COMO RECICLAR SOBRAS DE PÃO

quarta-feira, novembro 27, 2013


Há dias, percorrendo as Dicas do SOS Chef de que já vos falei, chamou-me à atenção o título "Cinco Maneiras de Aproveitar Sobras de Pão". Para muitas de nós, o tema não é novidade, mas quer-me parecer que há sempre alguém para quem pode ser útil voltar a lembrar. Por essa razão, deixo-vos o link e o texto. E, se calhar, ainda vos dou mais umas ideias.
Para não ficar muito extenso, substituí o n° 4 por uma receita minha, mas deixo-vos o link para poderem consultar melhor.
www.soschef.com.br    Secção de DICAS

5 maneiras de Aproveitar Sobras de Pão

1 - Torradas ou tostas - Fatiar e torrar no forno até ficarem crocantes.

2 - Pão Ralado (farinha de rosca) - Partir o pão em pedaços e torrar no forno até começar a dourar. Passar no liquidificador ou na 123 e transformar em farinha ou pão ralado caseiro. Guarde em frascos de tampa hermética.

3 - Bruchetas - Corte o pão às fatias. Pincele com azeite misturado com alho espremido e cubra com os seus ingredientes preferidos. Leve ao forno para torrar o pão. Ex: queijo; tomate e manjericão; fatias de beringela grelhada, tomate e manjericão; tomate seco e queijo, etc...

4 - Rabanadas(ou Fatias Douradas) - http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/2010/12/feliz-natal-e-rabanadas-com-calda-de.html

5 - Pudim de Pão - Adicione no liquidificador: 1 copo de leite (200 ml), 4 ovos, 1 chávena de chá (100 ml) de açúcar, 1 colher de chá de extracto de baunilha e 2 pãezinhos e meio partidos  aos pedaços ( ou 3 fatias de pão). Bata tudo até obter uma massa homogénea. Transfira para uma forma de pudim prèviamente caramelizada. Leve ao forno em banho-maria, até ficar firme e bem cozido (ou coza na panela de pressão).

Agora acrescentem mais estas (da minha lavra, he,he):

Pão Frito - Corte o pão às fatias e frite em óleo ou azeite quente. Escorra bem em papel de cozinha. Sirva a acompanhar refeições de peixe frito ou carne.

Crostões - Corte o pão às fatias. Corte cada fatia em tiras iguais e estas em pequenos cubos. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180°, por 10 a 15 minutos (pode variar conforme o forno). Logo que fiquem dourados, retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer. Depois de frios, guarde em lata ou em frasco de vidro, de tampa hermética.

Desejo-vos a continuação de uma boa semana.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

14 comentários

  1. Olá Fátima,
    Eu costumo ralar o pão duro e congelá-lo num saco fechado e sempre que preciso de pão ralado, lá está ele pronto a usar!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Bombom,
    Só não utilizo uma das sugestões o pão frito, as restantes são práticas normais aqui em casa, é um útil post pois sem dúvida existem muitas pessoas com dúvidas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Aqui em casa nunca se deita pão fora.
    Nunca fiz pão ralado nem fritei mas faço torradas ou tostas com o restos
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Oi Bombom,
    Ótimas ideias para aproveitar o pão nosso de cada dia.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho por hábito fazer tostas ou pão ralado, está muito prático este post.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Bombom, em primeiro lugar quero agradecer suas sempre tão gentis e carinhosas palavras deixadas no Face, obrigada, você é um amor!
    E agora, as sobrinhas de pão, aliás, não são sobras, pois pão pra mim não sobra, sempre tenho ideias, sejam em torradinhas, croutons e o que mais vier, suas dicas são ótimas, várias maneiras a se seguir,

    Grande abraço,
    Renata

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas, obrigada!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  8. Do que tu me foste lembrar!!!
    As tostas é o que mais se faz aqui em casa, mas a minha mae fazia um pudim de pao que era fantastico!!
    Da proxima nao faço tostas!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito das tuas ideias!! Ideias muito boas e espectaculares!! Obrigada pelas dicas!! Beijinhos e bom resto de semana para ti,tudo de bom!!

    ResponderEliminar
  10. Bombom, está aí algo que faço sempre.
    Pão é completo, não se pode desperdiçar nem uma casquinha!
    Aqui, a farinha chamamos "farinha de rosca". E amo pudim de pão.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Gostei destas ideias mas posso acrescentar mais três: Formigos ou Mexidos, Açorda e Sopas Secas Douradas. BJ

    ResponderEliminar
  12. Anónimo, muito obrigada pelo seu comentário, que veio enriquecer a lista das muitas maneiras de reciclar Pão Duro. Formigos e Açorda, também já conhecia, mas não me lembrei no momento. Sopas Secas já ouvi falar, mas não conheço. Vou pesquisar e em breve darei as receitas, pois são Doces Tradicionais desta época de Natal.
    Obrigada e beijinhos da Bombom

    ResponderEliminar
  13. ola muito boa suas ideias!!!outro dia comprei um pacotinho com torradinhas bem pequenas da marca parati q são muito boas de sabor carne e churrasco, vc nao sabe como eu poderia fazer torradinha com sabor??

    ResponderEliminar
  14. ola muito boa suas ideias!!!outro dia comprei um pacotinho com torradinhas bem pequenas da marca parati q são muito boas de sabor carne e churrasco, vc nao sabe como eu poderia fazer torradinha com sabor??

    ResponderEliminar