RECEITAS OU TRUQUES PARA SER SAUDÁVEL

terça-feira, julho 20, 2010

Andava eu a organizar os meus apontamentos e eis que encontro um texto que talvez possa ser útil às "clientes" de O Meu Estaminé!
Trata-se de um conjunto de 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual, publicado pelas Universidades de Harvard e Cambridge.
São sugestões muito simples que, se as tornarmos um hábito, não custam nada e podem melhorar muito a nossa saúde.

                     TRUQUES SAUDÁVEIS

1. um copo de sumo de laranja (ou uma laranja) diàriamente para aumentar o ferro e repôr a vitamina C.

2. salpicar canela no café - mantém baixos os níveis de colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

3. trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4. mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anti-cancerígenos libertados no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5. adoptar a regra dos 80% : servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6. o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de cancro de pulmão.

7. fazer refeições coloridas como o arco íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8. comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. Os molhos de tomate contêm licopeno, um antioxidante dos tomates que pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; além disso é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão cozinhados em guisados, molhos para massas ou para pizza. (É indicado para curar problemas da Próstata).

9. limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e constipações e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos 4 vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10. realizar actividades que estimulem a mente e fortaleçam a memória. Faça alguns testes ou quebra cabeças, palavras cruzadas , sudokus, aprenda outro idioma, alguma habilidade nova...Leia um livro e memorize parágrafos.

11. usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como provado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois têm os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder um ataque de coração. Usar fio dental e lavar os dentes diàriamente, pode acrescentar seis anos à sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.

12. rir. Uma boa gargalhada é um" mini-workout", um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stress e acorda as células de defesa e os anticorpos.

13. não descascar antecipadamente os alimentos. Os vegetais ou as frutas devem ser sempre frescos e descascados e cortados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.

14. ligar para os seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afectivo com os seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem tensão alta, alcoolismo ou doença cardíaca precocemente.

15. beber uma chávena de chá verde por dia.  O chá verde contém mais níveis de antioxidantes que o chá comum. Beber só uma chávena por dia desta infusão diminui o risco de contrair doenças coronárias.

16. ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de stress e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os animais fazem com que se sinta mais optimista, relaxado e isso baixa a tensão arterial do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17. colocar tomate e verduras frescas na sanduiche. Uma porção de tomate e salada por dia, baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo os cientistas da Harvard Medical School.

18. reorganizar o seu frigorífico. As verduras em qualquer lugar do seu frigorífico perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que todos os vegetais têm, e que combatem o cancro. Por isso é melhor usar a área reservada aos legumes, nas caixas ou gavetas de baixo.

19. comer como um passarinho. A semente de girassol, sésamo (gergelim), linhaça (clara e escura), papoila, etc, nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20.  mix de pequenas dicas para alongar a vida:

- comer chocolate negro amargo : é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- pensar positivamente. Pessoas optimistas podem viver até 12 anos a mais que os pessimistas. Estes apanham gripes e resfriados mais fàcilmente.
- ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos, têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contacto com a família.
- conhecer-se a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que dão prioridade ao SER sobre o TER, têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Uma vez interiorizados, estes conselhos fàcilmente se tornam hábitos. É exactamente o que diz uma certa frase de Séneca:

"Escolha a melhor forma de viver e o hábito torná-la-á agradável."

Ao ler de novo tudo isto, ocorreu-me um Pensamento antigo que diz:
"Pedimos sempre um conselho; nem sempre para o seguirmos, mas para que nos ilumine".
No geral, estas sugestões parecem-me muito certas e evidentes, embora uma ou duas me tenha deixado mais céptica...
Pois que sirvam para nos iluminar e mudar algumas incorrecções na nossa alimentação.

Beijinhos da

Bombom = Tia F átima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

5 comentários

  1. Só não sabia a da pizza :) Belos conselhos. Já ouvi dizer que a canela não faz lá muito bem ao coração. Será? ;)

    ResponderEliminar
  2. Querida, Fátima

    Não comentei no teu outro post, mas tenho lido alto aqui para os meus.
    E este agora, então, todos adoraram. Vc tem conselhos espetaculares. Obrigada.
    FELIZ DIA DO AMIGO!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  3. Nossa querida, quantas dicas importantes. Vou anotar todas. E feliz dia do amigo, com muita saúde e paz!
    Beijão

    ResponderEliminar
  4. Querida Bombom!
    Adorei os seus conselhos para uma vida mais saudavel! :)
    (especialmente aquele do chocolate negro, que adoro, eheh!)
    Eu, desde que abro o meu dia com uma Maçã, que tem antioxidantes e vitamina C, tenho escapado a todas as gripes e constipacoes! :)
    Um bom dia
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Querida Bombom
    Ameeeeeeei esse post! Valeu cada dica, muito obrigada.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar