O PLANO ALIMENTAR

terça-feira, abril 09, 2013

Com base no livro Superalimentos - Comer Bem Para Ser Saudável, de que já vos falei anteriormente, proponho-me analisar convosco O Plano Alimentar.
"Estas recomendações baseiam-se em investigações científicas respeitáveis, em conceitos não ortodoxos com um grau de sucesso demonstrado em estudos realizados. Os alimentos aqui incluídos são ricos em nutrientes conhecidos por desempenharem um papel chave no combate ao cancro: vitamina A (e o seu precursor betacaroteno), as vitaminas B riboflavina e ácido fólico, vitamina C, vitamina E, selénio e alimentos ricos em fibra."
Com esta informação, qualquer pessoa pode elaborar as ementas que mais gostar.

Fruta e legumes frescos - Os principais aliados na luta contra o cancro, são a fruta e os legumes.
Cinco porções diárias é a quantidade recomendada. Muitos especialistas consideram que o ideal são nove porções diárias (sobretudo se estiver doente). Estes alimentos são muito ricos em antioxidantes.
As pessoas que sofrem de cancro devem comer a maior variedade possível de alimentos vegetais, incluindo fruta, legumes, ervas aromáticas e cereais.
Certifique-se de que estes produtos são frescos, integrais e biológicos (sem agrotóxicos). Qualquer suplemento vitamínico deve ser proveniente de fontes naturais e não sintético, sempre que possível.

Vitamina A e betacaroteno - O betacaroteno é um precursor da vitamina A. É o pigmento dos frutos e legumes de cor amarela, laranja e verde-escura, portanto, quanto mais forte for a cor, melhor.
As melhores fontes destes nutrientes são: cenouras, damascos, abóbora, espinafres e agriões; a vitamina A também se encontra no leite inteiro (gordo), no queijo e na manteiga.

Vitamina C - Além do seu poder antioxidante, é também uma anti-toxina.
As maiores fontes desta vitamina são: as groselhas,s morangos, os kiwis, os agriões, a mostarda, os pimentos verdes, a couve crua, a couve-flor, os espinafres, a salsa e todos os citrinos.

Vitamina E - As melhores fontes de vitamina E, são: azeite virgem extra (de oliveira), óleo de girassol e de açafroa prensados a frio, frutos secos (em especial amêndoas), cereais integrais, pão integral, gérmen de trigo, legumes de cor verde escura e ovos.

Selénio - Esta substância é um antioxidante eficaz e vital para os mecanismos de defesa das células. O selénio aumenta a actividade da vitamina E e tem um efeito protector nos cromossomas. Como a maior parte das substâncias vestigiais, o selénio em excesso é tóxico e tomar suplementos sem orientação médica pode ser perigoso. É melhor confiar nas fontes alimentares, sendo as mais ricas o alho, a levedura de cerveja, os ovos, o marisco, os cogumelos, as sementes de sésamo, o arenque e a cavala, as castanhas do Pará e do Maranhão, os cajus e os espargos.

Ácido fólico - Os cancros do pulmão e do cólon foram os primeiros a ser relacionados com uma deficiência de ácido fólico.A certeza de que esta vitamina do complexo B desempenha um papel vital na prevenção do cancro, está a aumentar. Boas fontes incluem legumes verdes, feijões, bróculos, couve-flor, citrinos e batata doce.

Alimentos crus - Tente consumir a maior quantidade possível de alimentos crus (cerca de 1/3 dos alimentos que come por dia - saladas variadas, cebola, alho, fruta) pois são mais nutritivos.

Alimentos ricos em fibra - O consumo adequado de cereais com fibra é vital para o bom funcionamento dos intestinos. A fibra contida nos legumes e na fruta tem ainda um papel importante na digestão e na eliminação de certas toxinas e substâncias cancerígenas.
as melhores fontes de fibra são: aveia, pão de trigo integral, cereais integrais, cevada, arroz integral, couves, ervilhas, feijões, lentilhas, frutos de bago e frutos secos. Pràcticamente todos os legumes e frutos contêm fibra.

Peixe gordo - O papel dos ácidos gordos ómega-3 na prevenção do cancro está hoje a ser confirmado - alguns estudos demonstraram que podem ajudar na prevenção do cancro colo-rectal e da mama. As melhores fontes são o arenque e as sardinhas.

Rebentos de sementes (cereais, frutos secos e leguminosas) - Os rebentos são baratos, acessíveis e livres de poluição; são uma fonte de vitamina C,, de alguma proteína vegetal, de substâncias vestigiais e de vitaminas do complexo B. São verdadeiramente biológicos se os cultivar em casa, num vaso sem químicos. Pode cultivá-los em qualquer altura e colhê-los uns dias depois. Não necessitam de ser cozinhados: basta lavá-los, sacudi-los bem e juntar a uma sandes, a uma salada ou a uma sopa. Certifique-se no entanto de que compra as sementes para germinar em locais de confiança que garantam que não contêm fungicidas.

Alimentos fermentados - Os produtos lacto-fermentados, como o chucrute e o iogurte, têm sido alimentos de primeiro plano nas dietas dos povos mais saudáveis e com maior longevidade do mundo. Os sumos de fruta ou de legumes podem ser fermentados, eliminando a necessidade de sofrerem um tratamento de calor destrutivo.

Para a próxima vez falaremos da Ementa Semanal.
Desculpem por este artigo ser tão extenso, mas achei demasiado importante esta informação para estar a "retalhá-la".

Continuação de uma boa semana para todos. Beijinhos da

             Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

0 comentários