LADRILHOS DE MARMELADA (2) ...EU PECADORA, ME CONFESSO!!!

sexta-feira, dezembro 03, 2010

"Pedimos sempre um conselho. Nem sempre para o seguirmos, mas para que nos ilumine".

Este é um Pensamento que me acompanha desde a minha juventude, uma época em que eu me divertia a coleccionar Pensamentos e Receitas Culinárias.
Com o tempo fui descobrindo que acontece exactamente o mesmo, com as receitas. Da primeira vez, sigo a receita à risca, mas à segunda, vai mas é ao meu jeito e a receita é mesmo só para me iluminar!
Por isso, hoje tenho de confessar-vos que aldrabei a receita da Maria de Lurdes Modesto! Ai se a minha Amiga  e dona do http://cozinharcomosanjos.blogspot.com//  vê isto, dá-me já na cabeça! Pronto, foi uma de...criatividade... (invenção de preguiçosa, seria mais verdadeiro, he, he)!
Mas olhem que se eu tivesse tido a paciência necessária e não tivesse tido aquele desastre culinário que vos contei, até podia deitar foguetes, porque não ficou nada mal.
Então fiz assim:


1 Kg de polpa de marmelo cozido e escorrido, desfeito com a varinha mágica.
800g de açúcar branco (pilé)

Coloquei o puré de polpa de marmelo numa taça de pirex e o açúcar noutra e usei a técnica da Nigella: 20 minutos no forno a 180°. Passado esse tempo retirei com cuidado e deitei o açúcar sobre o marmelo e mexi muito bem. Verti tudo para dentro de um tacho de inox e levei a lume brando, com uma grelha no fogão para que a chama não tocasse no fundo do tacho. Durante a primeira hora, fui mexendo de vez em quando e na segunda devia ter mexido sempre até ver o fundo do tacho (sem deixar queimar!!!).
O resto, fiz igualzinho à receita que já vos dei.
Assim, não tive de deitar água nem fazer o ponto de cabelo, o que abreviou o tempo gasto.
O ponto e o sabor ficaram óptimos. O 2° problema foi a teimosia do Sr. Sol que teimou em não brilhar!
Por cima ficou sequinho, mas por baixo ficou um pouco mole. Hoje desenformei e fiz uns quantos quadrados a desengonçarem-se assim mais para os losangos e passei-os pelo açúcar. Agora vão ter de passar uns dias a secar, se o Sol ajudar, mas parece que as previsões meteorológicas são "do contra", pois vem lá muito frio para amanhã e muita chuva para toda a semana!

Um bom fim de semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. tia Fátima
    eu sou apaixonada por doces.qualquer um.
    tomara que aí faça o sol que está aqui.rsrs
    estou derretendo.
    beijos.

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga, adoro marmelada, na escola quando o lanche é pão com marmelada, lá vai a mãozinha leve da voluntária, fazer chegar à sua boquinha um pão com a dita cuja...
    não há-de estar para o gordinho não.Beijocas, claro que quero aproveitar as rendas ou dicas não percebi, eu queria era te enviar um postal e não posso, má...eh,eh

    ResponderEliminar
  3. (sorrisos)(sorrisos em gargalhadas mesmo) adoro-te, és mesmo uma querida verdadeira (pois, como sabes, há muitas imitações) fizeste o que eu faria e faço, pois se nós com a nossa experiência já não tivermos aprendido algo,ui, mal de nós.E ler uma receita tu sabes muito bem fazer, e ler não me estou a referir ao termo e sim a perceber o casamento dos ingredientes e tempo.Estou há espera do sol, mas parece que ele não quer nada conosco. Vou fazer, mas convinha ainda enquanto há marmelos, vamos ver se o São Pedro se resolve ajudar e ficar com a chuvita guardada, espero bem que sim. Pois ainda não cheguei ao inverno e já estou cheia até aos cabelos da chuva.

    P.S.Quando fizer os meus quadrados digo. os marmelos estão há espera. Só espero que não se lembrem de apodrecer, porque ficaram cansados de esperar o tempo seco (sorrisos)



    abraço imenso amiga

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desse pensamento!
    As vezes também faço algumas mudanças nos pratos e muitas vezes sai mesmo melhor que a receita original!
    Que delicia de marmelada, salivei - pena que aqui é raríssimo encontrar marmelo.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar