BAGAS DE GOJI E PÃO COM GOJI

terça-feira, novembro 22, 2011

                           Bagas de Goji
Na última ida ao supermercado, encontrei pela primeira vez as Bagas de Goji de que já tinha ouvido falar.
Chegada a casa, fiz um pão com a receita de base que vos deixei no último post e acrescentei 2 colheres de sopa de bagas de Goji e 2 de sementes de girassol. 




 Obtive um belo pão amarelinho que até parecia um bolo!
Sem sabor de especial, mas levemente adocicado. Podia ter posto 3 colheres de sopa de bagas e só uma de açúcar na massa. 



Ficou esponjoso e macio e simples ou torrado, é óptimo com queijo fresco ou compota (para os mais gulosos).
E para que fiquem a saber tanto como eu, aqui vai:


Bagas de Goji


- São originárias das Montanhas dos Himalaias e da zona do Tibete, há muito conhecidas e usadas na medicina chinesa.
- São muito ricas em antioxidantes (que eliminam os radicais livres). 
- Diz-se que têm propriedades afrodisíacas (penso que só se for comido em grandes quantidades).
- Podem ser consumidas por pessoas de todas as idades e condições físicas, incluindo futuras Mães em estado de gravidez. 
- Contém 21 minerais entre os quais zinco, ferro (mais do que a carne vermelha), cobre, cálcio, selénio e fósforo.
- Fornecem também vitaminas B1, B2, B6, E e uma grande concentração de vitamina C e betacaroteno (+ do que a cenoura).


Análise Nutricional por 100 g :


Calorias : 360 kcal
Proteínas : 12,20 g
Hidratos de Carbono : 57,82 g
Lípidos : 7,14 g
Fibras : 7,79 g
Cálcio : 112 mg
Ferro : 9 mg
Fósforo : 203 mg
Zinco : 2 mg
Selénio : 50 mcg
Potássio : 1,132 mg

 O seu sabor é levemente adocicado (como o das passas de uva) e lembra o do damasco.
As bagas são vendidas secas e podem comer-se assim ou misturadas no yogurte, cereais de pequeno almoço, saladas de frutas ou de vegetais, batidos, gelados e na massa do pão ou bolos, como qualquer outra fruta seca.
Também podem ser re-hidratadas, pondo-as de molho para obter a consistência próxima da original.
A dose diária ideal são dois punhados de bagas.
Devem guardar-se em local seco e fresco, em pacote ou em frasco bem fechado.
Podem semear-se no quintal ou na varanda onde não apanhem muita chuva. Não gostam de muita água.
Para isso, depois de hidratadas, abrem-se e retiram-se as sementinhas (não sei se é só uma ou mais) e semeiam-se várias num vaso, porque nem todas se desenvolvem. Dão um pequeno arbusto e ao fim de 2 anos já dão bagas!

Nota: Hoje juntámos uma colher de sopa de bagas de Goji hidratadas na salada de frutas (era só para 2 pessoas). Além de fazer bem à saúde, dá-lhe um realce de cor, muito bonito.
- Para hidratar: Colocar as bagas dentro de um recipiente com água para as cobrir e deixar repousar durante 30 minutos. Coar e deitar fora a água e juntar as bagas à salada de frutas. Se for para outros fins (gelados, por exemplo) secar em papel de cozinha, antes de utilizar.


Se quiserem saber mais receitas com Goji, vejam em 
www.bagasgoji.com/page-19-Como+consumir+gojis.html

Continuação de uma boa semana, com saúde e boa disposição.
Beijinhos da 


Bombom / Tia Fátima ou Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

10 comentários

  1. Olá Fátima!
    Desculpa só hoje estar aqui mas eu sou uma malandra não é verdade?
    Já fiz dois bolos com as bagas goji, e gostei muito é para fazer mais o teu pão também ficou 5*um beijinho grande:))Agora os meus netos não estão cá como sempre só tiveram cá 2 anos estão no Brasil e já nasceram lá mais 2 meninas!

    ResponderEliminar
  2. Oi, Bombom,
    Este pão está de dar água na boca!
    Abraço,
    Dodoca

    ResponderEliminar
  3. Já vi as bagas à venda mas ainda não me entusiasmaram... o pão ficou lindo.

    ResponderEliminar
  4. Bombom!
    Este pão está com aspecto lindo, de dar água na boca.
    Vou espreitar por aqui a fim de ver se encontro esta tal de Goji, pois eu nunca ouvi falar, mas deve ser uma delícia.
    Como sempre, uma cozinheira de mão cheia, parabéns!
    bjs cariocas

    ResponderEliminar
  5. Minha amiga, estou vendo que essas bagas goji fazem o maior sucesso por aí, não é? Aqui ainda não temos, pelo menos nunca as vi, me parecem cerejas secas, estou certa?

    Seus pães estão muito apetitosos, você está de parabéns!

    Um abraço,
    ótimo sábado!

    ResponderEliminar
  6. Olá, Bombom,
    Fiquei muito feliz ao ver a sua presença nos seguidores do meu blog!
    Obrigada, volte sempre!
    Bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  7. Olá Bombom,
    Eu nunca experimentei fazer pão com estas bagas, normalmente como-as em cru
    Compro amendoins, sementes de abóbora, bagas de Goji, avelãs... misturo tudo e depois deito em pequenas caixinhas.
    Ando sempre com uma destas caixinhas na carteira, e quando tenho fome, petisco esta mistura (assim escuso de comprar barras de cereais, um bolo ou outra coisa qualquer), fico saciada e ás vezes é o suficiente até chegar a casa e jantar...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  8. as bagas de goji compradas no jumbos, pingo doce e por aí nada fazem. São alteradas, é cm ir comer salda ao mac donalds. Têm que ser certificadas e compram-se em ervanarias certificadas ou casas produtos naturais CERTIFICADOS

    saudações e boa receita:)

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Li sobre a baga Gobi e fiquei interessada em comprar. Poderia informar-me onde vende?
    Não conheço e parece que são gostosas!
    Obrigada
    Dacidalva


    ResponderEliminar
  10. Olá
    Li sobre a baga Gobi e fiquei interessada em comprar. Poderia informar-me onde vende?
    Não conheço e parece que são gostosas!
    Obrigada
    Dacidalva


    ResponderEliminar