ERA UMA VEZ...UMA HISTÓRIA DE FANTOCHES

terça-feira, novembro 16, 2010

Aqui há tempos, prometi que um dia vos contava a história dos Meus Fantoches. Pois esse dia chegou hoje!
Durante os meus trinta e tal anos de trabalho com crianças, muitas vezes senti necessidade de aprender a fazer coisas que pudesse ensinar depois aos meus alunos. Por isso gastei muito dinheiro em livros e em revistas da especialidade. Uma das revistas que coleccionei, chamava-se "50 Ideias da Burda". Era uma revista anual, com ideias para trabalhos manuais durante o ano, desde o Carnaval até ao Natal.
Numa delas vinham uns Fantoches de Dedo que achei muito engraçados.
Um dia, já avó e aposentada, ao folheá-las, reencontrei-me com eles!
Eram nove: quatro animais - o crocodilo, o elefante, o pinguim e o tigre; e cinco pessoas: a princesa, a Gretel (da Casinha de Chocolate), o polícia, o ladrão e o arlequim.
Depois de os confeccionar para brincar com a minha nètinha, achei que não eram suficientes. Podíamos inventar algumas histórias, mas não tínhamos nenhuma completa.
Tínhamos a Gretel, mas não tínhamos o irmão Hanz,  nem a bruxa. Tínhamos uma princesa, mas não tínhamos o príncipe nem o seu cavalo...
E assim começaram a nascer as Histórias Infantis com Fantoches de Dedo!


A Gretel, da revista e o Hanz e a bruxa que inventei.

O Polícia e o Ladrão, da revista.

A Princesa da revista com os personagens que inventei: o Príncipe, o seu cavalo e a Fada, imprescindíveis em qualquer História Infantil que se preze!

 O Arlequim da revista e a Pequena Sereia que inventei.
E o que começou com 9 bonecos, hoje já tem mais de 30! Desde a Branca de Neve e os Sete Anões até à Cigarra e a Formiga, passando pela do Capuchinho Vermelho e pela da Carochinha e o João Ratão!

E para terminar, o Gato das Botas. Espero ter recordado a Criança que há em todos nós!
Beijinhos da
Bombom

Talvez Goste de Ler

11 comentários

  1. Querida Bombom
    Emocionei-me ao ver teu belíssimo trabalho e por tanto carinho dispensado a mim e ao Michele! Teus fantoches fazem o maior sucesso por aqui!
    Voce é muito especial e mora em nossos corações.
    Agradeço a Deus pela tua amizade
    Um grande abraço
    Léia e Michele

    ResponderEliminar
  2. olá Bombom, que delícia estar por aqui. Recordar a criança é pouco para o que senti. Revivi muitas lembranças. estarei sempre neste blog. Boa noite

    ResponderEliminar
  3. Bombom, que gracinhas seus fantoches!
    Sua netinha é uma menina sortuda em ter uma avó tão prendada e que ainda por cima, pode brincar com ela nas estorinhas que tanto ama.
    lindos!
    beijinhos cariocas

    ResponderEliminar
  4. Olá Fátima!

    Sabes uma coisa que eu adorava? Era ter sido tua neta para brincar e me deliciar com as tuas estórias que são sempre uma delicía, a Burda como me lembro, pois como sabes a diferência de idade nem é assim tanta, só tens mais uma fortuna que eu ainda não fui presenteada (netos). Os fantoches estão simplesmente brutalíssimos..

    abraço infinito

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  5. Adorei o cãocrodilo e o gato das botas :) És uma mestre!

    ResponderEliminar
  6. Querida Fátima, tenho a certeza que a minha filhota ia adorar ouvir todas as histórias contadas por si com esses "dedoches". : ) São todos tão perfeitos e lindos que dá vontade de voltar a ser criança. Continue!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. OLá Bombom,
    Já devia ter vindo aqui, mas o tempo, o tempo...está sempre contra mim! rssssssssssss
    Gostei muito destas trabalhos manuais, com certeza que em mim está viva a criança que eu também gosto de ser. Também me lembrei das coisinhas que eu e os meus filhos faziamos, nos fins-de-semana de Inverno, isso provoca interesse e estímulo às crianças.
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderEliminar
  8. Pois é querida amiga, a minha filhota é sortudo pois já foi contemplada com os fantoches da princesa ,princepe,cavalo e fada e com a história da branca de neve e os sete anões, não me importava de ter todos pois não dá para dizer qual se gosta mais não é?
    A nossa feira de Outono correu lindamente, aguardo resposta sobre a morada ,beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Estes fantoches são uma delícia. Lindos. Muitos parabéns.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá Tia Bombom...
    Que delicia os seus fantoches...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar