O MEU ESTAMINÉ VAI FECHAR PARA FÉRIAS...

domingo, julho 25, 2010

Hoje venho participar-vos que o MEU ESTAMINÉ vai encerrar para descanso do pessoal (he,he!)!
Estou quase de abalada para "terras de sua magestade", onde vou brincar com os meus nètinhos que já estão de férias!
Se tiver tempo, nalgum intervalo das brincadeiras, ainda vos farei alguma visitinha, mas não contem muito com isso. Logo que regressar, passarei por aqui para vos dar notícias, mas será coisa breve porque voltarei a ausentar-me pouco depois. Este ano vou pela segunda vez visitar a terra de minha Avó Materna: a Ilha da Madeira. Levarei no coração o meu abraço solidário ao seu povo que foi martirizado pelas cheias e temporais do último Inverno.
Será que conseguirei passar sem vir aqui à minha cozinha?...

Para terminar deixo-vos aqui mais duas receitas de conservas caseiras. A primeira encontrei-a no blog receitas-da-carlita.blogspot.com

                          Tabasco Caseiro

10 red chillies (3 colheres de chá de flocos de malagueta vermelha))
1 colher de sobremesa de sal
3 colheres de sopa de vinagre

Triturar as malaguetas  na 123. Misturar com o sal e o vinagre.
Guardar num frasco de vidro esterilizado, bem tapado, em local escuro e fresco (despensa ou armário).

Notas:
Como não gosto do sabor do tabasco, experimentei este. A receita não o refere, mas eu vou deixar repousar durante 2 semanas, para a mistura apurar bem os sabores.
Usei red chilly em flocos, daquele que fiz e já vos dei a receita.
Para encher um frasco pequeno (reciclado da mostarda) são precisas 3 doses da receita, excepto o sal.
Acho que 1 colher de sobremesa é suficiente para um frasquinho deste tamanho.

Em seguida vem uma conserva de coentros que encontrei no blog da Sofia
daprussia.wordpress.com 

                         Conserva de Coentros

1 molhinho de coentros
1 dente de alho
Azeite virgem qb.

Ponha os coentros de molho em bastante água com vinagre para largarem algum insecto que contenham, durante alguns minutos (5 a 10m). Se não souber a sua proveniência, acrescente 3 gotas de lixívia para os desinfectar.
Escorra-os e passe por água limpa. Seque-os bem num pano de cozinha lavado (pano de prato).
Coloque-os sobre a tábua de cozinha e pique-os finamente, incluindo os talos.
Meta-os num frasco de vidro, esterilizado. Junte o dente de alho bem picadinho e envolva. Regue com azeite até cobrir. Guarde no frigorífico.
Usar às colheres para aromatizar molhos, arroz, pizzas, marinadas, etc.

Notas:
A receita deu-me para encher 3 frasquinhos pequenos.
Depois de colocar os coentros nos frascos, espremi um bom dente de alho em cada um, com a ajuda do espremedor de alhos.
Depois deitei um gole de azeite por cima e, com uma colher de inox, mexi bem para envolver melhor o alho nos coentros. A seguir enchi os frasquinhos com azeite. Tapei e guardei no frigorífico, mas fiquei na dúvida: será que o azeite não vai coalhar? Será que a conserva em azeite não aguentaria fora do frigorífico?
Já não vou ter tempo para fazer o teste, por isso vou jogar pelo seguro...

Talvez Goste de Ler

14 comentários

  1. Boas férias, querida Bombom.

    Um beijinho,

    ResponderEliminar
  2. Boa viagem e boas férias! Espero que te divirtas muito e mates as saudades dos netinhos. : )
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela dica.
    Por acaso não conheces nenhuma para conservar cabeças de alho?
    É que eu no Arripiado compro alhos, depois estou algum tempo sem l´´a ir, quando regresso, penso que as cabeças de alho estão impecáveis vou abrir e esborrachão na mão estão todos chochos.beijinhos e mais uma vez boas férias

    ResponderEliminar
  4. Já me tem acontecido isso quando o tempo está mais húmido. Lá na aldeia fazem pequenos molhos ou réstias compridas e deixam-nas penduradas na "loja" que é o piso térreo inferior, onde está sempre escuro e fresco. Sem ser a Massa de Alhos com Sal, não sei outro modo de os conservar. Eu costumo descascar duas cabeças e meto os dentes de alho numa caixinha da Tuperware redonda e hermética que os conserva mais de uma semana sem se estragarem. Mas este método não dá para muita quantidade de cada vez. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  5. Boas férias, querida Bombom!
    Eu também estive visitando a Rainha no ano passado e adorei a Inglaterra.
    A Ilha da Madeira não conheço, mas dizem ser muito linda, ainda irei com certeza.
    Aproveite e volte logo para nosso convívio.
    Beijos cariocas

    ResponderEliminar
  6. Querida Bombom aproveita ao maximo a companhia dos teus netinhos e restante familia.Boa viagem e excelentes ferias!!!
    Beijinhos doces
    Tina

    ResponderEliminar
  7. Umas excelentes férias na companhia da família!!
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  8. Boas férias Bombom :) Conserva sempre esta tua doçura!

    ResponderEliminar
  9. Amei a receita do tabasco caseiro! Sempre compro e nao imaginava que poderia fazer em casa.
    Obrigada amiga
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  10. Boa Viagem minha querida! Bem Hajas! Dá meu abraço à Ilha da Madeira e ao seu povo. e se puderes, pesquisa alguma coisa pra mim lá...será que tem? Beijos querida! Até a volta!

    ResponderEliminar
  11. Espero que tenhas umas boas férias!
    um beijinho...

    ResponderEliminar
  12. Ola Bombom,
    Esta conserva, no frigorifico, coalha. Mas pode usar-se na mesma, nao perdendo o sabor. O que eu noto e que a conserva ganha uma cor de oxidacao no sitio onde a colher toca, quando retiro conserva para uso. Talvez a solucao esteja em usar uma colher de madeira ou plastico para retirar os coentros ou em usar frasquinhos pequenos de uma so dose. Na blogosfera, ha tambem quem ponha a conserva de coentros nos recipientes para fazer cubos de gelo e os leve ao congelador.
    beijinhos e boas ferias!
    sofia

    ResponderEliminar
  13. pronto.. encontrei o que queria... em breve vai sair conserva de coentros na minha cozinha... lol

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito da conserva de coentros.
    É uma ótima maneira de aproveitar os coentros, que se estragam tão depressa.
    Obg pela partilha

    Bjs

    ResponderEliminar