MOSTARDA DE GRÃOS (CASEIRA) DE DARINA ALLEN

segunda-feira, abril 07, 2014


Hoje trago-vos uma receita que fiz há cerca de um mês, antes de viajar.
É uma boa receita mas, por um LAPSO meu, o resultado foi quase um desastre culinário.
Mas primeiro vamos à receita que veio de La Cucinetta.

Mostarda de Grãos (Caseira)

De Darina Allen

2/3 de xícara de vinagre de vinho branco (de boa qualidade)
6 colheres de sopa de sementes de mostarda (amarelas e pretas)
3 ou 4 colheres de sopa de mostarda inglesa em pó
1/4 de xícara de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de sal (só usei 1)

* Nota - Use vinagre de Champanhe para um resultado mais suave.

Para facilitar, faça a mistura dentro de frascos de vidro altos para poder esmagar as sementes.
1 - Coloque as sementes de mostarda dentro do frasco e cubra com a primeira porção de vinagre.
Misture, feche o frasco e deixe à temperatura ambiente por 3 a 5 dias. Quanto mais deixar macerar, mais forte será a mostarda.
2 - Passado esse tempo, abra o frasco e, com o "socador" do pilão, esmague as sementes no vinagre, tanto quanto conseguir. (É mais fácil no frasco de vidro alto do que no pilão baixo, para evitar sujeira).
3 - Junte a mostarda em pó, aos poucos, misturando bem para dissolver os grumos.
Acrescente a segunda porção de vinagre, o mel e o sal. Misture bem e prove e rectifique o sal se for necessário. Tape e conserve no frigorífico. Pode ser usado imediatamente.
Rende pouco mais de uma xícara de mostarda.


 As minhas Notas:
- Fiz a receita à risca. Usei Vinagre de Champanhe da Gallo (Modelo/Continente).
- A mostarda inglesa em pó trouxe de Inglaterra, mas cá também haver (Jumbo ou El Corte Inglês).
- Em vez do "socador" usei a varinha trituradora.
- Rendeu-me 2 frascos de 200 ml.
- Ficou saborosa, amarelinha e com alguns grãozinhos finos.


 Agora o meu LAPSO!...
Quando me preparava para tirar as fotos dos ingredientes, saltou-me à vista: Sementes de linhaça !
E fiquei com 2 frascos de Mostarda de Linhaça, (he, he) que guardei no frigorífico para não deitar fora.
Entretanto, depois de regressar, pensei que:
        - se está saborosa (a mostarda inglesa é mesmo boa);
        - se a linhaça é uma semente saudável,
então, por que não experimentar?
Já a usei duas vezes e não me arrependi, para temperar uns lombinhos de porco e num peixe assado. Qualquer deles foi muito aplaudido pelo Provador Oficial do Meu Estaminé, que nem sonha que estava a comer Mostarda de Linhaça!
E fica o conselho: verifiquem sempre o nome das sementes, antes de usarem.

Boa semana! Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

15 comentários

  1. HUUUMMM mostarda caseira...
    Só pode ter ficado mesmo deliciosa Bombom.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz mostarda mas adoro e acho que ia gostar
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz, mas gostei do desafio.
    Respondendo à sua pergunta, o restaurante Lagar fica em Eiras, Espanha, perto de Lá Guardiã, do outro lado do rio Minho.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Atravessando a ponte nova que sai de Vª Nª de Cerveira!
    beijo

    ResponderEliminar
  5. Ola mais uma vez,
    Nao resisti e venho partilhar a minha receita de mostarda caseira.
    Quando deixei de consumir produtos diarios (leite, manteiga, queijos) tive que arranjar um substituto para as minhas sandes, foi quando a mostarda caseira se tornou a minha melhor amiga!

    A mostarda fica mais suave com o passar do tempo, de modo que eu faco o dobro desta receita e deixo na geleira para ter sempre mostarda pronta.

    Receita:
    1/4 cup sementes mostarda castanha
    1/4 cup sementes mostarda amarela
    1/2 cup vinagre (eu uso vinagre de vinho branco ou apple cider vinegar)
    1/2 cup agua (eu so uso agua engarrafada)
    1 colher de sopa de mel
    1 colher de sopa de acafrao
    1 colher de sopa de flores de alfazema
    1 colher de cha de sal (eu uso sal das himalaias)

    Eu coloco as sementes no liquido, num frasco fechado, por 2 ou 3 dias(as vezes esqueco-me ou nao tenho tempo e deixo mais tempo, nao tem problema algum).
    Ao fim dos quais junto os restantes ingredientes e, ou uso a varinha magica ou o processador de comida.
    Normalmente deixo pelo menos 1 semana na geleira para suavizar o sabor.

    As flores de lavanda dao um sabor extraordinario!

    Eu sei que a senhora limita o uso do sal (li um dos seu post neste assunto) mas o sal e' um bem essencial para o nosso organismo. Existem varios tipos de sal, por isso a convido a ver este video (eu assumo que a lingua inglesa nao e' uma barreira para si).

    https://www.youtube.com/watch?v=AZlBDGRpplA

    Tenha um excelente dia :)

    ResponderEliminar
  6. Eu até gostava de experimentar, porque as que encontro aqui, sao super picantes e eu nao consigo nem cheirá-las!
    O bom seria mesmo encontrar os grãos!!! A ver se alguem conhece isso na Siberia!
    Um beijinho grande,
    Mena.

    ResponderEliminar
  7. Ola mais uma vez Bombom,

    Eu andava a procura da receita original e finalmente encontrei!

    Aqui esta o link e e' em ingles
    http://www.learningherbs.com/news_issue_98.html

    A diferenca e' que eu em vez de uma colher de cha de acafrao e mel, eu ponho uma colher de sopa pq estou bem consciente dos beneficios de ambos, mas acho que e' uma questao de gosto pessoal. E se for preciso adiciono mais liquido, tendo em conta que e' uma parte de agua para uma parte de vinagre.

    Divirta-se! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga
    Adorei a receita de mostarda:)
    Kkkkkkkkkkkkkkk, ainda bem que linhaça faz muito bem pra saúde!!!!!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderEliminar
  9. Olá Bombom,
    As coisas que eu aprendi aqui!
    Nunca sequer pensei em fazer mostarda caseira!
    Gostei imenso do teu post.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Bombom,

    São incomparáveis as preparações caseiras, como esta que nos trazes, incomparáveis em sabor e em qualidade, desde que consigamos ter todos os ingredientes ! :)
    Gostei imenso da tua receita que vou anotar para um dia testar !
    Obrigada pelas tuas palavras de carinho lá no Blog do Chocolate ! :)
    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
  11. Um erro que pode ter levado a uma descoberta interessante :)

    ResponderEliminar
  12. Querida Bombom,
    passei pra lhe desejar uma feliz e abençoada Páscoa com alegrias sempre renovadas.

    Um abraço carinhoso,
    Calu

    ResponderEliminar
  13. Confesso que aqui por casa, a mostarda e algo que uso muito pontualmente mas porque não ter sempre a mão, esta caseira? Gostei e anotei amiga, pois sempre que aqui venho, fico sempre a aprender contigo.

    Beijinho e uma Feliz e Santa Pascoa para ti também!

    ResponderEliminar
  14. Bombom querida, vim agradecer seus votos e desejar igualmente uma Santa Páscoa à si e seus familiares, e um lindo final de semana. Menina que beleza de receita, adoro mostarda, e essa receita achei excelente, o seu lapso tbém veio a calhar, pois semente de linhaça é muito saudável. Gostamos muito de mostarda e quero experimentar. Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  15. Hola, te mando un saludo desde Murcia.

    ResponderEliminar