SOPA DE RABO DE BOI - (OX - TAIL SOUP)

sábado, janeiro 14, 2012


Vi no anasbageri.wordpress.com  do dia 10 de Janeiro de 2012, a propósito de uma Lista de 100 Coisas a Provar Antes de Morrer, que uma delas é sopa de Rabo de Boi. Lembrei-me então que há muitos anos, vi esta receita na Teleculinária do Chefe Silva e experimentei fazê-la. Resultou uma sopa deliciosa e algo requintada até. Por isso, lembrei-me de a publicar hoje para que a possam provar antes de morrer, he,he!

Sopa de Rabo de Boi (Ox - Tail Soup)

Esta especialidade inglesa é muito nutritiva e fácil de preparar embora seja demorada. Pode, no entanto, cozer o rabo de boi na panela de pressão.

0,5 kg de rabo de boi
50 g de banha
1 ramo de cheiros (salsa, louro, hortelã, cebolinho, atados com fio)
1 cebola
3 colheres de sopa de polpa de tomate
50 g de margarina
60 g de farinha de trigo torrada
sal, pimenta e molho inglês q.b.
1 dl de natas
1 cálice de vinho do Porto

Para acompanhamento: cubos pequenos de pão, alourados em margarina (ou torrados).

Preparação:
Corte o rabo de boi em pedaços (separando as vértebras), a cebola e a cenoura em rodelas e leve ao lume num tacho com a banha e o ramo de cheiros; vá mexendo para alourar por igual e, quando estiver bem lourinho mas sem queimar, junte a polpa de tomate e cerca de 2 litros de água e tempere de sal. Deixe cozer lentamente. (No Pantagruel refere por 3 horas, mas o Chefe Silva diz que "pode ser na panela de pressão", o que torna a cozedura mais rápida mas é capaz de sacrificar um pouco o sabor).

Entretanto prepare a farinha torrada: leve ao lume uma frigideira anti-aderente com a farinha e deixe aquecer bem, ao mesmo tempo que vai mexendo com a colher de pau, continuamente até ganhar cor alourada. Retire-a imediatamente e despeje-a num prato. Se ficar farinha agarrada à frigideira, junte mais uma colher para compensar as perdas.

Depois da carne bem cozida , de modo a poder desfiar-se, retire os pedaços do rabo de boi, passe o caldo pelo passador fino e dele meça1,5 l . Reserve.

Numa panela, leve ao lume a derreter 50 g de margarina, junte-lhe a farinha torrada, mexa e adicione o 1,5 l de caldo, em fio e mexendo sempre para não criar grumos. Deixe ferver durante 3 minutos e retire do lume. Rectifique os temperos, junte as natas prèviamente batidas e o vinho do Porto, mexa bem e conserve em lugar quente.

Retire e desfie toda a carne e junte-a à sopa. Sirva quente, acompanhada de pequenos cubos de pão alourados em manteiga (ou simplesmente torrados).
Por si só, esta sopa é quase um jantar completo. Pode ser guardada 2 ou 3 dias no frigorífico.
(Antes de voltar a servir pode retirar a gordura que se forma ao de cima.)

Nota: O rabo de boi pode comprar-se no Talho ou embalado, nos Supermercados.

Um bom fim de semana!

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

11 comentários

  1. Hum... faz lembrar os sabores da casa da minha mãe ☺
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Esta não farei, Bombom, confesso: não gosto do rabo de boi! Sei que é frescura, mas é assim que me acontece!
    Aguardo outras sopitas, manda lá!
    Bjssssss, quérida!

    ResponderEliminar
  3. Que bela ideia a de publicar esta sopa.É muito boa, mesmo. Também tenho essa Tele culinária do Chefe Silva ;).
    Aguardo mais ideias culinárias.
    Muitos beijinhos da
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Olha Bombom, sei que te vais rir, mas até hoje a única sopa de rabo de boi que comi era instantânea, e foi usada numa receita com frango.
    Mas deve ser conceteza muito boa, resta-me perder o preconceito em relação a essa parte do animal...(risos)

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  5. Fátima, hoje ao ler o nome da tua sopa, fez-me recordar quando era criança, e só gostava de sopa de feijão verde, canja e caldo verde...então quando a minha saudosa mãe estava a fazer a sopa, e já sabia que não era do meu agrado, quando eu perguntava:- mãe que sopa é? Ao qual a minha mãe respondia:-sopa de rabo de vaca com rabo de boi à mistura. Eu ficava aborrecida pois ficava sem saber que sopa era. Mas assim a minha mãe só ouvia, "o não quero à mesa" e claro, que à mesa tinha que comer, podia comer menos mas comia.
    Gostei da tua sopa!

    Beijinhos

    I.M.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida
    Te desejo uma semana abençoada.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  7. rabo de boi? e é tao dificli de apanhar um boi e cortar o rabo e ai coitado ! como vive ele sem rabo?
    kis .=)

    ResponderEliminar
  8. Se há coisa que não gosto é de carne na sopa, mas rabo de boi não deve ter muita carne, né? ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    estava cheia de curiosidade com esta sopa. Quando era pequena a minha mae costumava colocar rabo de boi no cozido à portuguesa e lembro-me que adorava esse tipo de carne, ainda vinha agarrada ao osso! penso que n associava o nome ao animal, que dizer, a palavra ao referente, n percebia que realmente era um rabo de boi. Agora, e especialmente desde que deixei de comer carne, já n era capaz de comer, mas umas colheradas desta tua sopa para riscar mais um prato no desafio, já marchavam. :)
    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  10. Bombom, se não estou enganada, o rabo de boi comemos aqui normalmente, refogado, bem cozido, ensopadinho, mas não como sopa. Apenas um cozido.
    Faço-o simples, bem refogadinho com cebola, cebolinha, pode levar ou não batatas, e é servido com arroz, feijão, verdura e legume, o que se quiser fazer. É saboroso e bem carnudinho, né? rsrs Há os pedaços menores, do final do rabo, que são meio sem carne, mas ainda assim dá pra ter um pouquinho.
    Beijo!

    ResponderEliminar