume até levantar fervura. Reduza para lume brando e deixe ferver durante cerca de 1 hora e 30 minutos até obter ponto de geléia.
Retire do lume e encha os frascos prèviamente esterilizados e feche com tampa hermética.
(Antes de os fechar coloco sempre uma rodela de papel vegetal embebido em álcool puro, sobre o bocal do frasco e depois coloco a tampa).

Notas:
- Escrevi entre parêntesis as alterações à receita original.
- Dá para 2 frascos médios / pequenos.
- Fica com um aroma e paladar excelentes.
- Pode usar-se em torradas ou tostas, sobre bolachas de água e sal, em Panquecas ou Crepes doces, para tornar os Bolos e Tartes mais brilhantes, para enfeitar pratos de Carne ou Aves (tipo Gourmet), para adoçar os Iogurtes naturais, para fazer refresco.

Com desejos de que passem um bom fim de semana, beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

8 comentários

  1. que maravilha! não me importava nada de ter um frasquinho desses na minha cozinha, para comer umas bolachitas ao lanche com essa geléia maravilhosa!

    ResponderEliminar
  2. Olá Bombom, adoro geléias e de abacaxi são uma delicia, gosto muito de aproveitar cascas de frutas, não gosto de desperdicio, sendo que se pode fazer delicias como essa que vc apresenta. Gostei muito, ficou uma cor linda. Bjocas ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  3. Olá Bombom,
    Bem!..... Mas que delicia que deve estar estA geleia.
    Realmente na natureza nada se perde.... tudo se transforma... e aproveita!...
    Bom fds.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  4. Olá Bombom, não sei se foi ou não no meu blog, mas eu tenho uma receita de geleia de ananás.
    É realmente muito boa,
    em relação à miolada, está é de carne de porco, mas também costumo fazer com borrego ou cabrito, e fica igualmente boa, vais ver que vais gostar.
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga!Conheci seu blog através da amiga Meri Pellens.Gostei e já estou seguindo vc.E vim lhe fazer um convite. Acabo de postar em meu blog um pedido singelo aos amigos.Me perdoe se este comentário é "colado", mas tenho certeza que você saberá entender que agora "corro contra o tempo" para saber o TEMPO de cada um de vocês.Aproveito para desejar-lhe um ótimo domingo e um começo de semana abençoado e de muita paz.Estou lhe aguardando em meu blog!
    Fique com Deus!Abraço amigo, "Rubi".

    ResponderEliminar
  6. A casca do ananás uso-a quando estou constipada. deito açúcar e deixo formar calda depois é o que se sabe
    kis :=)

    ResponderEliminar
  7. Tudo se aproveita, nada se deita fora...há dias vi dizerem que fritam as cascas das batatas, em vez de ir para o lixo, frita-se pois diz que tem muita vitamina. Mas gostei da receita, só que tenho a despensa cheia de doces e compotas, algumas ainda nem coloquei no blog, a minha saudosa mãe é que como gostava muito, ajudava a consumir... Tenho também um licor de ananaz feito só com cascas... beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Hummm, que delicia!
    Minha mãe sempre fez o suco da casca e é delicioso também!
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar