MONSERRATE...PARQUE E PALÁCIO
terça-feira, outubro 09, 2018
Sabiam que a melhor época para visitar Sintra é o Outono?
Nesta época do ano o clima é mais ameno e o ar é mais límpido, por isso tem-se melhor visibilidade.
Trago-vos hoje as imagens de um passeio que dei há poucas semanas atrás. Espero que gostem.
Gérard de Visme, comerciante inglês que possuía a concessão da importação do pau-brasil, foi o responsável pela construção do primeiro palácio em Monserrate.
Em fins do séc. XVIII o célebre escritor inglês William Beckford (1760-1844) comprou a propriedade e reconstruiu o palácio, longe ainda da traça actual.
Vista de uma das janelas do Palácio. "As árvores morrem de pé".
Lord Byron, poeta anglo-escocês, visitou Monserrate em 1809 e, encantado com a paisagem, escreveu o poema Childe Harold`s Pilgrimage, dando assim a conhecer aos ingleses este belo local.
Em meados do séc. XIX a propriedade foi adquirida pelo milionário inglês Sir Francis Cook que em 1856 a mandou reconstruir para residência de verão da família. Foi ele que concebeu o actual Jardim Romântico e todo o Parque envolvente.
Lago de Nenúfares
"Esta antiga propriedade rural de 33 hectares, alberga uma notável colecção botânica com espécies de todo o mundo, plantadas por zonas de origem, compondo cenários contrastantes ao longo de caminhos sinuosos, por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas". - Prospecto do Turismo
Esta é uma das muitas árvores gigantescas deste belo Jardim.
Aqui se pode passar uma tarde ou um dia inteiro. Tem uma Cafetaria muito acolhedora, um Restaurante e também uma pequena Loja de Recordações.
Horários de Visita:
Época Alta
Parque - 9h e 30 às 20h
Palácio - 9h e 30às 19h
Época Baixa
Parque - 10h às 18h
Palácio - 10h às 17h
Quem não tem carro pode viajar no combóio de Lisboa - Sintra. Na Estação de Sintra apanha o autocarro n° 435 da Scotturb até Monserrate.
Quem quiser ficar a conhecer todos os recantos do Parque sem se cansar muito, pode viajar num pequeno trem dentro do Parque, que faz esse percurso de hora a hora por pouco dinheiro (pouco mais de 1 euro, mas não estou bem certa).
Com votos de uma boa semana para todos os que por aqui passarem.
Beijinhos da
Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)
P.S. - Este "post" foi publicado em Outubro de 2014. Hoje estive a actualizar as fotos porque não o fiz quando mudei o visual de O Meu Estaminé e as fotos antigas apareciam deformadas. Acontece que devo ter feito algum disparate e ele saiu do sítio, aparecendo como se tivesse sido publicado hoje. As minhas desculpas pela "nabice". Como o tema vem a propósito, não apaguei.
Beijinhos da Bombom
5 comentários
Que imagens tão lindas, e Sintra é uma tesouro.
ResponderEliminarEspero regressar para o ano, adoro lá estar.
Beijinhos
Ahhhh muito obrigada, querida Bombom por me fazer voltar no tempo e visitar novamente esta beleza de lugar!
ResponderEliminarSintra é um dos belos sítios em que já estive na vida, um verdadeiro tesouro que vocês, portugueses, sabem guardar com todo carinho e cuidado.
Adorei passear por estes jardins na manhã!
beijos cariocas
Querida amiga Bombom
ResponderEliminarViajei contigo nesse lugar lindo e poético!
Não conheço Sintra, mas acabou de entrar para a minha listinha.
Obrigada pela partilha.
Mil beijos
Léia
Há muitos anos que não visito Sintra, gosto muito, para mim tem um encantamento mágico, quando lá vou é como se voltasse ao tempo de Eça de Queirós. É lindo, obrigada.
ResponderEliminarOi, Bombom!
ResponderEliminarEstive em Sintra em 2008. Como gostei desse lugar! E o Palácio da Pena, que espetáculo!
Guardei boas lembranças desse lugar tão lindo.
Beijos!!