FLORES COMESTÍVEIS (2)

sábado, março 24, 2012


FLORES COMESTÍVEIS (cont.)

Gerânio - As suas pétalas usam-se em saladas.

Girassol - As suas pétalas têm um sabor agridoce. Os botões cozidos, são servidos como os espargos. As flores usam-se em saladas. As sementes são muito utilizadas no enriquecimento de pães e bolos.

Hibisco - De sabor ligeiramente ácido com notas cítricas e frutadas. Deve usar-se pouca quantidade de cada vez. Usa-se em saladas, xaropes e bebidas alcoólicas.

Lavanda ou Alfazema - Tem o seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos. Usa-se em chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheese-cake, sorvetes, geléia, tortas, vinho, vinagrete. É muito agradável misturada com mel.

Murta - As suas pétalas usam-se nas saladas de frutas.

Petúnias - As flores têm um gosto médio.Usam-se para guarnição.

Rosas - As pétalas de rosa usam-se em xaropes, decoração de pratos, doces e saladas, coberturas, sorvetes, guarnições, geléias, manteiga, gelo. Também se usa em pratos fritos, como tempura de pétalas de rosa (passadas por ovo e farinha), que é uma entrada deliciosa e rica em vitaminas. É usada para licores e açúcares. Nos bolos, usam-se caramelizadas para decoração. A água de rosas é um uso famoso das pétalas de rosa.

Salva-ananás - Usa-se em saladas devido ao seu travo muito agradável a ananás.

Sardinheira - As suas pétalas têm um sabor que varia entre o limão e o mentolado. Usa-se em saladas e para guarnição.

Violetas - Têm flor e pétalas comestíveis de sabor doce e perfumado. Podem consumir-se frescas ou cristalizadas em açúcar. Além do seu efeito decorativo, servem para fazer doce, chá, bolos e xarope de violeta. Podem incluir-se em saladas, geléias, manteigas, para dar sabor e para guarnição. Procure a variedade "Viola odorata".

Notas - Aqui termina a minha lista de Flores Comestíveis. Se souberem de mais algumas, digam que eu acrescentarei de bom grado.
Amanhã publicarei a receita de Pétalas de Rosa Cristalizadas.
Desejo-vos um óptimo fim de semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

2 comentários

  1. Estou mesmo adorar a aula de flores comestíveis...Já imprimi. Sementes de girasol, compro muito no Celeiro, depois dou uma fritura em azeite, estilo vapt-vupt, logo que se ouve o cripitar, já está. Uso muito em saladas pois os filhos adoram. Girasol, a minha flor preferida. Lavanda, já fiz cupcakes, e tenho um bolo já há mais de 1 ano em rascunho para postar. Mas compro, nunca fui apanhar. Mas, agora colocaste-me o bichinho de ir para a floresta, estilo capuchinho vermelho com a cestinha. Estou curiosa com as pétalas de rosa caramelizadas, depois venho ver.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Que legal!
    Já usei lavanda em bolos e ficaram deliciosos!
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar