LEMBRANçAS SIMPLES E PERFUMADAS

terça-feira, dezembro 07, 2010

O Natal está à porta e o fim do Ano já se antevê...
Para os Cristãos, o Presépio tem mais significado do que a Árvore de Natal, mas a verdade é que para a maioria de nós, não há Natal sem pensarmos em presentes. É a Criança que há em nós e eu acho isso saudável, desde que sejamos sensatos!
O difícil nesta época de grande consumismo e até de ostentação, é sabermos distinguir entre um presente caro e uma lembrança simples mas carregada de afecto.

Até aos 10 anos, em minha casa sempre se fez o Presépio. Íamos buscar musgo e pedras e fazíamos os montes e vales sobre uma mesa. Colocávamos as figurinhas tradicionais, fazíamos riachos com as "pratas" dos chocolates e o lago dos patinhos com um espelho.
Na véspera de Natal fazíamos a Consoada e ao jantar havia bacalhau com batatas e couves. Depois vinham as sobremesas que ainda hoje me fazem água na boca, só de pensar nelas! Bilharacos, as filhoses de abóbora à moda da terra do meu Pai (Veiros, Estarreja), feitas pela Tia Carolina (sua irmã). Os Sonhos que a minha Mãe fazia e que ainda hoje me fazem sonhar, envoltos numa calda aromática de açúcar, casca de limão e vinho do Porto! E o Bolo Rei que tinha sempre uma fava e um brinde escondido!
Depois tínhamos pela frente meia hora a pé para ir a Benfica assistir à Missa do Galo.
Entretanto já tínhamos deixado os sapatinhos junto ao Presépio, para ver se o Menino Jesus lá deixava algum presente...E quando regressávamos era uma alegria ver aquela garotada toda eufórica a abrir, cada um o seu presentinho de Natal!

Hoje trago-vos umas Lembranças Perfumadas, fáceis de confeccionar e pouco dispendiosas. São as almofadinhas e os saquinhos de Alfazema que todas nós gostamos de ter nos armários e nas gavetas da roupa.

 Estas foram feitas com os restos dos sacos de guarda-chuvas que se avariaram.
Vamos precisar de 10cm de tecido fino ou serapilheira se gostarem de um estilo mais rústico (e muito barato).
1 pacote de sementinhas de alfazema
1 frasquinho de essência de alfazema (lojas chinesas)
10 cm de drakalon fino


Ontem, quando me lembrei de vos falar nisto já estava a acabar o meu trabalho e o frasco das sementinhas já estava no fim!...
Num frasco de boca larga ponho as sementinhas. Junto umas gotas de essência de alfazema para manter o aroma por mais tempo e mexo com uma colher. Fecho bem o frasco, hermèticamente.
Corto o drakalon (aquela espuma fininha para forros e enxumaços que está do lado esquerdo) em quadrados de cerca de 8cm.
Num pedaço de cartolina de uma caixa velha cortem um quadrado de 9cm de lado, para molde.
Cortem quadrados de tecido e cozam em 3 lados. Virem do lado direito da costura e preparem o enchimento: no meio do quadrado de drakalon deita-se 1 ou 2 colheres de chá de alfazema e fecha-se pelas 4 pontas, apertando bem e introduz-se dentro do saquinho. Fecha-se com ponto de alinhavo ou ponto atrás.


Na imagem podem ver um saquinho feito em fita larga para ponto de cruz com monograma e outro feito com serapilheira ou estopa. Fazem o molde do tamanho que quiserem, dando margem para a baínha do saco.
Este foi feito com uma sobra e mede 12cm de comprimento e 8cm de largura.
As fitas podem ser de cetim, ou fio dourado. Se gostarem, podem enfeitar a abertura do saco com uma renda simples e fininha.
Uma boa semana para todos os que me visitarem.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

7 comentários

  1. Olá Bombom querida!
    Desculpa minha ausência, mas andei sem conexão definida e agora é que estou colocando minhas leituras em dia.
    Já li todos seus posts e fico sempre com água na boca pelas receitas tão bem elaboradas e até fáceis que fazes.
    Aquela marmelada deixou-me tão atônita que fui à procura dela no mercado. Achei e eu e o marido já comemos toda, acompanhada de um naco grosso do nosso famoso queijo Minas branquinho e macio. Conheces?
    Bem, quanto ao Natal e seus rituais, também tive muito em minha infância com pais e irmãos. Montávamos também o presépio e o que dissestes sobre colocar as figuras e fazer um lago com espelho é simplesmente idêntico ao que fazíamos também por aqui.
    Hoje, ando desanimada diante da grande comercialização que tudo isto virou e estou um pouco 'amarrada' para começar os festejos natalinos, mas sempre faço algo e no momento, estou à procura de presentes para um menino de orfanato que sempre ajudo.
    Adorei seu post e os trabalhos cheirosos que atravessaram o oceano e já posso sentir o cheirinho gostoso do alecrim destes teus sachés. lindos!
    beijinhos cariocas

    ResponderEliminar
  2. Olá querida amiga,
    Estava a ler e a lembrar, como tudo era muito mais simples há uns anos atrás. Em minha casa sempre se fez a árvore de Natal, com umas bolas que eu e a minha irmã sempre tratavamos de partir algumas, caíam ao chão e ficavam em cacos. Não havia luzes e a neve parecia algodão em rama. O presépio era assim uma coisa de cartão que se montava. Iamos buscar ao quintal o musgo e as coisas mais simples serviam para enfeitar. As prendas eram o que se estava a precisar e os pais davam nesse dia. Era de facto uma vida mais contida e a alegria estava na família estar unida e estar bem. Em minha casa nunca houve a chegada do menino Jesus, nem sei porque razão, já que a minha mãe era muito católica! O hábito era vestirem-me de Pai Natal, porque era a mais nova e eu distribuía as prendas.
    Agora tudo é muito diferente e tu sabes bem como, ainda não me mobilizei para começar a preparar as coisas de Natal, anda tudo tão queixoso!! Claro que vai haver Natal, mas o clima não está muito bom!!
    Boa sugestão a tua com essas saquinhas de alfazema, satisfaz mesmo aquilo que eu defendo, prendas feitas por nós e que levem um pouco de nós.
    Muitos beijinhos,
    Manú

    Ps. Aqui o cardápio é do melhor! rsssssssss

    ResponderEliminar
  3. Querida Bombom, que lindos esses mimos...e ainda cheirosinhos? Que delícia! Gostava muito de fazer essas coisas...sei fazer tantas coisas de trabalhos manuais que nem imaginas. Já fiz para vender, hj faço só para presentear...quando faço, pois só me apetece escrever...atualmente só isso é que me agrada e ler tb!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. Que belas as suas lembranças de infância. Eu também as tenho muito boas e é com muitas saudades que relembro da chegada do Papai-Noel em carrocinha cm sininho a tocar.
    Quanta festa, guloseimas e presentes.
    Lindas e tão carinhosas as lembrancinhas.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  5. Natal!!!Que recordações boas tenho do tempo que eu era criança eu e os meus irmãos levamos a noite inteira a ver os sapatos na chaminé,ok, não dormiamos. mas, não sei como a minha mãe conseguia lá colocar os presentes sem darmos por isso (numa nossa quebra, que adormeciamos)o cheiro da casa nesse dia dos fritos e doces de Natal ainda tenho na minha memória. Depois o Natal já com os meus filhos, que saudades, a familia ia toda para minha casa.Sabes uma coisa? Quando até há uns 4 anos atrás me diziam que o Natal é uma quadra feliz e triste ao mesmo tempo, eu ligava sem ligar. Hoje compreendo. É uma quadra de familia, mas, quando as pessoas que amamos começam a partir, é então uma quadra triste. A minha é muito triste de há 3 anos a esta parte. há que ser forte e levar o Natal em frente, mas, podes crer queria estar longe e só com os filhos em qualquer parte que não ouvisse a palavra Natal. enfim. Sabes esses saquinhos de alfazema sempre fiz na minha vida, com bordados em ponto de cruz com desenho ou o monograma para quem era direcionado. juntava sempre um pouquinho de mim aos presentes. sempre com excelentes dicas amiga.

    abraço imenso

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  6. Adorei, tenho sempre saquinhos de alfazema nos meus armários!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  7. Boa noite.
    Eu gostava de comprar aqui no Porto uns saquinhos de alfazema para minha mulher colocar nas gavetas. Onde posso encontrar ? Será que poderei ter ajuda?
    Cumprimentos,
    Francisco Sampaio

    f.sampaio@netcabo.pt

    ResponderEliminar