TABEFES...DA AVÓ CRISTINA

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Hoje apresento-vos um doce carregado de memórias de infância. Nesse tempo não havia batedeiras eléctricas, nem frigoríficos. Os bolos eram batidos à mão e para as claras em castelo, o método era peculiar. Punham-se as claras num prato com umas pedrinhas de sal (hoje ainda o fazemos) e muníamo-nos de dois garfos: segurávamos um entre o dedo polegar e o indicador e o outro entre o indicador e o médio.E então, era um instante enquanto as claras levantavam e ficavam tão firmes, que até se podia voltar o prato de pernas para o ar sem elas caírem!
Depois do doce feito era colocado em lindas taças de pé, das que antigamente se usavam para o champanhe. Sim, que nessa altura ainda não se falava em "flutes", nem "modernices".Como não havia frigoríficos, este doce era confeccionado na véspera e colocado em lugar fresco e seco, dentro de um armário (no escuro).


TABEFES

Para cada clara de ovo:
- 2 colheres de sopa rasas de açúcar
- raspa de casca de limão

Batem-se as claras em castelo bem firme, junta-se o açúcar continua-se a bater mais um pouco para obter um merengue forte. Junta-se a raspa de limão e mexe-se.
Distribui-se em copos ou tacinhas ( as de pé alto fazem mais vista...e os olhos também comem).
Colocam-se dentro de um armário em local fresco e seco de um dia para o outro.


Como vêem, mais simples não há. Por isso, vai dedicado aos meus Nètinhos e aos vossos Filhotes, que vão adorar fazê-los. Como vão ter de esperar para o outro dia, aprenderão a importância do SABER ESPERAR...
E não tenham a tentação de meter no frigorífico porque não conseguem o mesmo resultado. Eu fiz isso uma vez e apanhei a maior desilusão!

Como o Meu Estaminé ainda está a trabalhar a "meio gás", por causa da falta de "ligação eléctrica" e luz nas "montras" (fotos, etc...), resolvi lançar um pequeno desafio. Se fizerem os TABEFES, tirem uma foto e mandem para o mail do Estaminé.
As melhores têm brinde!

Bjs. da Tia Fátima (Bombom)

Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. Olá Fátima,

    Que maravilha estas dicas do dito "antigamente"...Pois,para mim tem muito valor. Eu sou muito ligada aos sabores da memória de infância.E claro que estes é um deles,como eu via a minha mãe a bater as claras desta maneira,os bolos até ficavam com outro sabor.Fátima achei muito giro o desafio e como eu não sou mulher de fugir dos ditos. Logo que tenha um tempinho vou fazer...e claro que vai ser rápido,ok?Um muito obrigada por nos trazer dicas e receitas tão válidas...

    Beijinhos

    P.S.Mais uma vez muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a receita e a história.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma receita e uma lição de vida e valores. Assim é você né Bombom!
    Um abraço bem apertado
    Léia

    ResponderEliminar