UMA VIAGEM Â GRÉCIA

quinta-feira, abril 15, 2010

                                            Vista da Acrópole de Atenas

Em Junho do ano passado, fui à Grécia. Pode dizer-se que foi uma das "Viagens da Minha Vida".
É emocionante ver no local, todos os pedaços de História Milenar que estudámos nos bancos do Liceu, quando éramos jovens. Ver e sentir aquelas pedras vivas...é um espectáculo!
Estivémos no continente e fizémos um Cruzeiro a algumas ilhas - Hydra, Poros e Egina. Estivémos em Atenas (Acrópole, Museu Arqueológico Nacional, Museu das Cíclades, Porto do Pireu). Fizémos uma visita panorâmica e passámos duas tardes a passear, descobrindo a cidade. Jantámos num Restaurante Típico onde vimos Danças Folclóricas da Grécia.

                                          Folclore Grego

Fomos a Micenas, passámos em Nauplia, a primeira capital da Grécia, fomos a Epidauro e visitámos o Teatro e o Museu.
Visitámos Delfos e o seu património arqueológico e seguimos para norte,  para Rapsani, uma aldeia com uma Pousada de Montanha a 600 m de altitude, com vista para o Monte Olimpo, onde ficámos alojados mais alguns dias.
Visitámos Salónica, o 2° Porto mais importante da Grécia a seguir ao do Pireu. ThsalóniKa, como eles dizem, fica a norte, na província de Macedónia e dista 140 Km da fronteira com a Bulgária.
Depois de uma visita panorâmica, fomos ao Museu Arqueológico e andámos pela cidade.
Não é preciso entrar nos Museus para "darmos de caras" com as ruínas de um Palácio Romano (de Galério) ou de um antigo Templo...

                                                                      Torre Branca - Salónica

Vimos a Torre Branca e as antigas muralhas e também, mas só por fora, a Igreja de Santa Sofia.
Visitámos o Museu Arqueológico de Dion e fizémos um circuito panorâmico ao Monte Olimpo. Imponente, nos seus 2917 m de altitude!
Almoçámos em Litochoro, uma aldeia de montanha e regressámos pela praia de Patamona, uma das poucas que tem areia, mas da cor do cimento...

                                                          Meteora

Subimos a Meteora, um território cheio de rochedos que se erguem abruptamente como agulhas em direcção ao céu e onde os Monges Bizantinos ergueram os seus Mosteiros. É uma zona imponente, considerada  o Santuário dos Cristãos Ortodoxos.

  
                                                        Mosteiro Bizantino em Meteora

O mês de Junho na Grécia já é muito quente, com temperaturas acima dos 30° C. Tem de se andar sempre com chapéu e muita água para não desidratar.
Quem goste de visitar as Igrejas e Mosteiros,  não se pode esquecer que a religião Ortodoxa, é muito mais repressiva e rigorosa do que a Católica. Não permitem a entrada a homens de calções, nem a senhoras com blusas decotadas e sem mangas ou de calças. Em Meteora, por exemplo, têm à entrada umas saias do tipo "envelope", para as senhoras que vistam calças. Mas nas outras igrejas, tínhamos de usar as écharpes ou os lenços da cabeça a fazer de saia.

Foram 10 dias que nunca mais esquecerei!
Amanhã vou falar-vos da Gastronomia Grega.
Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

7 comentários

  1. Olá Bombom, já estive a ler as tuas postagens anteriores para me inteirar das novidades :) Que delícias e que bela viagem. Também gostava de conhecer a Grécia e algumas dessas ilhas!

    ResponderEliminar
  2. A Grécia deve ser um sonho de viagem, acho muito romantica bombom. Deve ter sido incrivel. Beijo enorme.

    ResponderEliminar
  3. Olá Bombom!
    No ano passado, em Outubro, estive em Atenas em trabalho. Adorei!... é uma sensação de berço inexplicável.... como prolonguei a estada no fim-de-semana, ainda fui a Hydra. belíssimo! estou ansiosa por voltar. e adorei a comida!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Professora...
    deve ter sido uma viagem inesquecível.......e que paisagens bonitas. Agora quero é a comidinha pode ser?
    Por curiosidade posso perguntar se essa sua viagem foi organizada por alguma estrutura sindical? isto se quiser responder...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Tuquinha: Esta viagem foi organizada pelo Inatel, de que sou sócia há muitos anos. Este ano também também vai haver duas: em Junho e em Setembro.

    Obrigada pelas vossas visitas!Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  6. Olá Fátima,

    Sabes, voltei a viajar pela Grécia contigo:).Estive lá em 1990 e adorei.Gostei muto também na organização deles no comércio.O estilo de comércio,era por ruas,estilo rua que era só de sapatarias,rua só de móveis,rua só de ourivesárias,etc,etc.Sabes uma ilha que também fui além dessas que descreveste foi uma que me impressionou pela quantidade de gatos que tinha (imensos)e andavam na maior por cima das mesas das tavernas,ui,achei giro mas pouquissimo hegiénico.Apesar que eram imaculados.Foi na ilha (Monte Athos)não sei se é assim que se escreve.Mas...os gregos chamam a ilha dos gatos,pela quantidade de ditos que lá habitam.Como sempre tenho uma estória da minha viagem.Eramos dois casais,e tinham-nos falado do mercado das pulgas,ok,curiosa como eu sou,quiz logo lá ir.Começou a odisseia.Saindo do hotel nós os 4 apanhamos um táxi.Ok, "vimo-nos gregos para o senhor nos perceber"a minha amiga que "era"(hoje está reformada) professora de francês,começou por dizer em francês que queriamos ir ao mercado,ok,o senhor deve ter pensado(uma doida),não percebendo o senhor o que ela queria dizer(pois...ele só falava grego ou inglês)começa a abanar com a cabeça a dizer que não sabia.Ok,segue para bingo.Começa o meu marido a desenhar uma pulga (com o jeitinho que ele tem para desenho o senhor estava quase era para nos deixar na ilha dos gato)continuamos com a odisseia.O nosso amigo começa por se começar a coçar para fingir que tinha pulga,(ok,parecia um doidito:).Agora a Isabelita o que fazia?Ria-se que nem uma tonta,com a figura que o marido e amigos estavam a fazer.Resumindo por miúdos. O senhor gentilmente (convinha,pois podimos ser alguns doidos)parou o táxi e abriu a porta do táxi,e rua com eles (nós).O mais engraçado de tudo isto,foi que nos deixou perto do mercado sem perceber que era mesmo aquilo que queriamos e que tentava-mos explicar por gestos.Ah,e sem pagar corrida:)fixe,grego simpático.

    beijinhos com muito carinho mesmo

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  7. Querida Fátima,
    Deve ter sido de facto uma viagem inesquecível! E a vida é feita desses momentos encantadores! Que belas fotos!
    beijinho.

    ResponderEliminar