UMA ANEDOTA E UM MENÚ...TUDO GOURMET!

segunda-feira, dezembro 02, 2013


Hoje, no Meu Estaminé, houve Ementa Gourmet!
Na hora de dizer ao Provador o que era o almoço, lembrei-me daquela anedota que circula na net a propósito da comida Gourmet, conhecem?
Para quem não conhece, fica aqui registada:

- Hoje fui a um restaurante gourmet!
- Ai sim? E então?
- O meu almoço foi Camarão envolvido em Molho Béchamel, com pequenos apontamentos de Salsa Frisada Australiana, em cama de Massa Fina, banhada em Pão Ralado crocante e confitada em Óleo Vegetal.
- O quê??? O que é que tu comeste, pá?
- Comi um Rissol!!!...



 He, he! Até parecia eu a dizer que o almoço era:
Escalopes de Frango e Fatias de Maçã Crocantes, confitados com PANKO (pão ralado japonês), acompanhados de Geleia de Malaguetas (Chilly Peper),  Risoto de Tomate e Salada Mista.

                   Geléia de Malaguetas  (Chilly Peper)

Já há muito tempo, tinha ouvido falar no Pão Ralado Japonês, mas nunca tinha tinha encontrado à venda. É feito a partir do pão duro, mas sem o torrar. Deixa-se secar ao ar e, quando está rijo, mói-se grosseiramente.


Em Inglaterra é fácil de encontrar e a minha nora fez uns Filetes de Peixe com tiras de Banana Crocantes de que gostámos muito. De presente, ela ofereceu-me uma embalagem de Panko.

                É feito em Espanha!

Escalopes de Frango com Fatias de Maçã, confitados com Pão ralado Japonês 

Umas horas antes, temperei os Escalopes de Frango com:
- Alho picado, sumo de limão e um creme feito com 1 colher de sopa de azeite virgem, 1/2 colher de chá de Sal Verde e 1/2 colher de chá de Bonsalt (sal de potássio para hipertensos).
Na hora de preparar, fiz como se fosse para filetes, mas no forno:
- De um lado um prato com farinha de trigo, outro com clara de ovo ligeiramente batida e outro com o Panko (pão ralado japonês).


- Forrei um tabuleiro com papel vegetal (para não ter de o lavar depois de acabada a função).
- Passei os escalopes por farinha, depois pela clara de ovo batida e no final pelo pão ralado e coloquei no tabuleiro.
- Lavei muito bem uma maçã, tirei-lhe o centro e fatiei aos círculos. Passei-as pela clara de ovo e pelo pão ralado e coloquei ao lado dos escalopes.
- Levei ao forno pré-aquecido a 180° durante cerca de 30 minutos, até alourarem.

Notas :
- Os alimentos confeccionados com este Pão Ralado especial, ficam muito crocantes e saborosos.
- Os "Crispies de Maçã" ficam muito bem como aperitivo, além de serem um bom acompanhamento.

Da Geléia de Malaguetas falo-vos amanhã.
Uma boa semana para todos.
 Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)



Talvez Goste de Ler

5 comentários

  1. Querida Bombom,
    Não conhecia a anedota e já me proporcionaste uma bela gargalhada. Obrigada!!
    Quanto à tua refeição, é mesmo muito gourmet e eu adoro o Panko, pois torna tudo mais estaladiço e crocante.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Oi Bombom,
    gostei das dicas e também da piada, rsrs...
    Ainda não vi por aqui o tal do pão ralado japonês.vou dar uma procurada nos mercados grandes.
    Boa semana pra vc.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a anedota e achei muito engraçada.
    Numa vi desse pão ralado por aqui,mas hei-de procurar.
    Os filetes devem ficar uma delicia.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Bombom, sem duvida a anedota fez me rir, é bem assim...
    Sua refeição ficou muito gostosa, sim senhora, a farinha panko temos aqui bem fácil, pena que por ser pão ralado seja bem cara,
    enfim, acho que assim mesmo vale a pena, pelo ótimo aspecto das suas delicias!

    ResponderEliminar
  5. Também não conhecia e fiquei curiosa, vou "investigar" o assunto :)
    Obrigada por partilhares a boa disposição, nunca é demais!

    Bjs

    ResponderEliminar