ALIMENTOS PERIGOSOS (CONT.)

domingo, abril 07, 2013

Antes de de falarmos de receitas, devemos conhecer bem todos os produtos que podem prejudicar a nossa Saúde.
Retomando a "conversa" anterior, vamos completar a lista dos Alimentos Perigosos.

4 - Alimentos com elevado índice glicémico (IG) - Devemos evitar os hidratos de carbono em demasia, como a farinha e o açúcar brancos (refinados).

5 - Alimentos fumados, curados e de churrasco - O "bacon" e todas as carnes ou peixes fumados (presunto, chouriço, etc), legumes em salmoura e alimentos grelhados (churrasco) que fiquem queimados, contêm substâncias cancerígenas.

6 - Carne processada - Os produtos preservados à base de nitratos e com elevados teores de sal e de gordura saturada (salame, fiambre, salsichas, etc.) devem ser evitados, pois os nitratos são convertidos no estômago em nitrosaminas, que são cancerígenas.

7 - Aditivos - Todos os aditivos, em especial os corantes com alcatrão, os adoçantes artificiais e os aditivos de sabor (químicos), devem ser evitados.

8 - Alimentos com bolores - Os bolores dos alimentos são cancerígenos. Um conhecido exemplo é a aflatoxina, proveniente do bolor que se forma nos amendoins. Como as microtoxinas se deslocam para o interior dos alimentos, não basta retirar o bolor exterior do queijo ou da compota e consumir o resto, mas deve deitar tudo fora.

9 - Óleos sobre-aquecidos - Se deixar o óleo aquecer demasiado ou se usar o mesmo óleo várias vezes, estará a cozinhar um prato cheio de químicos tóxicos prejudiciais para o estômago, os rins, o fígado e o coração. Qualquer óleo aquecido ao ponto de queimar ou fazer espuma é tóxico.

10 - Álcool - Para além de possuírem níveis elevados de açúcar, muitos vinhos contêm químicos ou resíduos de pesticidas utilizados na produção das uvas. De um modo geral, quanto mais barato é o vinho, maior é a sua dose de químicos. O álcool reduz a absorção de nutrientes importantes do organismo, nomeadamente as vitaminas do complexo B.

11 - Cafeína - A cafeína reduz a absorção de alguns nutrientes, aumenta a sua eliminação através da urina e é irritante para os rins. Se beber café ou chá (preto ou verde) após as refeições que fornecem a sua fonte diária de ferro e cálcio (carne, legumes verdes, fruta), a capacidade do seu organismo para absorver estes minerais ficará bastante reduzida.

Nota : A informação contida neste artigo e no anterior, tem por base o livro SUPERALIMENTOS - Comer Bem Para Ser Saudável , de Michael van Straten e Barbara Griggs.

Com votos de uma boa semana para todos, beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

0 comentários