COMO USAR O PAPEL DE ALUMÍNIO

terça-feira, março 05, 2013



Todos nós já ouvimos falar na perigosidade do alumínio, usado nos utensílios com que cozinhamos.
Está provado que com o uso, soltam partículas que se misturam com os alimentos que comemos e que, ao entrarem no circuito sanguíneo, se vão alojar no nosso cérebro, onde podem causar lesões.
(Tomem nota que um antídoto para estes metais pesados que se alojam no cérebro é o Magnésio - em pó, comprimidos ou em ampolas bebíveis).
Se é verdade que cada vez mais pessoas usam utensílios de inox, também é verdade que cada vez mais, usamos papel de alumínio nos nossos cozinhados.
Muitas pessoas usam-no em contacto directo com os alimentos e, geralmente, temos tendência a deixar a parte brilhante para fora, por ficar mais bonita a apresentação do prato.
O que muita gente não sabe, é que o lado mais brilhante recebe um polimento, para criar uma barreira ao contacto directo do alumínio com o alimento e evitar assim a sua contaminação.
Se usar apenas papel de alumínio ao cozinhar, ponha a parte brilhante "para dentro", e o alimento por cima.
Nunca dê mais do que uma volta no papel de alumínio, pois na segunda volta os líquidos transitam de um lado para o outro, entre as camadas do papel e os alimentos ficarão poluídos pelas partículas de alumínio libertadas.
Por isso, eu nunca cozinho alimentos directamente sobre o papel de alumínio: uso sempre uma folha de papel vegetal de culinária com o mesmo tamanho sobre ele e os alimentos por cima.


Regras a não esquecer

1 - Sempre que usar papel de alumínio, deixe o lado baço para fora.
2 - Aplique uma tira de papel vegetal de culinária do mesmo tamanho, por cima.
3 - Colocados os alimentos, junte e enrole as 2 partes de cima, no sentido do comprimento.
4 - Faça o mesmo nas pontas para fechar "o envelope".

A dobra deve ficar sempre na parte superior para evitar a comunicação dos caldos dos alimentos, com a parte não polida do papel de alumínio.

Este tema não é novidade para mim, mas recebi recentemente um texto que circula na Net e achei que podia ser útil para quem desconheça o assunto. Por isso lhe acrescentei os dados da minha experiência pessoal que, embora empíricos, me parecem de bom senso (passe a imodéstia, he,he).

Uma boa semana para todos. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

12 comentários

  1. Muito importante partilhar esta informação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. olá, descobri o seu Estaminé não sei como, talvez através de algum comentário noutro blogue. Não importa. Gostei tanto que sou seguidora, está bem? Não costumo cozinhar em papel de aluminio, apesar de ja ter tapado bolos com ele para evitar que se queime. Mas foi uma dica muito boa e que por acaso desconhecia. Vou passar a ter cuidado se alguma vez usar. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Bombom,
    Acho muito pertinente e importante você dar-nos aqui este toque.
    Já vi muitas pessoas que utilizam erradamente este papel alumínio, trocam o lado e quando a gente ensina, diz que não tem problemas, qualquer lado serve. Noutro dia eu expliquei isso a minha faxineira, mas senti que ela não deu muita bola, infelizmente.
    bjs cariocas



    ResponderEliminar
  4. Excelentes conselhos, minha amiga. Muito obrigada.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Querida Bombom,
    Sou telespectadora assídua do MasterChef Australia, cuja temporada 1 está agora a passar na Sic Mulher e curiosamente nas Masterclass desse programa que sigo atentamente, observei com uma certa estranheza que os chefs utilizavam o papel de alumínio nos seus cozinhados exactamente como aqui indica, ou seja, com o lado brilhante virado para cima. Confesso que passei a fazer o mesmo desde aí, sem saber exactamente a sua razão de ser, embora tenha já lido sobre os perigos do alumínio na contaminação dos alimentos, nomeadamente uma relação entre esse metal e a doença de Alzheimer. Descobri ao ler este post o motivo e agora sempre que utilizar a folha de alumínio da forma correcta, já sei que estou a proteger a nossa saúde. Obrigada por estas publicações sempre tão elucidativas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Excelente dica, Bombom! Se colocarmos a parte brilhante para baixo vai reflectir o calor e confervar melhor a temperatura.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. E só para agradecer este e outros ensinamentos, que nos proporciona no seu blog.

    ResponderEliminar
  8. Querida Bombom
    Tudo isso é novidade para mim.
    Muito obrigada por compartilhar.
    A partir de agora vou usar todas as precauções.
    Muito obrigada.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  9. Quando leva alimentos ao forno ou ao grelhador envolvidos em folha de alumínio, formando um “embrulho”, o lado fosco deve ser aquele que fica em contacto com o ar. O lado brilhante, fica em contacto com o alimento. Isto porque a face brilhante vai evitar a dissipação do calor absorvido pelo “embrulho”. Isto porque esta face reflete o calor gerado internamente e devolve-o ao alimento.

    Por seu turno, no congelador ou frigorífico, o lado brilhante deverá ficar para fora. Isto porque, quando o frigorifico é aberto, a folha de alumínio refletirá o calor.

    ResponderEliminar
  10. http://sabores.sapo.pt/dica/artigo/o-lado-certo-da-folha-de-aluminio

    ResponderEliminar
  11. dica : http://bimbyworld.tk/papel-de-aluminio.bimby

    ResponderEliminar