COMO USAR O PAPEL DE ALUMÍNIO



Todos nós já ouvimos falar na perigosidade do alumínio, usado nos utensílios com que cozinhamos.
Está provado que com o uso, soltam partículas que se misturam com os alimentos que comemos e que, ao entrarem no circuito sanguíneo, se vão alojar no nosso cérebro, onde podem causar lesões.
(Tomem nota que um antídoto para estes metais pesados que se alojam no cérebro é o Magnésio - em pó, comprimidos ou em ampolas bebíveis).
Se é verdade que cada vez mais pessoas usam utensílios de inox, também é verdade que cada vez mais, usamos papel de alumínio nos nossos cozinhados.
Muitas pessoas usam-no em contacto directo com os alimentos e, geralmente, temos tendência a deixar a parte brilhante para fora, por ficar mais bonita a apresentação do prato.
O que muita gente não sabe, é que o lado mais brilhante recebe um polimento, para criar uma barreira ao contacto directo do alumínio com o alimento e evitar assim a sua contaminação.
Se usar apenas papel de alumínio ao cozinhar, ponha a parte brilhante "para dentro", e o alimento por cima.
Nunca dê mais do que uma volta no papel de alumínio, pois na segunda volta os líquidos transitam de um lado para o outro, entre as camadas do papel e os alimentos ficarão poluídos pelas partículas de alumínio libertadas.
Por isso, eu nunca cozinho alimentos directamente sobre o papel de alumínio: uso sempre uma folha de papel vegetal de culinária com o mesmo tamanho sobre ele e os alimentos por cima.


Regras a não esquecer

1 - Sempre que usar papel de alumínio, deixe o lado baço para fora.
2 - Aplique uma tira de papel vegetal de culinária do mesmo tamanho, por cima.
3 - Colocados os alimentos, junte e enrole as 2 partes de cima, no sentido do comprimento.
4 - Faça o mesmo nas pontas para fechar "o envelope".

A dobra deve ficar sempre na parte superior para evitar a comunicação dos caldos dos alimentos, com a parte não polida do papel de alumínio.

Este tema não é novidade para mim, mas recebi recentemente um texto que circula na Net e achei que podia ser útil para quem desconheça o assunto. Por isso lhe acrescentei os dados da minha experiência pessoal que, embora empíricos, me parecem de bom senso (passe a imodéstia, he,he).

Uma boa semana para todos. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)