ALIMENTAçÃO SAUDÁVEL

domingo, abril 07, 2013


O Meu Estaminé vai a partir de hoje debruçar-se sobre o tema da Alimentação Saudável.
Com base nestes 3 livros que vos mostro, procurarei dar-vos pistas, informações ou receitas que vos podem ajudar a elaborar ementas que vos permitam manter ou melhorar a vossa Saúde.
Costumamos dizer que "Só nos lembramos de Santa Bárbara, quando faz trovões". Pois em Saúde, temos de nos lembrar dela antes que seja tarde, e o melhor é começar já!
Do livro Super Alimentos - Coma bem para ser saudável:
"Cada vez duvidamos menos de que consumir grandes quantidades de fruta fresca, legumes e cereais em grão e reduzir o consumo de hidratos de carbono refinados e alimentos processados, tem um forte impacto na nossa vulnerabilidade ao cancro (e outras enfermidades)." - Michael van Straten e Barbara Griggs.

Para quem sofreu uma doença grave (cancro)ou se encontra débil e com o sistema imunitário fragilizado, recomendam-se os seguintes alimentos:

"Alimentos de 4 estrelas:

* Damascos, * Cenouras, * Beterraba, * Couve, * Alho

Os Superalimentos

Fruta - Maçãs, damascos, bananas, todos os citrinos (laranjas, limões, limas e especialmente toranjas), todos os frutos de bago (particularmente os arandos), todos os frutos silvestres (especialmente a groselha), melão, melancia, pêssegos amarelos, morangos e diospiros.

Legumes - espargos, pêra abacate (cá para mim, é fruta), couve portuguesa, couve galega, couve branca, bróculos, couves-de-bruxelas, couve-flor, couve-nabiça, rábano, alho-francês, rabanetes, nabos e nabiças, tomates, agriões, alface, cogumelos, pimentos verdes, vermelhos e amarelos, batata, abóbora, batata doce ou inhame, alho e cebola.

Fruta seca - especialmente damascos e ameixas.

Cereais - cevada, arroz integral, trigo-mourisco, milho-miúdo, trigo integral, gérmen de trigo.

Leguminosas - lentilhas, grão e todos os tipos de feijão

Sementes e frutos secos - amêndoas, avelãs, sementes de abóbora, girassol, sésamo e nozes.

Ervas - salsa, tomilho, salva, alecrim, rosmaninho,camomila, estragão, cravinho.

Outros - azeite virgem extra, iogurte, chucrute.

Bebidas - Sumos de frutas e de legumes fermentados, especialmente de beterraba, couve, cenoura, batata, papaia, ananás.

Os Alimentos Perigosos

1 - Proteína animal - Está provado que comemos demasiada carne para as necessidades do nosso organismo. Esse excesso, produz toxinas que dificilmente são excretadas e se acumulam no nosso corpo, enfraquecendo-o e tornado-o vulnerável às doenças. Alem disso, a maior parte da carne que se vende hoje está contaminada com hormonas, substâncias químicas para a tornar tenra, antibióticos, resíduos de pesticidas e outras substâncias indesejáveis.
Dê preferência aos produtos provenientes da Agricultura Biológica.

2 - Gorduras-trans - São gorduras criadas durante a hidrogeneção dos óleos. Encontram-se na fast-food e nos alimentos processados e hoje são apontadas como o tipo de gordura alimentar mais perigosa

3 - Gorduras, óleos e nozes rançosas - Quando os alimentos com gordura se tornam rançosos ou oxidam, produzem químicos prejudiciais chamados radicais livres. Estes são irritantes para o estômago e impedem a absorção de vitaminas A, C, e E pelo organismo e podem ser cancerígenos. Precisamos de ingerir alimentos ricos em anti-oxidantes que combatem a sua actividade. A farinha de trigo integral, os cereais e o gérmen de trigo, devem ser acondicionados no frigorífico e rejeitados ao primeiro sinal de degradação. As nozes devem ser consumidas no momento em que são descascadas, ou guardadas descascadas no congelador."

E por hoje, interrompo aqui a "prosa" que já vai longa. Amanhã continuarei a falar-vos dos Alimentos Perigosos.
Desejo-vos um óptimo fim de semana e aproveitem o Sol, mas cuidado com o frio que se anuncia!

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)


Talvez Goste de Ler

0 comentários