FALANDO DE NÓDOAS DIFÍCEIS...

quinta-feira, junho 17, 2010

Não há coisa mais "chata" do que ter de tirar nódoas da roupa. Então se forem de fruta e não as lavarmos logo, já se sabe que é peça de roupa estragada! Há dias, ao preparar morangos, saltou-me um pingo para a blusa e nem com a água e detergente que lhe pus logo em seguida, saíu a mancha. Então lembrei-me de lhe pôr água oxigenada... e foi remédio santo!

Para as vulgares nódoas de gordura, tenho sempre à mão tricloreto de etileno. Antigamente comprava-o avulso na Drogaria do meu bairro, mas agora, com as modernices e exigências da CE, já só o encontro com a marca Casulo. É do género da benzina, mas tem a vantagem de não deixar auréola. E enquanto houver no mercado, não compro outro, até porque os "sprays" tira nódoas que se vendem por aí, são muito bons na altura, mas deixam sinal nos fatos quando os mandamos limpar a seco.


Outro produto que tenho sempre à mão é o Supergel.
Há muitos anos, estava eu na Escola e manchei um casaco de malha novo com uma tinta ou verniz, não me lembro bem. Então, uma colega falou-me neste produto, com que tinha limpo um casaco muito mimoso que tinha usado num casamento. Eu experimentei logo e com muito sucesso: a nódoa saíu e o casaco ficou impecável.
Passado muito tempo, ao pintarmos as paredes do nosso quarto, virámos a lata da tinta por cima da alcatifa...enfim, precalços!!! Pois em menos de nada, com meio balde de água e uma porção de Supergel, tirámos a tinta toda e a alcatifa ficou como nova.


O Supergel vende-se nos supermercados em bisnagas pequenas e em latas de 1 kg.
Estas são mais usadas para limpar fardas de trabalho ou para limpar as mãos.
Cheira a petróleo, mas passa ao secar.
Tem grande utilidade para quem trabalha com tintas e vernizes, óleos, etc. Retira nódoas de gordura, óleos, alcatrão, nafta, tintas de óleo e de impressão, esferográfica e verniz. Retira nódoas de estofos e alcatifas. Na praia resolve o problema do alcatrão quando este se agarra aos pés ou à roupa. É um produto neutro, anti-séptico e tem pH fisiológicamente compatível com a pele. Não contém abrasivos nem cáusticos, nem hipocloritos, nem ácidos nem bases livres e é bio-degradável.
Foi sobretudo a pensar nas minhas leitoras que têm filhos pequenos candidatos a pintores em tudo quanto é sítio (he,he, dessa já me livrei! Mas que saudades...) que resolvi falar-vos deste tema. Espero que vos seja de alguma utilidade.
Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

15 comentários

  1. De alguma não....de muita utilidade. Voltei a aprender consigo mais uma sugestão que não conhecia e que serve tão bem para o dia-a-dia...
    Muito obrigada pelos seus conselhos sempre tão práticos e úteis.
    beijinhos carinhosos

    ResponderEliminar
  2. não conhecia esses produtos!
    vou ver se compro esse das tintas agora que tenho 1 candidata a pintora na família.

    ResponderEliminar
  3. E ainda há um tira-nódoas bem bom: o sabão azul e branco. Quando elas são difíceis de sair, ensaboa-se bem e põe-se ao Sol mesmo ensaboado. Os antigos chamavam a isso "corar".
    Geralmente, funciona que é uma maravilha!
    Depois é só lavar normalmente.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Amiga agradeço mais uma dica.beijinhos doces

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Obrigada pela visita ao meu mundo secreto.
    O mistolim é vendido no continente, naquelas lojas dos 300$ ou mesmo em certas lojas dos chineses.
    Vou experimentar essa dica da lixívia. Obrigada pela dica.
    bj
    Deo

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela dica! Vai dar geito de certeza!! Dos meus dois piolhitos ainda só me preocupo com um, o outro apenas vai sujando o babete!

    ResponderEliminar
  7. Excelente dicas. Muito obrigada pela partilha de ideias tão simples mas sempre úteis.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia!
    A primeia solucao nao conheço, já a segunda nao pode estar em falta em casa:))
    Beijinhos com muito carinho
    TIna

    ResponderEliminar
  9. Oi Bombom, primeiro quero agradecer-te por ter me lembrado que esqueci do leite no primeiro fermento de meu pão...já corrigi, muito obrigada, ia dar errado mesmo e aí o povo ia sovar era a mim...hehe...quanto a teu comentário, não apareceu mesmo pra mim...será que houve algum problema? Mas como ontem fiquei sem net o dia inteiro, só à noite, tarde é que voltou, pode ter dado algum problema com teu comentário.
    quanto ao tira nódoas, aqui temos o Resolv pré lavagem, mas não é tudo o que ele tira...faz-nos falta um produto bom realmente.
    Beijinhos e muito grata.

    ResponderEliminar
  10. Oi minha amiga! Que bom poder conhecer seu blog e ser sua amiga.

    Acho que por aqui não temos essas maravilhas de produtos que vocês tem por aí.
    Temos alguns produtos de prometem tirar manchas de roupas mas não são lá essas coisa toda.

    Grande beijo para você e até mais!

    Aguardo você para participar do nosso alquimia de ingredientes, viu?

    ResponderEliminar
  11. Querida Bombom...Acertou em cheio com este post!! A minha menina descobriu a arte de pintar com canetas de feltro: as folhas de papel são para ela interessantes para desenhar (neste caso, é mais rabiscar)...mas creio que ela pensa ter muito mais piada desenhar na roupinha!! E embora tenha optado por lhe vestir umas pecitas de roupa mais velhitas para as suas explorações no desenho, para assim os estragos serem menores, achei estas sugestões de grande utilidade (como sempre)! Por outro lado, desconhecia essa qualidade da água oxigenada para tirar nódoas de fruta!! Obrigada querida Bombom, adoro vir aqui me enriquecer e absorvo todas as suas dicas como uma esponja absorve água!!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Olá Fátima!

    Mais um tema que interessa muito. Pois, mesmo sem filhos pequenos temos sempre que retirar nódoas das roupas. Eu para nódoas de gordura o que utelizo sempre é o dsabão azul e branco. Passo na nódoa com o sabão deixo um pouco, e depois com água a ferver esfrego a nódoa e ups, desaparece. Depois, claro(!) é lavar a peça da roupa normalmente.O super gel, bem desde que os filhos eram pequenos que eu usava para retirar o óleo das bicicletas nas roupas. E digo-te que é fixe, é, pois, hoje não tenho filhos pequenos (aí, que saudades, estou como tu) mas tenho o filho e a suas motas, e podes crer que continuo a usar o (gel) para retirar óleos e outros ingredientes que aparecem nas roupas:).

    beijinhos carinhosos mesmo

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  13. Olá! Acabo de descobrir o seu blog, porque o meu marido fez uma nódoa de gordura (manteiga) nas calças de lã de um fato. Chegou a casa já com aquilo seco. Eu acho que não vai sair, até porque tem de ser limpo a seco :(
    Bjs e boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  14. Parabens pelo blogue, uma verdadeira enciclopédia!
    Até tem o Supergel, há muito que não o compro, mas quando os filhos eram pequenos, não passava sem ele.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  15. O detergente AZUL Homcare Original é superconcentrado para misturar com água, retira qualquer nódoa de óleo em roupa ou estofos de carro, limpa e remove qualquer sujidade difícil. KIT de 1 litro de AZUL + Pulverizador Especial, a preço especial no site oficial. 1 litro prepara 100 litros!!

    ResponderEliminar